Quando pensamos em higiene, geralmente relacionamos esse termo à saúde e à vida saudável. Isso vale tanto para a higiene pessoal quanto para a  higiene ambiental, que se relaciona com o ambiente em que vivemos e no qual realizamos nossas atividades cotidianas.

No âmbito industrial, uma empresa que se preocupa em ter seus ambientes saudáveis e seguros é aquela que considera a higiene ambiental um aspecto essencial. Esse é um atributo capaz de contribuir para uma boa saúde e para a integridade dos colaboradores, bem como atuar positivamente no resultado final dos produtos que são produzidos nesse local. 

A higiene ambiental é um fator de grande importância, tanto para o desempenho profissional, quanto para contribuir com o aprimoramento dos resultados obtidos. Ela conta com técnicas e métodos diversos e desenvolvidos especificamente para esse fim. 

Hoje, preparamos para você um post sobre a higiene ambiental, sua importância e como ela se dá dentro da indústria de alimentos. É só continuar lendo para ficar por dentro do assunto!

O que é higiene ambiental?

A higiene ambiental pode ser considerada um conjunto de técnicas relativas à preservação, aos cuidados e à limpeza das condições sanitárias de um determinado ambiente. Seu principal objetivo é evitar possíveis danos à saúde humana e também aos bens materiais e de produção.

A partir do seu emprego, é possível prevenir fatores que podem causar impactos à saúde: agentes físicos, tais como sujidades; químicos, como produtos tóxicos; e biológicos, como insetos e outros animais. O objetivo é evitar doenças e outros problemas, contribuindo para a construção de um ambiente salubre.

Para realizar esse processo, a empresa ou indústria pode empregar técnicas diversas, que envolvem processos de desinfecção, limpeza e organização, a fim de promover a construção de um ambiente saudável.

A importância da higiene ambiental

Apesar de não nos darmos conta disso, é fato que vários micro-organismos ocupam os ambientes em que vivemos. Esses micróbios podem ser perigosos à saúde, e é justamente por isso que a higiene ambiental é um dos tipos de higiene mais importantes. 

Quando aplicados, os hábitos de higiene ambiental proporcionam dois principais benefícios: uma produção que tem como resultado final itens de alta qualidade e ambientes favoráveis ao bem-estar, conforto e saúde para aqueles que trabalham no local. 

A falta de higiene pode trazer diversos danos para a produção, levando à proliferação de doenças e pragas, o que afeta muito a produtividade e o resultado do produto final. Além disso, condições precárias de higiene são responsáveis por aumentar a deterioração dos equipamentos utilizados, o que também tem alto impacto na conta final do produtor.

É certo ainda que qualquer ambiente sujo tende a desenvolver foco de doenças respiratórias e alérgicas que afetam a saúde do colaborador. Essas condições causam desmotivação e recorrentes afastamentos, fatores que também influenciam na produtividade e na qualidade do produto.

A higiene ambiental e a indústria de alimentos

O conhecimento em higiene industrial é primordial uma vez que esse tipo de higiene procura criar um ambiente seguro e livre de contaminações em toda a unidade fabril. Esse processo é capaz de auxiliar de forma direta na excelência da qualidade final do produto ofertado ao consumidor.

Os principais conceitos que envolvem essa atividade são:

  • Limpeza: remoção de substâncias orgânicas e/ou minerais. Por exemplo: terra, poeira, gordura e outras sujidades;
  • Desinfecção: eliminação de micro-organismos patogênicos através do uso de agentes químicos ou físicos;
  • Sanitização: redução do número de micro-organismos aderidos às instalações, maquinários e utensílios. O objetivo é utilizar agentes químicos ou físicos que reduzam esses micróbios a níveis toleráveis, que não resultem na contaminação do alimento;
  • Higienização: operação que engloba a limpeza e a sanitização do estabelecimento, das instalações, dos equipamentos e dos utensílios.

A água também é um componente essencial desse processo, uma vez que seu uso é intenso dentro da cadeia agroindustrial e isso torna seu controle de qualidade imprescindível. 

