Se você busca uma carreira sólida e repleta de benefícios na área da fiscalização federal agropecuária, o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias (AAA) pode ser a escolha ideal para você! Neste blog post, vamos explorar as responsabilidades e atribuições desse profissional, além de destacar uma excelente oportunidade para quem deseja se preparar para o próximo concurso do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Agente de Atividades Agropecuárias: O que é e quais suas atribuições?

O Agente de Atividades Agropecuárias é um profissional responsável por executar tarefas técnico-operacionais ligadas à fiscalização agropecuária, com foco na segurança, qualidade e sanidade dos produtos e insumos utilizados no setor agropecuário. Esse cargo vital para o MAPA requer formação de nível intermediário.

Confira as principais atribuições do AAA:

1. Inspeção e Fiscalização:

O AAA é encarregado de inspecionar, fiscalizar, classificar e controlar produtos vegetais, insumos e serviços agropecuários de acordo com as normas do MAPA, atuando em locais diversos, como comércios, indústrias, portos, aeroportos e postos de fronteiras.

2. Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento:

O Agente de Atividades Agropecuárias contribui para projetos de pesquisa, desenvolvimento, extensão rural e ensino agrícola, colaborando para o avanço do setor agropecuário.

3. Zelar pela segurança dos alimentos:

Esse profissional trabalha para garantir a segurança dos alimentos e a sanidade vegetal, prevenindo e controlando doenças e pragas que possam afetar a produção agropecuária e a saúde pública.

4. Emissão de Documentos e Fiscalização de Estabelecimentos:

É responsabilidade do AAA emitir documentos necessários para o trânsito de produtos agropecuários no país e fiscalizar estabelecimentos credenciados pelo MAPA que lidam com produtos vegetais.

5. Verificação de Programas de Autocontrole:

O profissional verifica programas de autocontrole em estabelecimentos que trabalham com produtos de origem vegetal, garantindo a conformidade com as regulamentações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

6. Coleta de amostras:

O Agente de Atividades Agropecuárias realiza coleta de amostras de produtos e subprodutos vegetais, insumos e materiais relacionados, assegurando a qualidade e segurança dos produtos.

7. Coordenação e orientação de equipes:

Em algumas situações, o profissional pode coordenar e orientar equipes auxiliares para otimizar a eficiência das operações.

MAPA: Concurso autorizado com vagas para AAA (nível intermediário)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) aprovou no DOU no dia 16/06/2023 um novo concurso com 100 vagas para o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias. Essa é uma oportunidade única para aqueles que buscam uma carreira promissora com exigência de formação de nível intermediário e com excelentes remuneração e benefícios, podendo alcançar até R$9 mil reais por mês!

Para conquistar essa posição tão desejada, o caminho certo é a preparação adequada. O Ifope, conhecido por aprovar 1 a cada 2 veterinários no último concurso do órgão, oferece um combo preparatório específico para o cargo de AAA. Os candidatos contarão com o suporte de professores experientes, acesso a um material de estudo abrangente e focado nos conteúdos exigidos para a prova.

Conclusão

Portanto, se você sonha em trabalhar na área da fiscalização federal agropecuária e busca uma carreira com estabilidade e ótimos ganhos financeiros, não perca a oportunidade de se tornar um Agente de Atividades Agropecuárias. Com o novo concurso do MAPA aprovado, é hora de se preparar e trilhar o caminho para o sucesso.

Sendo assim, invista em sua preparação com o combo preparatório do Ifope, referência em aprovação nos concursos anteriores do órgão. Agarre essa chance única e alcance a tão sonhada carreira no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sendo um AAA, com remuneração de até 9 mil reais mensais e todas as vantagens que essa carreira promissora pode oferecer!