Se você busca uma carreira sólida e repleta de benefícios na área da fiscalização federal agropecuária, o cargo de Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (AISIPOA) pode ser a escolha ideal para você! Neste blog post, vamos explorar as responsabilidades e atribuições desse profissional, além de destacar uma excelente oportunidade para quem deseja se preparar para o próximo concurso do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

AISIPOA: O que é e quais suas atribuições?

O AISIPOA é um cargo que desempenha um papel fundamental na fiscalização federal agropecuária. Sua principal responsabilidade é garantir a identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal destinados ao consumo. No último concurso do MAPA para AISIPOA, era necessário possuir apenas formação de nível médio para assumir esse cargo.

Confira as 10 principais atribuições do AISIPOA

1. Fiscalização Higiênico-Sanitária dos Produtos de Origem Animal:

  • O AISIPOA é responsável por garantir a segurança higiênico-sanitária dos produtos de origem animal destinados ao consumo. Isso inclui a verificação da qualidade, as condições de higiene e a conformidade com as normas regulatórias durante toda a cadeia de produção e distribuição.
  • O AISIPOA inspeciona estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, tais como carnes, leite, pescado, ovos, mel, cera de abelha, entre outros. Essa inspeção abrange aspectos sanitários, tecnológicos e de identidade, garantindo que esses produtos estejam adequados ao consumo.

2. Inspeção Ante Mortem de Animais de Abate:

  • O profissional realiza inspeções antes do abate dos animais, assegurando a qualidade dos produtos de origem animal provenientes desses animais e identificando eventuais problemas de saúde que possam comprometer a segurança dos alimentos.

3. Emissão de Documentos de Trânsito:

  • É dever do AISIPOA emitir os documentos necessários para o trânsito de produtos agropecuários dentro do território nacional. Esses documentos comprovam a conformidade dos produtos com as regulamentações vigentes.

4. Supervisões e Auditorias Técnico-Fiscais:

  • O profissional participa de supervisões e auditorias em estabelecimentos que beneficiam, produzem, industrializam, armazenam ou comercializam produtos de origem animal. Essas ações visam garantir o cumprimento das normas e regulamentos do setor.

5. Classificação de Produtos e Subprodutos:

  • O AISIPOA classifica o mel, a cera e outros produtos e subprodutos de acordo com a legislação específica, o que contribui para a padronização e a qualidade desses itens.

6. Controle do Trânsito de Produtos e Insumos Agropecuários:

  • O profissional verifica, inspeciona e controla o trânsito de produtos de origem animal, subprodutos e insumos agropecuários, assegurando a conformidade dos itens em circulação.

7. Apreensões Preventivas de Produtos:

  • O AISIPOA realiza apreensões preventivas de produtos de origem animal e subprodutos que estejam em desacordo com a legislação. Essa medida visa evitar que produtos impróprios para consumo cheguem ao mercado.
  • O profissional fiscaliza a aplicação de medidas de interdição, apreensão, sequestro e destruição de animais, produtos e subprodutos de origem animal que apresentem riscos à saúde pública ou não estejam de acordo com as regulamentações vigentes.

8. Fiscalização de Programas de Autocontrole:

  • O profissional fiscaliza programas de autocontrole implementados em estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal, garantindo a qualidade e a segurança dos itens produzidos.

9. Coleta de Amostras e Verificação de Preparo e Acondicionamento:

  • O AISIPOA coleta amostras de produtos, subprodutos e insumos para análises laboratoriais, verificando o preparo, acondicionamento e remessa adequados desses materiais.

10. Orientação de Equipes Auxiliares:

  • O profissional pode ser responsável por coordenar e orientar equipes de colaboradores auxiliares durante as atividades de fiscalização e inspeção, garantindo a eficiência e a qualidade do trabalho realizado.

MAPA: Concurso autorizado com vagas para AISIPOA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) aprovou no DOU no dia 16/06/2023 um novo concurso com 100 vagas para o cargo de Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal. Essa é uma oportunidade única para aqueles que buscam uma carreira promissora e com excelentes remuneração e benefícios, podendo alcançar até R$9 mil reais por mês!

Para conquistar essa posição tão desejada, o caminho certo é a preparação adequada. O Ifope, conhecido por aprovar 1 a cada 2 veterinários no último concurso do órgão, oferece um combo preparatório específico para a prova de AISIPOA. Os candidatos contarão com o suporte de professores experientes, acesso a um material de estudo abrangente e focado nos conteúdos exigidos para o cargo.

Conclusão

Se você sonha em trabalhar na área da fiscalização federal agropecuária e busca uma carreira com estabilidade e ótimos ganhos financeiros, não perca a oportunidade de se tornar um Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal. Com o novo concurso do MAPA aprovado, é hora de se preparar e trilhar o caminho para o sucesso.

Portanto, invista em sua preparação com o combo preparatório do Ifope, referência em aprovação nos concursos anteriores do órgão. Agarre essa chance única e alcance a tão sonhada carreira no MAPA, sendo um AISIPOA, com remuneração de até 9 mil reais mensais e todas as vantagens que essa carreira promissora pode oferecer!