Um rigoroso monitoramento deve ser feito, especialmente com o objetivo de evitar que haja uma potencialização da sua capacidade de atuar como um veículo de contaminação do alimento por micro-organismos ou por impurezas em solução ou suspensão.

A maior parte da água utilizada vem de rios, poços ou do abastecimento público. O sistema de tratamento dessa água pode variar desde uma simples filtragem até procedimentos mais complexos, a depender da qualidade de cada fonte de água e o destino a ser dado a ela.

Na indústria alimentícia, também é importante que sejam observados alguns aspectos estruturais específicos. Um dos principais é a escolha adequada do local de construção da fábrica, sendo necessário construir em locais isentos de contaminação.

É essencial prestar atenção na escolha de materiais de construção atóxicos e laváveis e, principalmente, na qualidade dos materiais que entram em contato com os alimentos. Esses utensílios não devem ser capazes de transmitir substâncias tóxicas, odores e sabores aos alimentos. Além disso, esses materiais devem ser resistentes à degradação e à corrosão decorrentes das operações de limpeza e desinfecção da fábrica.

Não deixe de conferir também nosso post sobre “3 regras de ouro em higiene e manipulação dos alimentos”.

Normas de higiene na indústria de alimentos

O responsável por estabelecer e controlar as normas de higiene alimentar em uma fábrica é conhecido como diretor industrial. Ele é o principal responsável pela construção do projeto de higiene, que deve ser feito levando em consideração dois principais pontos: o cuidado com a saúde pública e a viabilidade econômica. Para isso, é necessário cooperação dos funcionários de produção para o funcionamento ideal dos processos.

O responsável deve atentar-se para as tarefas de limpeza e sanitização ambientais, além de conduzir os processos para que sejam realizados rapidamente, de forma eficaz e simplificada.

É interessante que o diretor industrial seja capaz de promover algumas ações dentro da indústria de alimento, são elas:

  • Aplicação da linha de segurança alimentar;
  • Divulgação da forma de utilização correta dos materiais industriais;
  • Demonstração dos riscos de contaminação;
  • Elucidação das normas em vigor;
  • Apresentação das agências que regulam as normas de higiene e segurança do trabalho.

Tem interesse em seguir carreira na indústria de alimentos? Então você pode gostar do nosso ebook “Como ser um profissional completo para a indústria de alimentos”

Legislação sobre higiene ambiental e a indústria de alimentos

Uma das principais legislações sobre os hábitos de higiene ambiental no Brasil é a RDC 216 04, criada pela Anvisa. Ela dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Seu objetivo é estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação com a finalidade de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

Dentro do campo da higiene ambiental, a RDC 216 04 determina que o ambiente, as superfícies e os utensílios que estão envolvidos nos processos de recebimento, armazenagem, manipulação, preparação e consumo dos alimentos devem passar por rigorosos procedimentos de limpeza e desinfecção.

Além disso, ela dispõe e descreve os agentes mais comumente utilizados e define a periodicidade da higienização ambiental. Esta deve ter uma periodicidade suficiente para que todas as áreas, superfícies e utensílios recebam a limpeza mínima necessária e adequada. O ideal é que cada estabelecimento crie um cronograma com a frequência e indicação dos itens, método muito eficaz e importante.

Ela fala ainda sobre outros tipos de higiene, tais como a pessoal e higiene dos alimentos. Reforça também a necessidade de adoção de boas práticas, como a remoção diária do lixo, a proibição da presença de animais domésticos no local de trabalho e a instalação de um programa de controle integrado de pragas.

Conclusão

A higiene ambiental é um dos tipos de higiene que podem ser considerados extremamente importantes, seja qual for o ambiente em questão. Ela se relaciona não só com aspectos objetivos, como controle de pragas e micro-organismos, mas, também, com aspectos subjetivos, como aumento da produtividade dos funcionários.

Dentro da indústria de alimentos, essa importância se torna ainda mais evidenciada, uma vez que ela se relaciona diretamente com a qualidade do produto final e com seu impacto direto na saúde do público que consome o alimento. 

Justamente por isso, é imprescindível entender exatamente o que é higiene ambiental e como seu emprego é feito dentro da indústria.