Recentemente, conversamos aqui no blog do Ifope sobre Implementos Agrícolas e vimos que as principais ferramentas são utilizadas  na etapa de preparo  do solo, um processo crucial para garantir o desenvolvimento da cultura e boa produtividade. Por isso, hoje,  vamos falar de outra etapa muito importante do processo de preparo do solo: a adubação. 

O primeiro tópico que devemos esclarecer é que adubo é diferente de fertilizante. Enquanto o adubo conta apenas com material orgânico, ou seja, que pode ser encontrado na natureza, os fertilizantes contam com substâncias sintéticas, feitas em laboratório, por exemplo. Em decorrência, o processo de ação do adubo é mais lento que a do fertilizante. 

Vamos entender melhor sobre a importância da adubação, os principais tipos e como é feito esse processo. Continue no artigo e boa leitura! 

O que é e qual a importância da adubação? 

A adubação é um processo que visa nutrir as plantações com os nutrientes essenciais para seu crescimento, fundamental para aumentar a produtividade  e, com isso, melhorar a lucratividade do produtor. 

Para o desenvolvimento saudável de culturas, as plantas retiram do ar carbono, oxigênio e hidrogênio e os demais nutrientes necessários, são absorvidos do  solo pelas raízes. No entanto,  os solos de maneira geral não possuem  a quantidade ideal de nutrientes, por isso, é necessário fazer uma complementação. Solos pobres e deficientes de elementos essenciais podem prejudicar o desenvolvimento e estabelecimento das culturas, as plantas podem ficar mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças, o que pode resultar em sérios prejuízos ao produtor.  

É essencial lembrar que a diminuição ou esgotamento de nutrientes no solo é um processo natural, principalmente em decorrência de chuvas, regas ou até mesmo devido às plantações anteriores. Assim, o planejamento do cultivo, a análise de solo, o manejo adequado das culturas, entre outras medidas, são muito importantes para a manutenção da fertilidade do solo. 

Principais tipos de adubação

Vamos conhecer agora os principais tipos de adubação utilizados no campo, bem como suas respectivas vantagens. Confira!

Adubação orgânica 

A adubação orgânica é importante para a produtividade de muitos solos, uma vez que, além da falta de nutrientes, o teor de matéria orgânica baixo pode ser um fator limitante ao desenvolvimento das culturas. O adubo orgânico  pode ser composto  por elementos de origem vegetal, animal, agroindustrial ou outras fontes, com a finalidade principal de nutrir e aumentar a produtividade das culturas. Adubos orgânicos de origem animal, comumente chamados de esterco,  são fontes importantes de fósforo e potássio. Já os adubos orgânicos de origem vegetal podem ser oriundos de resíduos de culturas anteriores ou de adubos verdes, ou seja, plantas cultivadas com a finalidade de serem incorporadas ao solo para fornecer nutrientes.  Utilizam-se plantas rústicas, com sistemas radiculares fortes, que podem fixar nitrogênio ou até ajudar no controle de nematoides. 

Adubação mineral 

Esse tipo de adubação é a mais comumente utilizada em plantios. Os adubos minerais são produtos de natureza inorgânica, podendo ser naturais ou sintéticos. Para facilitar a aplicação dos vários elementos necessários às plantas de uma vez, fertilizantes simples são misturados originando as misturas minerais, ou seja, adubos formulados contendo quantidades pré-determinadas de cada nutriente. Os formulados mais populares são os chamados “NPK”, que têm como vantagem a facilidade no cálculo da quantidade de nutriente necessário, resposta mais rápida das culturas e otimização de custos.   

Adubação organomineral

Por fim, com a junção dos dois tipos de adubações que citamos, temos a adubação organomineral, considerada uma das mais eficientes e que mais proporciona economia para os produtores,

De acordo com o MAPA, adubo organomineral é a mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos, devendo respeitar as especificações e garantias exigidas.

Encontra-se hoje no mercado diferentes tipos de adubos organominerais disponíveis, desde misturas mais simples a adubos desenvolvidos com alta tecnologia. 

