Para ajudar você a se decidir qual forma de preparação para concursos públicos escolher, fizemos aqui uma análise comparativa das 04 principais formas escolhidas pelos candidatos. Assim você terá mais segurança na hora de seguir o seu caminho rumo a aprovação e não criará falsas expectativas nos resultados que pode alcançar com cada uma delas.

Existem basicamente 4 formas de se preparar para concurso e em todas elas temos candidatos sendo aprovados. Algumas formas mais, outras menos, outras muuuuito menos!

Além do percentual de aprovação, o que muda é a eficiência na preparação, o esforço exigido do candidato e o tempo entre o início da preparação e a aprovação.

Então, para se decidir você só precisa definir o que é prioridade para você. Para isso, segue um comparativo bem objetivo entre elas:

1)   Sozinho

– Vantagens:

. menor custo inicial: já que você pode estudar garimpando material pela internet ou em seus materiais de faculdade ou por material de um colega, por exemplo.

– Desvantagens

. mais caro, pois há uma diferença entre investimento e custo. Apesar de você não ter que investir em material ou curso, você tende a perder horas e horas com atividades que não te levam a aprovação, como procurar por material, organizar tais materiais, estudar o perfil da banca, ver a tendência de questões a serem cobradas, se auto motivar diariamente, buscar por questões antigas, verificar se legislações estão vigentes ou não, etc…

. não têm nenhum suporte para tirar dúvidas de conteúdo e não têm direcionamento do que estudar em cada conteúdo;

. risco de estudo de material sem foco e muitas vezes desatualizado.

Resultado esperado:

Perda de tempo com atividades que não te preparam para a prova, falta de direcionamento para estudar com foco o que tem tendência de cair na prova. Leva-se normalmente muito mais tempo para a aprovação.

A maioria dos candidatos que optam por essa forma de preparação desiste de seguir tentando concurso. A taxa de fracasso aqui é muito grande e a curva de aprendizagem enorme. Não tem investimento inicial, mas o seu tempo, que é o recurso mais limitado, está sendo gasto sem nenhuma eficiência.

Enfim, é duvidoso e arriscado! Mas se você não tiver como investir ou não tiver quem possa te ajudar, continue estudando sabendo que pode demorar muito mais tempo, mas é possível ser aprovado.

2)   Com apostilas

– Vantagens

. mais barato em relação às outras próximas duas;

. teoricamente, não precisaria de computador ou internet, daria para estudar em um sítio, por exemplo.

– Desvantagens

. falta de suporte para tirar dúvidas e discutir temas;

. falta de praticidade, pois é muito material para ficar levando de um lugar para o outro;

. baixa qualidade da grande maioria dos materiais disponível no mercado (desatualizados, sem foco, superficiais, tratam o assunto de forma genérica e superficial)

Resultado esperado:

É a forma que mais engana o candidato, pois você acha que tem uma boa ferramenta de preparação na mão a um investimento baixo, gerando expectativa de aprovação, sendo que taxa da mesma é bem baixa! Isso porque os editais dos concursos são enormes e não serão 1000 páginas de apostilas suficientes para aprovação. Além de superficiais, muitas apostilas são desatualizadas, mal formatadas e com graves erros.

Demora-se muito tempo para se conseguir a aprovação por apostila. Assim como estudar sozinho, o candidato gasta tempo com um recurso pouco eficiente, tendo que “correr atrás” de muitos materiais para completar o conteúdo original. Um bom material é melhor que sozinho, mas não te traz eficiência e te gera falsa sensação de estar se preparando com qualidade. Demora umas 4 ou 5 reprovações em concurso para o candidato entender que o método é superficial e não cobre todo o edital.

3)      Com cursos preparatórios*

* que tenha o mínimo de qualidade, porque tem muita coisa ruim por aí. Cuidado!

– Vantagens

. material disponível para o candidato;

aulas expositivas com bons professores;

direcionamento geral nas disciplinas básicas;

– Desvantagens

. investimento financeiro mais alto;

. risco de investir em um curso que ruim, que não tenha apenas “nome”, mas sem foco ou expertise no seu concurso;

Resultado esperado:

Você tem chances maiores de aprovação que as duas primeiras opções, economia de tempo e maior motivação diária. Porém, exige critério na seleção de qual preparatório escolher, o risco é alto. Avalie taxa de aprovação no seu concurso de interesse, depoimentos de ex-alunos e converse também com colegas seus que já fizeram.

4)   Com um curso preparatório 100% especializado no concurso dos seus sonhos

– Desvantagens

. normalmente, investimento mais alto que as 2 primeiras formas e algumas vezes até que a 3ª;

. exige que você avalie se a empresa é realmente especializada ou se apenas tem um preparatório com o nome do seu concurso dentre dezenas de outros cursos que eles possuem;

– Vantagens

. segurança total na preparação, uma vez que é um curso especializado em seu concurso e não um preparatório geral;

. eficiência na preparação. Por ser especialista, estuda minuciosamente cada ponto dos concursos passados e a banca responsável, preparando material focado para que você não perca tempo estudando o que não cai;

. professores especialistas para tirar toda e qualquer dúvida com segurança;

. conteúdo 100% atualizado;

. aulas expositivas que respeitam as 4 etapas de uma preparação para concurso (Acesso a informação, Compreensão, Memorização e Aplicação)**;

. tudo em um só lugar: todo conteúdo, suporte, simulados, tira dúvidas e muito mais!

**Assista ao vídeo As 4 etapas do aprendizado de longo prazo no nosso canal no Youtube

Resultado esperado:

Altas taxas de aprovação, segurança em todo o processo de preparação, apoio e direcionamento focado no concurso em questão e na banca. Aprovação passa a ser uma realidade em curto espaço de tempo (3 meses a 1 ano), maior eficiência, praticidade e comodidade.

Agora você precisa decidir o que é prioridade para você e em quanto tempo você quer e precisa alcançar seu objetivo de uma vida estável, com boa remuneração, valorização e em que possa desfrutar de todos os benefícios de uma carreira de concursado. Só não deixe de se preparar caso você tenha esse sonho!

 

O Ifope é o único preparatório do Brasil especialista em concursos de ciências agrárias, com altas taxas de aprovação, como: 50% no último concurso do MAPA 2017, 56% no CIDASC 2017 e todos os primeiros lugares em órgãos estaduais de defesa e inspeção desde 2012. Segurança em sua preparação tem nome: Ifope Educacional – porque investir em você é seu melhor negócio.

Venho por meio deste agradecer à equipe IFOPE pela atenção e competência dispensadas aos alunos antes, durante e também após as provas do MAPA. Os gabaritos explicados e os auxílios em formulação de recursos foram de fundamental importância, assim como as aulas dos professores e os simulados elaborados. Como nada é perfeito, problemas pontuais sempre aparecem, mas isto não tira o mérito do curso no auxílio da grande maioria dos 300 aprovados. Agradeço aos professores. Tudo foi fundamental para a minha aprovação e nomeação como AFFA. Muito obrigado mesmo! Atenciosamente, Flavio Eduardo Silva Carvalho AFFA lotado na cidade de Três Passos, RS

 

Não somos perfeitos, somos uma empresa formada por seres humanos que simplesmente vive 24 horas por dia focados em produzir resultados e tornar o sonho de nossos alunos uma realidade.

Depoimento raiz, sem edição. Quer transparência em todas as etapas de uma prestação de serviços? Ifope, porque resultado é nosso sobrenome!

PREPARE-SE AGORA COM O VERDADEIRO ESPECIALISTA NO SEU CONCURSO – SAIBA MAIS