O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou recentemente atualizações cruciais no cronograma do tão aguardado Concurso Público Nacional Unificado, trazendo mais tempo para preparação e a inclusão de novas cidades para a aplicação das provas.

Novo Cronograma

  • Publicação do Edital: 10/01/2024
  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos Cartões de Confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das Provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação Final dos Resultados: 30/07/2024
  • Início da Convocação para posse e Cursos de Formação: 05/08/2024

Maior Tempo de Preparação

A mudança no cronograma foi realizada em colaboração com a Cesgranrio, empresa responsável pela execução do concurso, visando assegurar tempo suficiente para a elaboração adequada das provas. A ministra Esther Dweck destacou que a decisão também atendeu às solicitações dos candidatos, proporcionando mais tempo para estudos e uma preparação mais sólida.

Agora é o Momento!

Neste novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado, temos mais do que uma extensão de tempo; temos uma oportunidade valiosa para fortalecer nossa preparação. Antes mesmo da publicação do edital, o Ifope recomenda uma abordagem estratégica para otimizar seus estudos. 82% dos nossos aprovados no último concurso do Ministério da Agricultura e Pecuária começaram a estudar antes da publicação do edital.

Ministério da Agricultura e pecuária (MAPA) no CPNU:

O MAPA ofertará 520 vagas de níveis médio e superior. Confira abaixo a distribuição das vagas:

Nível Médio Técnico

  • 100 vagas para Agente de Atividades Agropecuárias (AAA);
  • 100 vagas para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (AISIPOA);
  • 40 vagas para Técnico de Laboratório.

Nível Superior

  • 200 vagas para Auditor Fiscal Federal Agropecuário;
  • 40 vagas para Analista em Ciência e Tecnologia (lotação no INMET);
  • 40 vagas para Tecnologista (lotação no INMET).

Além do alto número de oportunidades, o concurso MAPA chama a atenção para os salários iniciais dos aprovados. De acordo com dados do governo federal, o salário inicial do aprovado no cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário ultrapassa os R$15 mil. 

Lembrando que nos últimos concursos do MAPA o Ifope foi o líder em aprovações, sendo que a cada duas vagas uma foi de aluno Ifope.

Mais Cidades

Uma excelente notícia para os participantes é a expansão do número de cidades onde as provas serão realizadas. Agora, o exame abrangerá 217 cidades, garantindo uma aplicação mais abrangente e acessível. A ampliação foi cuidadosamente planejada, incluindo regiões metropolitanas e novas localidades, proporcionando mais oportunidades para os candidatos.

Consulte a lista completa de cidades: Clique aqui

Segundo o governo federal, estas atualizações visam proporcionar uma experiência mais justa e inclusiva para todos os candidatos.

Ebook

Quer entender melhor a participação do Ministério da Agricultura e Pecuária no Concurso Público Nacional Unificado? Utilizamos toda a expertise do Ifope em concursos veterinários e agronômicos para produzir um super ebook com as principais informações, estratégias, dicas, aulas e questões. Clique abaixo para baixar gratuitamente:

Tempo para Bases Sólidas

É hora de consolidar seus conhecimentos em conteúdos básicos e transversais. Esta abordagem inovadora no formato do certame destaca a importância desses temas, que permeiam diversas disciplinas. Ao priorizar esses conteúdos agora, você constrói uma base sólida para enfrentar qualquer desafio que as provas possam apresentar.

Sobre as provas

As provas unificadas serão divididas em duas partes: uma de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos.

  • Parte da manhã: Provas objetivas de aplicação comum a todos os candidatos; e
  • Parte da tarde: Provas objetivas específicas por blocos temáticos e prova discursiva.

As provas objetivas de aplicação geral terão seu conteúdo ligado aos seguintes temas:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Conhecimentos referentes às bases do Direito Constitucional e do Direito Administrativo;
  • Conhecimentos transversais referentes à estrutura e funcionamento da administração pública; Valorização do “ethos” público, da realidade brasileira e das relações entre Estado e Políticas públicas e desenvolvimento nacional.

Também serão aplicados avaliação de títulos e curso de formação.

“Nas provas gerais, vamos perguntar sobre a realidade brasileira, sobre a ética pública. Para as pessoas entenderem que elas estão vindo para tratar do Brasil, cuidar dos problemas brasileiros. Elas vão ser servidores, vão servir a população brasileira”, detalhou a  ministra da gestão e inovação, Esther Dweck.

Enfoque nos Conteúdos Transversais:

O novo formato do Concurso Público Nacional Unificado destaca os conteúdos transversais como uma peça-chave para o sucesso. E o que são esses conteúdos?

O “Guia Referencial para Concursos Públicos”, lançado pelo governo federal, tem o objetivo de fortalecer capacidades institucionais por meio de processos seletivos que abordam princípios e conhecimentos acerca da realidade brasileira, políticas públicas, desenvolvimento nacional, diversidade e inclusão. Estes tópicos interdisciplinares são a inovação deste certame e demonstram a necessidade de uma visão integrada dos conhecimentos. 

Dedique tempo a compreender esses temas, pois eles podem ser o diferencial na sua aprovação. Fizemos uma trilha de eventos gratuita e exclusiva sobre esses conteúdos:

Disciplinas Específicas: Não Negligencie!

Embora, nesse momento, as básicas sejam cruciais, não podemos negligenciar as disciplinas específicas. Afinal, elas são essenciais para a sua classificação final. Encontre um equilíbrio inteligente entre a consolidação dos fundamentos e o aprofundamento nas matérias específicas do seu cargo almejado.

Oportunidade

Veja este tempo adicional como uma chance de se preparar de forma mais completa e confiante. Encare cada dia de estudo como um passo em direção à sua conquista. Mantenha-se motivado, mantenha o foco e lembre-se de que cada esforço conta!