Por ser uma zoonose e uma afecção que causa muitos prejuízos à produção de gado, a Brucelose Bovina frequentemente é cobrada nas provas para cargos de fiscais agropecuários.

A defesa agropecuária é um assunto muito frequente nas provas de concursos para veterinários, tanto que das 20 questões específicas da última prova do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), 6 eram referentes ao tema. E dentre todas as doenças relacionadas a essa temática, a Brucelose Bovina é uma que merece grande destaque.

Se você é estudante de veterinária e já quer se preparar para concursos, ou se já está formado e pretende se preparar para as provas do MAPA não deixe de estudar sobre o assunto.

E para que você possa começar a se inteirar sobre o assunto, nós do Ifope Educacional preparamos 5 dicas sobre Brucelose Bovina que poderão te ajudar a passar em provas e concursos.

Dica 1

Estude as características do agente patológico. Essa dica vale para qualquer doença que você for estudar para concursos públicos. Por mais que pareça “decoreba” é importante ter este tipo de conhecimento pois muitas questões abordam detalhes sobre os micro-organismos.

Brucelose bovina - Brucella abortusE deixar de acertar uma questão somente porque você não sabia que Brucella abortus é um cocobacilo Gram negativo, parasita intracelular facultativo que sobrevive no interior de macrófagos pode ser um tanto quanto frustrante, não é mesmo?

Além disso, você deve saber que existem cepas de Brucella tanto lisas quanto rugosas. E que Brucella abortus, que é o alvo do programa, é do tipo lisa, assim como B. mellitensis e B. suis.

Mas como faço para gravar esse tipo de informação, se o micro-organismo é do tipo liso ou rugoso? A dica que damos é que você crie formas que te ajudem a memorizar certos pontos que são de importância para cada assunto que você esteja estudando.

No caso das “brucellas” do tipo lisa, você pode associar da seguinte forma:

LISA: melLItensis Suis Abortus

Este é apenas um exemplo. Você pode fazer músicas, desenhos, fluxogramas ou utilizar qualquer outro método que te ajude a gravar tudo o que vai aprendendo.

Dica 2

Além disso, é essencial que você conheça as legislações que estão relacionadas ao controle desse agente. Por ser Brucelose Bovina uma doença zoonótica e que gera grande impacto econômico nas criações de bovinos e bubalinos, o MAPA criou um plano com o objetivo de baixar sua prevalência e incidência, visando à sua erradicação. O plano também inclui a tuberculose e intitula-se Programa Nacional de Controle de Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

Leia também: Tuberculose bovina – o que estudar para se dar bem em concursos

Essa dica se direciona aos estudantes e recém formados para que tenham conhecimento sobre a existência de um conjunto de medidas que visam eliminar a bactéria dos rebanhos nacionais. Mas também, é uma dica direcionada àqueles que já se formaram há mais tempo e conheciam as antigas legislações que davam as diretrizes do programa.

É importante que você saiba que a legislação mais atual sobre o PNCEBT é a Instrução Normativa 10 de 2017 que regulamenta o programa. No entanto, outras legislações são fundamentais no estudo dessa zoonose:

Dica 3

E pensando que o PNCEBT é um programa muito importante para o MAPA, as estratégias de atuação dos serviços de defesa agropecuária devem ser bem definidas para o concurseiro. No caso do programa, o MAPA pretende fazer a classificação das Unidades Federativas (UF) e a partir do estágio em que cada UF esteja dentro do programa colocar em prática medidas sanitárias específicas.

Dica 4

Essa é uma dica muito útil para aqueles profissionais que já estavam acostumados com a antiga legislação do PNCEBT pois algumas mudanças estratégicas foram implementadas.

Vacinação Brucelose BovinaA vacinação para Brucelose Bovina com a B-19 e a RB-51 continuam regulamentadas, mas o modo de ação é que mudou:

  •  Vacinação de fêmeas entre 3 e 8 meses de idade é obrigatória, seja com a B-19, seja com a RB-51. Exceto para estados classificados como “A”.
  • A B-19 fica proibida para machos e fêmeas acima de 8 meses e idade.
  • A RB-51 é obrigatória para fêmeas com mais de 8 meses que não tiverem sido vacinadas. Esta vacina é facultativa para fêmeas acima de 8 meses de idade e é também proibida para todos os machos. Exceto para estados com classificação “A”.

 

Dica 5

O diagnóstico da Brucelose Bovina e sua relação com o PNCEBT é outro ponto que merece atenção de quem está estudando para o concurso. Justamente por gerar dúvidas e confusões é que frequentemente é cobrado nas provas.

