O que é economia? Por que entendê-la?

A economia é o estudo das pessoas e das razões pelas quais elas se comportam e como se comportam.

Existem duas verdades que valem para todo mundo que são: desejos ilimitados e recursos limitados. A economia entra neste contexto como estudo das escolhas em como a população resolve usar seus recursos escassos para satisfazer seus desejos ilimitados.

Fundamentos da Economia rural:

O estudo da economia rural é de grande relevância para os mais diversos profissionais da área agrícola porque se aplica a uma das mais antigas atividades do homem, que é o estudo das matérias primas e da produção de alimentos.

Qualquer que seja a estrutura social e política de um país, sempre haverá dependência da economia rural, ou seja, da capacidade de obter e utilizar produtos agrícolas, conseguindo assim os meios necessários para a sobrevivência e desenvolvimento de uma nação.

A definição exata de economia rural é dada como um campo de estudo da economia que analisa as relações econômicas no meio rural, preocupando-se fundamentalmente com as atividades de produção e comercialização agropecuária e agroindustrial. Essa cadeia produtiva incorpora todos os serviços de apoio: pesquisa e assistência técnica, processamento, transporte, comercialização, crédito, exportação, serviços portuários, distribuidores e consumidor final.

Por este ser um tema tão relevante para Agrônomos, tanto em concursos públicos, quanto no dia a dia da profissão, nós preparamos um material gratuito com a definição e exemplificação de termos comumente usados nessa temática.

Vem conferir:

 


Você pode gostar também:

Economia Rural – Aula 02/19 – Conceitos básicos e a importância do tema

Entenda o Cenário Atual do Controle Biológico na Agricultura Brasileira

Posts Relacionados