O mercado de trabalho na indústria de alimentos e serviços de alimentação está cada vez mais concorrido. E com isso, é normal que a busca por especialização em alimentos seja crescente. Para o mercado isso é ótimo, já que o nível intelectual dos profissionais se eleva, gerando melhorias constantes no setor, aumento da qualidade dos alimentos e mais segurança para o consumidor.

Para você, profissional desse segmento a grande vantagem é a “seleção natural” do próprio mercado que valorizará cada vez mais os bons profissionais, mais bem capacitados e atualizados, tirando os profissionais “meia boca” da atuação.

Mas, no momento em que se iniciam as buscas por uma especialização, é normal que surjam dúvidas sobre qual caminho seguir:

  • que tipo de especialização fazer?
  • vale mesmo a pena investir tempo e dinheiro?
  • realmente uma especialização importante na indústria de alimentos?
  • existe reconhecimento por parte dos superiores e do mercado?

Essas interrogações que surgem na cabeça do profissional, são recorrentes. Seja de quem está saindo da faculdade ou mesmo de quem já está no mercado de trabalho e procura por atualização na sua área.

Com isso, fizemos este artigo com o único objetivo de sanar todas as questões sobre qual melhor estratégia de especialização em alimentos você deve seguir. Aqui você encontrará alguns pontos importantes a serem avaliados para sua tomada de decisão.

Pós-graduação e Especialização em Alimentos: como funciona?

Os cursos de especialização em alimentos em nível de pós-graduação são oferecidos por instituições de ensino superior que tenham devido credenciamento. Sua carga horária deve ser de, no mínimo, 360 horas. E para estar apto a cursar essa modalidade, é necessário que o interessado tenha diploma de graduação.

A especialização em alimentos se insere no conceito de pós-graduação Lato Sensu. Isso significa dizer que é um curso em sentido amplo. Seu foco é abrangente, no mercado do trabalho e na parte prática da profissão.

É a modalidade ideal para quem deseja trabalhar na indústria, nos serviços de alimentação, em órgãos de saúde e serviços de inspeção de alimentos.

Se você deseja atuar como responsável técnico, com controle de qualidade ou em órgãos que fazem a fiscalização dos produtos de origem animal, a especialização deve figurar no topo da sua lista de desejos.

Por que fazer uma especialização em alimentos?

Porque são cursos que, em sua maioria, focam no mercado e nas necessidades deste mercado. Ou seja, focam nas suas reais dificuldades dentro da indústria de alimentos (se você já trabalha nela) e suas futuras dificuldades (se pretende entrar nesta área).

Cuidado! O mercado está cheio desses cursos que não entregam nem metade do que prometem, os famosos (vendedores de certificados). Mas, basta uma pesquisa séria pelas instituições de ensino que você conseguirá verificar a autoridade e credibilidade de cada uma neste meio.

Especializações valorizam seu currículo e trazem retorno ao seu investimento

Respondendo à suas dúvidas sobre “se vale à pena investir em uma especialização em alimentos” e “se existe reconhecimento neste mercado”… Sim e sim! Não há dúvidas, inclusive incremento financeiro.

Um profissional, em qualquer área de atuação, é valorizados pelos seus conhecimentos, pela sua capacidade de resolver problemas e conflitos da maneira mais assertiva possível. Posso ir mais longe e completar que, todo profissional que além de conhecimentos técnicos, possui habilidades de gestão, tem as melhores chances de reconhecimento no trabalho e crescimento profissional.

Uma especialização na área te dará elementos suficientes para ser esse profissional, desde que escolha um curso realmente sério e comprometido em te entregar tais conhecimentos.

Suponha que você invista R$7.000,00 em uma especialização e com ela consiga um aumento salarial de 30% (De acordo com pesquisa FGV – um profissional com pós pode ganhar até 66% a mais que um sem pós.), você terá condições de aumentar seu salário exponencialmente e receberá de volta seu investimento ou pouquíssimos meses. Sem contar a quantidade de portas e oportunidades que tendem a abrir para você.

Melhor retorno de investimento eu desconheço! Investir em conhecimento continua sendo o melhor investimento que podemos fazer, uma vez que será sempre nosso e podemos aplicá-lo e aprimorá-lo constantemente. Não acha?

A Especialização em Alimentos pode ser feita EAD

Uma opção que está cada dia mais popularizada entre os profissionais são as especializações em alimentos EAD, feitas à distância com ensino remoto. As vantagens que esse tipo de curso oferece são:

  • Caso você não tenha tempo para dedicar um final de semana inteiro por mês para assistir aulas presenciais, o curso a distância te favorece, pois você pode estudar em pequenos horários vagos durante a semana.
  • Essa é uma boa alternativa para quem tem filhos e não pode se ausentar de casa durante dias inteiros para assistir aula.
  • Para aquelas pessoas que moram no interior e não dispõem de uma instituição que ofereça um curso de pós graduação, a especialização à distância possibilita a realização dessa meta sem sair de casa.
  • Nesse caso, a especialização em alimentos a distância também pode te ajudar a economizar dinheiro. Isso porque você pode assistir as aulas em casa, não precisando comprar passagens e pagar hospedagem para participar de uma pós-graduação presencial em outra cidade.
  • Se você é do tipo que tem vergonha de fazer perguntas ao professor na frente de outras pessoas, você pode tirar dúvidas pelo canal que é disponibilizado para esse tipo de questão.
  • Além disso, o diploma de Pós EAD é exatamente igual ao de uma Pós Presencial, não há nenhuma identificação que diferencie um do outro, eles têm o mesmo valor.

Ter graduação não é mais suficiente para se destacar no mercado

É fato que somente a graduação na área de alimentos não é mais suficiente para a formação de um bom profissional. É preciso se atualizar, fazer cursos constantemente e fazer também pós-graduação na área de atuação. E ter uma única Pós-Graduação hoje no currículo pode não ser mais um diferencial.

Se será uma pós Lato Sensu (especialização), vai depender unicamente de você: se gosta da prática e de trabalhar na indústria, escolha essa opção sem medo.

Existem várias instituições de ensino que oferecem cursos de especialização. O IFOPE Educacional é um bom exemplo. Temos uma especialização em alimentos com foco em Qualidade, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal que com certeza irá te ajudar no dia a dia na indústria de alimentos. Temos neste curso profissionais de grandes indústrias nacionais e multinacionais.

Saiba mais sobre os cursos de especialização em alimentos do Ifope!