O que é a Consultoria Alimentar? Como funciona este serviço? Tire suas dúvidas neste artigo e confira ainda algumas dicas de como o profissional pode se destacar como consultor.

Existem profissões em que certas atividades são tidas como clássicas e são reconhecidas por toda a população, com a medicina veterinária e a engenharia de alimentos, por exemplo, não é diferente. Enquanto o veterinário é relacionado invariavelmente com a clínica de cães e gatos, o engenheiro de alimentos é visto como aquele que desenvolve novos produtos alimentícios.

A consultoria alimentar é um ramo de ambas as áreas de formação que tem tido muito crescimento nos últimos anos. Além de veterinários e engenheiros de alimentos, podem atuar também como consultor alimentar: nutricionistas, tecnólogos em alimentos, cientistas em alimentos, biomédicos e gastrônomos.

Se você já atua na área, poderá ser uma oportunidade de se atualizar e caso ainda não atue poderá ser o esclarecimento que faltava para você se decidir de uma vez por todas.

O que é a consultoria alimentar?

A área de alimentos é vasta e possibilita diversos modos de atuação. Fiscalização, pesquisa e desenvolvimento, auditorias, treinamentos, responsabilidade técnica e controle de qualidade e segurança são os exemplos mais conhecidos.

Existe também uma opção não tão difundida que é a consultoria em alimentos, que é um tipo de atividade em que o profissional técnico presta serviços à empresas de alimentação. Seja um estabelecimento menor como restaurantes, bares e buffets, seja os de maior porte, como as indústrias.

Destacamos como uma observação importante que no âmbito do ramo alimentício o veterinário destaca-se dos demais profissionais devido à sua habilitação legal e exclusiva quando se trata de produtos de origem animal (carnes, leite, mel, ovos e pescado).

A consultoria, normalmente, é um serviço terceirizado. Ela pode ser contratada pela empresa para solucionar algum problema pontual, para colocar o estabelecimento sob as normas da legislação, seja antes de começar o funcionamento da empresa ou após uma autuação, ou também para fazer um acompanhamento esporádico de algum assunto ou setor.

Como funciona o serviço de Consultoria Alimentar?

A consultoria em alimentos deve seguir alguns passos, para que seu trabalho tenha maior qualidade. É importante que você tenha uma conversa completa com o dono da empresa ou o gestor, para que objetivos, expectativas e entregas estejam alinhadas.

Depois deste papo inicial, faça um contrato contendo os serviços que serão prestados e os prazos que devem ser cumpridos, tanto por você quanto pela empresa contratante. Se possível, contrate um advogado para fazer essa parte ou conte com o setor jurídico da empresa.

Em seguida inicie a parte prática. E é aí que pode residir a sua dúvida: do que consiste esta etapa? Como estamos tratando sobre o início de uma prestação de serviços e você, provavelmente, não conhece a estrutura do estabelecimento, os processos produtivos e o corpo de funcionários, é preciso que você faça um raio-x em todos estes pontos.

Lembre-se de ter organização. Você pode desenvolver um checklist personalizado para determinadas consultorias ou utilizar modelos disponibilizados pela legislação. A RDC 275  de 2002 da Anvisa contém um checklist que você pode usar em determinadas situações, te dando um direcionamento lógico do que precisa ser observado e para que nada seja esquecido.

Fique atento, principalmente, à parte específica para que você foi designado, mas não ignore detalhes que podem interferir nos processos do seu interesse. Exemplo: Quando você for contratado para resolver um problema de padrão de qualidade de um produto e verifica que, dentre os problemas que interferem diretamente sobre a produção, como máquinas desreguladas, existe uma falha no controle de pragas que pode gerar contaminações no produto essa falha deve ser relatada e você se disponibilizar para elaborar a solução.

Leia também: Implementação do Sistema de APPCC – como fazer

Após o momento em que você detectar problemas e potencialidades na empresa, está na hora de propor e discutir alternativas de solução. É importante que você tenha as opções possíveis em mente, mas que não faça nenhum tipo de imposição. Afinal, por mais que você saiba o que é melhor ser feito, pode haver uma barreira operacional que impossibilite que seja colocado em prática.

Depois disso, faça um plano de ação com metas, objetivos e prazos levando em consideração as prioridades dentro da empresa. Por exemplo, se você foi chamado para desenvolver e implantar o manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o corpo de funcionários não possui qualquer orientação nesse sentido, a primeira coisa a ser feita é um treinamento em higiene na manipulação de alimentos e higiene pessoal.

Você pode querer ler também: Programas de Autocontrole – Relação e Uso das Ferramentas BPF, PPHO e APPCC

Vá colocando o plano de ação em prática já observando se algo pode ser melhorado durante o processo. Faça o monitoramento dos principais pontos e veja se algo pode ser melhorado. Esse é o passo “C” do PDCA, que em inglês quer dizer, Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar), Act (agir).

Assim que todo o plano de ação for colocado em prática e o monitoramento estiver sendo realizado com sucesso, faça uma apresentação com todos os resultados obtidos. Isso é muito importante para que a pessoa que te contratou veja de forma palpável as melhorias que você levou até o estabelecimento.

Isso é necessário não só por motivos contratuais, mas também para que os gestores vejam valor no seu trabalho. Além disso, uma boa apresentação de resultados focando, se possível, em reflexos financeiros para a empresa, pode gerar frutos no futuro, seja por novas contratações ou por indicações.

Abordamos aqui o que é o serviço de consultoria alimentar e como este trabalho deve ser realizado. Em posse do que aprendeu aqui, esperamos que você já tenha condições de decidir se gostaria de atuar nesta área.

por Andréa Guicheney – médica veterinária, mestre em tecnologia e
inspeção de POA, consultora em segurança de alimentos e contratada do MAPA.

 

Um dos serviços muito comumente atribuídos ao consultor é a elaboração de programas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e por isso saber como elaborar esse manual é pré-requisito de sucesso nesta carreira.

Nós oferecemos uma ferramenta gratuita para contribuir na sua preparação:

ebook guia prático de bpf