Ministro Blairo Maggi formaliza o pedido de nomeação adicional de 150 aprovados no concurso vigente e a abertura de novo concurso para mais de 500 vagas.

 

Em documento oficial enviado em março de 2018 ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Blairo Maggi solicitou a ampliação do quadro de funcionários para o mesmo Ministério.

Como consta no documento, tal solicitação faz parte de um plano de modernização da modelagem institucional e excelência operacional do MAPA.

Ainda de acordo com o documento oficial, o Ministro Blairo Maggi justifica que as questões solicitadas “contribuirão para o adequado atendimento às atuais demandas do agronegócio brasileiro, em especial às atividades de defesa agropecuária…”.

documento nomeação e novo concurso mapa

Novo concurso – quais as oportunidades?

A ampliação do quadro funcional, ainda de acordo com o pedido seria por duas formas:

1 – Nomeação adicional de 150 auditores fiscais federais agropecuários – médicos veterinários, aprovados no concurso público vigente. Essa convocação é prevista por lei, pelo Decreto 6.944/2009, que autoriza de até 50% da quantidade original do concurso ainda em seu período de validade.

2 – Abertura de novo concurso público para vários cargos a saber:
– Auditor Fiscal Federal Agropecuário: Engenheiro Agrônomo (50), Zootecnista (10), Químico (3), Farmacêutico (2);
– Agente de Atividades Agropecuárias (200);
– Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produto de Origem Animal (100);
– Economista (10);
– Estatístico (10);
– Analista Técnico Administrativo (80);
– Agente Administrativo (40).

O referido pedido foi protocolado no dia 23 de março de 2018 no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) e via de regra, a partir da solicitação, o  documento “caminha” por diversos setores do MPOG até chegar na divisão de concursos públicos, onde ocorre a autorização.

Situação atual

A última movimentação desse processo aconteceu em Maio de 2018, quando esse documento já se encontrava na divisão de concursos públicos do MPOG, sendo sua situação atual. Logo o concurso pode ser autorizado literalmente a QUALQUER MOMENTO.

Lembramos que em janeiro de 2018 foi protocolado um pedido semelhante, em que se incluía 90 vagas de AFFA para médicos veterinários. O pedido foi suspenso uma vez que para que possa ocorrer um novo concurso para veterinários no MAPA os 150 excedentes do concurso de 2017 precisam ser convocados, ou o prazo para convocação tem que expirar.

Informações extraoficiais apontam que, ao se cumprir com todas as exigências do concurso realizado em 2017 e chamando mais 150 aprovados, o MAPA pretende pedir essas 90 vagas para médicos veterinários em um outro concurso público muito EM BREVE.

Como aproveitar?

Temos ciência que o último concurso (ainda vigente) do MAPA para 300 auditores fiscais federais agropecuários médicos veterinários, que aconteceu em 2017, foi em caráter de urgência e, que na atual situação e demanda do setor, provavelmente teremos a aprovação deste novo concurso a qualquer momento. Portanto, agora é hora de continuar sua preparação ou iniciá-la de fato e não ser surpreendido com as autorizações dos concursos.

Ps.: 50% dos aprovados do MAPA 2017 eram alunos Ifope, sendo que 82% destes estavam estudando conosco antes do Edital sair. Aumente as suas chances neste próximo concurso.

 

Para você que quer aproveitar essa oportunidade, o Ifope desenvolveu uma metodologia de aprovação que oferece em um único lugar tudo que precisa para ser aprovado com segurança, objetividade e simplicidade!

Se você quer ser um concursado do MAPA e não vai perder tempo na sua preparação, preencha o formulário abaixo e receba mais informações sobre o concurso, o cargo de seu interesse e como se preparar com assertividade.


 

Se o seu sonho é a carreira pública no MAPA e já está decidido em iniciar sua preparação, o Ifope tem a ferramenta para tornar seu sonho mais próximo e seu caminho até ele mais seguro e facilitado. Vem conferir!