Uma dica importante sobre diagnóstico é lembrar que a brucelose é uma zoonose e que quando o humano é infectado um longo tratamento é necessário. Com isso, diagnósticos diretos, isto é, que detectam a bactéria, demandam laboratórios altamente protegidos com nível 3 de biosseguridade, o que torna esse tipo de teste pouco praticável a nível de rotina.

Dessa forma, os métodos preconizados pela norma são todos baseados em sorologia em que se pesquisam os anticorpos contra a Brucella. Metodologias desse tipo são acessíveis e facilitam o diagnóstico dos animais infectados, o que é importante quando o objetivo é a erradicação de uma doença. Os testes realizados para a detecção de animais positivos, de acordo com o PNCEBT são:

  • Antígeno Acidificado Tamponado
  • Teste do Anel em Leite
  • 2 – Mercaptoetanol seguido de soroaglutinação lenta em tubos
  • Fixação do complemento
  • Polarização Fluorescente

 

Como você pode ter visto, o tema “Brucelose Bovina” tem muitos detalhes que devem ser conhecidos pelos concurseiros pois são assuntos que caem nas provas.

Aqui, colocamos 5 dicas que são muito importantes e que com certeza te ajudarão a acertar questões de concurso, mas fique atento pois há mais tópicos sobre o PNCEBT que também devem ser estudados.

O Ifope Educacional tem um curso focado em concurso público para veterinário que contempla o assunto de forma didática. São professores especialistas em cada área e com amplo conhecimento teórico e prático. Além disso, diversas questões sobre cada tema são destrinchadas nos vídeos de modo a ajudar na fixação do aprendizado.

Combo Preparação Permanente Vet

Confira nossos cursos e qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe, estaremos à disposição para tirar suas dúvidas.

Questões de concursos sobre Brucelose Bovina:

1. A brucelose bovina é uma doença infectocontagiosa causada por bactérias Gram-negativas, do gênero Brucella. Nos bovinos pode causar problemas reprodutivos e é considerada uma zoonose. Com relação ao agente etiológico, considere as afirmativas a seguir.
I. A espécie que mais é observada nos bovinos, a Brucella bovis, tem tropismo pelos órgãos genitais; desta forma, existe um risco de seres humanos se contaminarem ao manipularem esses órgãos.
II. As portas de entrada mais comuns em humanos e animais são as mucosas do trato digestivo, trato genital e pele.
III. Brucella suis e Brucella melitensis compartilham antígenos denominados A e M, podendo apresentar reações cruzadas.
IV. As principais vias de transmissão para os seres humanos são secreções de vacas portadoras em trabalho de parto, leite e subprodutos não pasteurizados.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

 

2. Em relação a Brucella abortus podemos afirmar:
a) o abortamento ocorre no terço inicial da gestação e as fêmeas apresentam glomerolunefrite mesangioproliferativa.
b) induz morte embrionária, bronco pneumonia, hipermetria e polisserosite.
c) só representa riscos para fêmeas gestantes.
d) as amostras de tecidos infectados podem ser manipuladas em laboratórios classe de risco 2.
e) pode induzir a lesões em articulações, glândulas mamárias e testículos e os fetos abortados frequentemente apresentam pleurite fibrinosa associada à broncopneumonia supurativa e pericardite

 

3. O médico veterinário atua no setor privado, cadastrado no serviço de defesa oficial estadual para executar a vacinação contra brucelose bovina ou outras atividades no PNCEBT. É de sua competência:
i. Emissão de receituário para aquisição de vacinas contra brucelose.
ii. Execução da vacinação contra brucelose das bezerras de 3 a 8 meses.
iii. Responsabilidade técnica da vacinação contra a brucelose bovina

a) I e III
b) II e III
c) I e II
d) I, II e III
e) III

 

4. Na profilaxia da brucelose bovina, o Ministério da Agricultura tem autorizado vários testes sorológicos que levam ao diagnóstico da doença e também à realização dos programas de vacinação de caráter obrigatório, com uma vacina elaborada com amostra viva b19 de Brucella abortus, auxiliando no seu controle epidemiológico, e não na sua erradicação. Quanto à vacina elaborada com amostra viva b19 de Brucella abortus, assinale a alternativa correta
a) possui reduzida virulência, sendo bastante estável e com excelente tolerância, não causando reações locais e sistêmicas que sejam relevantes e não comprometam a sua eficácia.
b) quando aplicada em fêmeas com idade média de 6 meses, a amostra confere uma imunidade até a 10ª gestação.
c) a vacina não confere 100% de imunização, e na vacinação de um rebanho, consegue-se um índice de proteção de 70-80%.
d) os machos podem ser vacinados.
e) de acordo com o estabelecido pelo ministério da agricultura e para cumprimento do PNCEBT, o programa de vacinação deverá ser feito anualmente.

Respostas:

  1. Letra E
  2. Letra E
  3. Letra D
  4. Letra C