Os cursos de Ciências Agrárias, como Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, ao contrário do que minha família e meus amigos pensam, não são feitos apenas de visitas a fazendas e passeios a campos floridos!! O contato com o verde e a natureza é realmente encantador, mas conseguir passar em Cálculo, Física, Hidráulica, Melhoramento Genético, Nutrição e outras disciplinas é sofrido… Sou agrônoma e digo: foram 5 anos de muito estudo! É a realidade dos cursos de agrárias.

Me formei e já queria loucamente ir para o mercado de trabalho e colher os frutos do meu árduo processo de profissionalização. Mas, a realidade foi bem diferente, foi frustrante! Vou falar sobre o mercado de agronomia, mas você meu amigo veterinário ou zootecnista, que passa pelas mesmas dificuldades, vem comigo nesse texto.

Engenheiro Agrônomo frustrado

O Brasil tem grande parte do seu Produto Interno Bruto (PIB) ligado ao setor agrícola e da pecuária, é forte em exportações de commodities e a atividade no campo é uma das mais avançadas do mundo. Tudo isso é verdade, a questão é que isso não reflete em grandes oportunidades para os agrônomos!

As ofertas são poucas e limitadas aos grandes cinturões agrícolas, assim, temos que sair dos centros urbanos para tentar alguma colocação e com isso deixar nossa família, nossa rotina e as oportunidades de continuidade de educação. Muitas das vagas são preenchidas por pessoas “com indicações”, infelizmente não baseadas em qualificação. Aí tem aquelas vagas que pedem anos de experiência e um currículo cheio de diferenciações para ganhar um salário que nem de longe chega a ser compatível!!  

Além de as vagas já serem poucas, ainda temos que disputá-las com os técnicos agrícolas, que apesar de terem conhecimento mais restrito, muitas vezes têm as mesmas atribuições que nós agrônomos, mas com investimentos salariais menores e por isso eles têm sido escolhidos.

Todo este cenário, ajudado pela falta de apoio real do CREA, ou do seu conselho de classe, e pelos riscos já conhecidos do trabalhos nas zonas rurais, me fez sofrer uma grande desilusão com meu futuro profissional!

 

Foi aí que me atinei para os concursos públicos em agronomia! Tem que voltar a estudar e é concorrido, eu sei!! Mas os benefícios me fizeram brilhar os olhos novamente:

 

Possibilidades justas

Nos concursos públicos é aprovado quem se prepara melhor! Não faz diferença sexo, idade, cor, opção religiosa, classe social, nada disso. Importa se você se preparou tecnicamente e psicologicamente.

Não exige experiência

Pode ser recém formado ou ter 30 anos de profissão. A experiência ou a idade são irrelevantes. O que importa novamente é se o candidato  está qualificado para aquela vaga, naquele momento!

Relógio - Jornada de trabalho justa

Jornada de trabalho

A jornada é sempre bem definida e normalmente seguida a risca, sendo raro o servidor fazer hora extra. 

 

 

Estabilidade

Quem trabalha em empresas privadas convive com a realidade de poder ser demitido a qualquer momento pelos mais variados motivos. Diferentemente, nos cargos públicos você tem segurança para planejar o futuro financeiro com estabilidade. Pode demorar algum tempo para o concurso ideal ou para a aprovação desejada, mas depois da conquista, assumimos o cargo e só saímos de lá se quisermos ou formos exonerados por um motivo extremamente grave.

Remuneração

Na iniciativa privada receber um salário justo e que recompense todo o esforço pode ser bem difícil. Já nos concursos, existem opções muito atrativas. Em alguns concursos os salários podem passar R$10.000,00! Compare isso com o salário pago a um Agrônomo CLT que ganha menos de R$2.000,00 para cumprir no campo 40 horas semanais!

Benefícios

Além de remunerações comumente mais altas, na carreira pública ainda tem a diferenciação de em alguns setores serem oferecidos benefícios como auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche e auxílio-maternidade. E o período de licença maternidade também costuma ser maior para as servidoras do que nas empresas privadas.

Status

Passar em um concurso depende apenas do nosso esforço, então na conquista o mérito é só nosso! Isso é motivo de muito orgulho, que se estende para nossa família e os amigos! É uma mudança de vida que é reflexo de muita dedicação.

Aposentadoria integral

Alguns cargos concursados têm direito à aposentadoria do mesmo valor do salário. Ou seja, mesmo quando pararmos de trabalhar, continuaremos recebendo a mesma remuneração.

Crescimento profissional

Crescimento profissional

Alguns órgãos, mas nem todos, preveem crescimento para o servidor! Mas independente disso, há sempre os reajustes anuais de salário.

 

 

 

Foi ponderando tudo isso que cheguei à conclusão de que a carreira pública é a minha escolha! Depois da minha aprovação poderei ter metas e planos mais concretos e contarei com estabilidade para garanti-los e ao futuro da minha família!

Para mim o concurso público é a luz no fim do túnel.  E para você?

Para facilitar sua decisão, acesse a lista dos melhores concursos públicos para Agrônomos no Brasil e escolha por onde vai começar a mudança na sua vida!