É importante conceituar e contextualizar a Agricultura de Precisão para ter uma melhor compreensão da sua importância, entender onde ela é atualmente usada e identificar possíveis inovações em sua aplicação.

Atualmente vivemos a era digital, cada vez mais conectados a pessoas e equipamentos, algo que inclusive já é denominado como 4ª Revolução Industrial, introduzida pela “internet das coisas” que visa conectar pessoas e máquinas dos mais variados tipos.

Essa revolução já está sendo implantada no campo por meio da Agricultura de Precisão. Portanto, não deixe de ficar por dentro dessa ferramenta que está cada dia mais consolidada no dia a dia do Agronegócio.

O que é Agricultura de Precisão?

Muitas vezes, em vídeos institucionais e propagandas, vemos grandes máquinas com monitores realizando alguma operação agrícola, e quem é leigo no assunto pode achar que a Agricultura de Precisão limita-se a isso.

Para evitar a construção de uma imagem distorcida desse ramo científico da Agricultura que tem sido uma grande fronteira de inovação e geração de emprego é necessário entender o conceito de Agricultura de Precisão.

Obviamente, para realizar Agricultura de Precisão em uma propriedade, precisamos de várias ferramentas, entre elas estão máquinas e telas (softwares, ou seja, programas computacionais) atuando em conjunto.

Só que a Agricultura de Precisão é um tema abrangente e multidisciplinar.

Muito além de monitores e satélites, a Agricultura de Precisão é um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variações de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos.

Seu objetivo é gerenciar de forma mais detalhada o sistema de produção agrícola, não somente das aplicações de insumos, mas de todo os processos envolvidos na produção.

Em resumo, realizar Agricultura de Precisão é coletar informações sobre diversos aspectos relacionados a uma propriedade rural, compreender o que essas informações representam e analisá-las em conjunto para otimizar o uso de recursos (insumos) na lavoura. O aparato tecnológico entra na fase de coleta dessas informações, no processamento e na aplicação prática da decisão tomada.

Uma vez compreendido o conceito de Agricultura de Precisão, pode-se observar que sua aplicação em uma propriedade rural começa com atitudes simples e que tem potencial de gerar grandes impactos para melhorar a sustentabilidade da propriedade.

Cita-se como exemplo: identificar e separar a propriedade em pedaços menores, chamados de “talhões” ou “piquetes”, os quais apresentam certa homogeneidade interna (dentro do talhão) mas diferenças entre si (entre talhões diferentes) que justifiquem algum manejo diferente, seja aumentar ou diminuir a dose de adubo, por exemplo.

Essa diferenciação no planejamento e condução de talhões já é aplicação do conceito de Agricultura de Precisão.

Você pode se interessar em ler também: O uso dos Agrotóxicos e o que esperar do futuro

Qual a importância?

Acima de tudo, realizar Agricultura de Precisão, é tratar de forma inteligente uma propriedade rural, identificando diferentes potenciais produtivos e alocando os recursos de forma mais sustentável, ou seja, investir mais onde precisa e menos onde não precisa.

Visto a elevada dependência da agricultura de recursos não renováveis, essa simples medida traz grandes retornos tanto do ponto de vista ambiental como econômico.

Ao melhorar o retorno financeiro do agricultor, a Agricultura de Precisão aumenta a competitividade do agronegócio, colaborando com a geração de renda e fixação das famílias no campo.

Como Funciona?

Apesar de ser um conceito de gestão da propriedade, o grande mercado e onde a Agricultura de Precisão é mais aplicada atualmente é na aplicação de Corretivos e Fertilizantes.

O primeiro passo e talvez o mais importante, é realizar uma amostragem georreferenciada e sistemática do solo, realizada em grade, ou seja, dividir a área a ser amostrada em uma malha com pontos equidistantes a fim de verificar as diferenças nas propriedade físico-químicas do solo.

Agricultura de Precisão: exemplo de amostragem em grade.

Figura 1. Exemplo de amostragem em grade. Fonte: PrecisãoAP

A amostragem pode ser considerada como a etapa mais importante, pois qualquer erro nessa fase será replicado para todas outras já que é o ponto de partida de todo o processamento das informações.

A partir daí é realizada a análise laboratorial das amostras, interpretação dos resultados, divisão em talhões menores se necessário e recomendação de manejo.

Retornando ao conceito de Agricultura de Precisão como sendo um sistema de manejo INTEGRADO de INFORMAÇÕES e tecnologias, quanto mais o sistema for alimentado de informações e quanto maior for a integração e correlação entre essas informações, mais resultados ele irá gerar.