A adubação organomineral aumenta a atividade microbiana no solo, aumenta a eficiência de fornecimento de fósforo, reduz as perdas de nitrogênio, entre outras vantagens. 

Como é feito o processo de adubação

O processo de adubação é feito dependendo  bastante da técnica preferida e do maquinário disponível. Veja agora as principais maneiras de fazer o processo de adubação. 

Por semeadura 

Como já vimos no artigo sobre Implementos Agrícolas, existem hoje máquinas que realizam o plantio e a adubação simultaneamente. Assim, na adubação por semeadura, os adubos são depositados um pouco abaixo das sementes no mesmo sulco de plantio. Em solos com deficiência de fósforo, essa adubação é a mais indicada, pois o adubo ficará próximo às raízes das plantas, facilitando sua absorção.

Adubação pneumática 

É utilizado para o plantio de culturas com grande espaçamento entre linhas, como a cana-de-açúcar. A eficiência de aplicação na linha de plantio é maior, evitando assim o desperdício, já que o adubo não é depositado em áreas onde as raízes não alcançam. 

Aqui, é necessário contar com implementos agrícolas próprios para esse processo e que distribuam uma quantidade uniforme de adubo por toda a área plantada. Para isso, os agricultores precisam colocar o material sólido no tanque da máquina e movimentar o equipamento pelo campo. Quando o processo é iniciado, cada tubo descarrega o adubo em uma fileira separada.

Adubação a Lanço 

Esse tipo de adubação é consideravelmente interessante e possui relevância no campo, pois pode ser realizada  durante todo o ciclo de vida da planta. Mas, fique atento: ela não serve para todas as necessidades. A adubação com fósforo, por exemplo, precisa ser realizada mais próxima da raiz, não sendo uma boa opção para lanço. 

Normalmente, a adubação a lanço é feita por discos giratórios de máquinas especializadas, que distribuem o adubo na superfície do solo que será cultivado.  

Adubação Foliar

Como o próprio nome sugere, a adubação foliar é feita diretamente sobre as  folhas. Isso porque, em muitos casos, os nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelas folhas, o que pode acelerar o processo de recuperação e/ou crescimento da planta. Assim como a adubação a lanço, essa técnica também pode ser aplicada durante a fase de crescimento das culturas. 

Fique atento: essa técnica exige o uso de adubos líquidos específicos para isso, aplicados via pulverização. 

Adubação em concursos

A adubação é um tema de conhecimento essencial para aqueles que trabalham no setor da agronomia, por isso, é um tema bastante cobrado em concursos. Vamos começar a exercitar os conhecimentos deste artigo treinando em algumas questões? Confira! 

FCC – 2007 – MPU – Analista Pericial – Engenharia Agronômica

Para CAFÉ, em geral, as recomendações para uso de corretivos e de fertilizantes consideram, apenas:

  1. calagem; adubação orgânica; adubação de plantio; adubação do 1º ao 4º anos pós-plantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 5º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.
  2. adubação para produção de mudas; adubação de plantio; adubação de 1 º e 2º anos pós-plantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 5º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.
  3. calagem; adubação orgânica; adubação para produção de mudas; adubação de plantio; adubação de 1º e 2º anos pósplantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 5º ano pós-plantio.
  4. calagem; adubação orgânica; adubação de 1º e 2º anos pós-plantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 3º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.
  5. calagem; adubação orgânica; adubação para produção de mudas; adubação de plantio; adubação de 1º e 2º anos pósplantio; adubação para lavouras em produção, a partir do 3º ano pós-plantio; adubação para cafeeiros podados.

Gabarito: letra E

EXATUS-PR – 2015 – Prefeitura de Nova Friburgo – RJ – Jardineiro

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a adubação:  

  1. A adubação aumenta a resistência das plantas contra pragas e doenças.
  2. A adubação deve ser feita seguindo critérios técnicos.
  3. A adubação em excesso não provoca danos às plantas.
  4. A adubação mantém a planta com a aparência sempre saudável.

Gabarito: letra C

Quer continuar se aprofundando neste assunto e se prepara para conquistar as melhores vagas de agronomia em concursos públicos? Conheça o combo completo de preparação do Ifope