Ao longo do tempo foram sendo desenvolvidas outras formas de coletar mais dados que possam ajudar a melhorar a interpretação e aplicação da Agricultura de precisão, como por exemplo:

  • condutividade elétrica do solo;
  • mapas de produtividade gerados na colheita (os trabalhos pioneiros com Agricultura de Precisão tinham esse enfoque);
  • distribuição de pragas;
  • plantas daninhas;
  • e certas doenças (geralmente fungos de solo tem uma distribuição espacial que torna possível monitorar).

Quais as ferramentas utilizadas?

O grande aliado para o recente desenvolvimento e difusão da aplicação da Agricultura de Precisão foi a possibilidade de usar o sistema de posicionamento global americano, o GPS (do inglês, Global Positioning System), a partir de meados da década de 90 quando foi retirado o erro proposital pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O GPS é um dos componentes do SIG (Sistema de Informações Geográficas) que reúne também o sensoriamento remoto e o geoprocessamento e a partir da combinação dessas três tecnologias nos possibilita estudar o espaço terrestre.

O geoprocessamento é a etapa de tratamento das informações obtidas pelo GPS e pelo sensoriamento remoto por meio de softwares específicos que irão adicionar legendas e nos ajudar na interpretação dos dados coletados.

O sensoriamento remoto consiste na captação de informações e imagens por meio de diferentes formas (aerofotografia, radares, satélites, drones, VANTS) as quais irão servir como base para realizar o geoprocessamento.

Nos últimos anos o ramo do sensoriamento remoto tem sido uma grande fonte de exploração e inovação pela Agricultura de Precisão com a expansão do uso de drones visando auxiliar e facilitar esse processo devido a sua facilidade de operação e mobilidade.

O sensoriamento remoto também é muito utilizado para monitoramento de vegetação por meio de sensores capazes de detectar a energia radiante transmitida pelas folhas. Com sua aplicação prática para monitorar desmatamento ou, na área da agricultura de precisão, visualizar a efetividade do uso de nitrogênio pelas plantas que irão apresentar, a olho nu, uma tonalidade de verde mais intensa.

Por que entender sobre Agricultura de Precisão?

A Agricultura de Precisão já está contribuindo para conferir o melhor uso de recursos, mas ainda tem muito potencial de expansão, tanto no que se refere a atingir mais produtores rurais, como produzir mais inovações tecnológicas, visto que vivemos em uma época em que as pesquisas nesse ramo estão a todo vapor!

Sem dúvida, é um tema de extrema importância para o Agrônomo Concurseiro dominar para às provas e ainda para ser aplicado após sua nomeação!

Continue acompanhando o blog do IFOPE para sempre estarem bem informados sobre as mais diversas áreas da Agronomia e que podem ser cobradas em concursos Municipais, Estaduais e Federais!

Questões de Concurso

1- CESPE – Analista Legislativo (CAM DEP)/Área X/Consultor Legislativo/2014

No que se refere à agricultura de precisão, à agricultura orgânica e ao desenvolvimento florestal, julgue o item subsecutivo.

São objetivos da agricultura de precisão detectar, monitorar e manejar a variabilidade espacial e temporal dos sistemas de produção agropecuários, visando à sustentabilidade e à minimização de efeitos ao ambiente.

( ) CERTO

( ) ERRADO

2- FUNIVERSA – Topógrafo (TERRACAP)/2010

Com a popularização do GPS, um novo conceito surgiu na agricultura. Essa nova modalidade corresponde à agricultura:

  1. Intensiva
  2. De acurácia
  3. De terraços
  4. Espacial
  5. De precisão

3- CESPE – Perito Criminal Federal/Área 4/Regionalizado/2004

A respeito de sistemas de posicionamento global (GPS), sistemas de informações geográficas (SIG) e de sensoriamento remoto, julgue o item seguinte.

O comportamento espectral de uma folha é função de sua composição, morfologia e estrutura interna. Entretanto, não existem ainda sensores orbitais capazes de operar a esse nível de precisão. Espera-se que, nos próximos anos, com o lançamento de novos satélites, a precisão necessária esteja disponível para auxiliar na agricultura de precisão.

( ) CERTO

( ) ERRADO

Respostas:

1) C

2) E

3) E

Fontes:

https://www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/redeap2/o-que-e-agricultura-de-precisao

http://precisaoap.com.br/?menu=empresa&sub=ap

Autoria do redator do Ifope:
Victor Gregório Rodrigues Nadal

Com base em análises nos últimos Editais dos Concursos Públicos de Agronomia, a equipe do Ifope definiu 4 temas pelos quais apostamos que os concurseiros deveriam iniciar os estudos e dar enfoque total no entendimento!

E fomos além: nós elaboramos 4 apostilas sobre esses assuntos e estamos disponibilizando GRATUITAMENTE para você!
Baixe AGORA e inicie seus estudos com qualidade!