Você já ouviu falar em arboviroses? Talvez não conheça por esse nome, mas muito provavelmente você saiba de alguém que tenha tido uma. Entre as principais arboviroses estão a dengue, a Zika, a chikungunya e a febre amarela – doenças bastante conhecidas.

Pensando em informar e explicar o que são arboviroses, como funciona o tratamento e, ainda, como fazer a prevenção de arboviroses, preparamos este texto. Ah, e se você está se preparando para concursos veterinários, este texto também é para você! Aqui pontuamos as principais arboviroses cobradas em concursos. Continue lendo para ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre o assunto para ir bem nas provas!

O que são arboviroses?

Recebem o nome de arboviroses as doenças que são causadas pelos arbovírus, dentre os quais estão incluídos os vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Os arbovírus são transmitidos por artrópodes (insetos e aracnídeos).

Atualmente, há 545 espécies de arbovírus conhecidas, dentre as quais 150 causam doenças no ser humano. 

Embora a classificação arbovirose seja usada para categorizar variados tipos de vírus, como o mayaro, encefalites virais e meningite, a expressão arbovirose é mais utilizada para falar das doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Tipos de arboviroses

Existem três principais famílias de arbovírus:

  • Flavivírus: a mais conhecida de todas; inclui as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, Zika vírus e febre amarela, e outras doenças, como a encefalite japonesa, que é transmitida pelos mosquitos do gênero Culex;
  • Togavírus: inclui a febre chikungunya e as encefalites equinas (leste, oeste e venezuelana);
  • Bunyavírus: inclui os hantavírus, que causam a febre hemorrágica.

Além dessas três principais famílias de arbovírus, também existem as famílias reoviridae e rhabdoviridae, responsáveis, especialmente, por infecções em animais.

Mosquito Aedes aegypti

Como dito acima, as principais arboviroses (dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela) são causadas por arbovírus que são transmitidos através do mosquito Aedes aegypti.

O mosquito Aedes aegypti é menor que os mosquitos comuns. Sua cor é preta, com listras brancas ao longo do tronco, da cabeça e das pernas; as asas são translúcidas e ele produz pouco ruído.

O mosquito procura recipientes como garrafas, latas, calhas, pneus, pratos de plantas, caixas d’água mal fechadas e qualquer outro objeto que armazene água limpa para botar seus ovos. Além desses exemplos, o Aedes também pode botar ovos em plantas, como bromélias, bambus e, ainda, em buracos em árvores.

Embora tenha sido encontrado em uma zona rural, o Aedes aegypti é um mosquito urbano, mais comum em regiões com clima tropical e subtropical.

Devido às suas características, fazer o controle das doenças transmitidas pelo mosquito é um desafio para a saúde pública. Por isso, é importante que a população contribua de modo a evitar a reprodução do mosquito.

Principais arboviroses

Dengue

A dengue apareceu no Brasil durante o século 19. É a principal arbovirose que afeta o ser humano, por isso é considerada um sério problema para a saúde pública em todo o mundo. Sua ocorrência e disseminação se dá, principalmente, em países tropicais e subtropicais, propícios para o desenvolvimento do Aedes aegypti e do Aedes albopictus.

A principal forma de transmissão da dengue é por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. No entanto, existem registros de transmissão vertical, da gestante para o bebê, e por transfusão sanguínea.

A dengue é uma doença febril aguda, com gravidade incerta, já que a maior parte dos pacientes se recupera após uma evolução clínica leve, mas há casos em que a doença evolui de forma grave.

Os principais sintomas incluem:

  • Febre alta;
  • Dores de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Fraqueza;
  • Dores pelo corpo e nas articulações;
  • Manchas vermelhas na pele, que podem vir associadas de coceira.

Além dos principais sintomas, também pode haver perda de peso e vômitos. Já o estágio grave da doença pode apresentar dor abdominal e sangramento de mucosas.

Zika

Detectada no Brasil em 2015, a Zika foi uma novidade para o mundo científico e, até hoje, não se sabe muito sobre a doença. Desde sua ocorrência, em 2015, a Zika tem se espalhado, pois encontrou um ambiente favorável à sua disseminação: presença do vetor Aedes aegypti em todo o país e uma população sem imunidade à doença. Assim, essa arbovirose vem causando um grande impacto na saúde pública brasileira. Sua transmissão é feita por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, por transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão sanguínea.

A Zika é uma doença viral aguda. Os casos, normalmente, têm evolução benigna e os sintomas, geralmente, desaparecem de forma espontânea depois de 3 a 7 dias. Contudo, há aumento de casos de microcefalia e de manifestações neurológicas que aparecem devido à doença, além de óbitos em situações graves.

Sintomas:

  • Dores de cabeça;
  • Febre intermitente;
  • Dores leves nas articulações;
  • Manchas vermelhas na pele com coceira intensa;
  • Vermelhidão nos olhos. 

Eventualmente, também pode haver inchaço no corpo, tosse, dor de garganta e vômito.

Febre de chikungunya

A chikungunya apareceu no Brasil em 2014. Trata-se de uma arbovirose produzida pelo vírus chikungunya (CHIKV) e transmitida por mosquitos do gênero Aedes. 

A chikungunya é uma doença febril aguda, subaguda ou crônica. É uma enfermidade endêmica nos países do sudeste da Ásia, da África e da Oceania, tendo emergido nas Américas no final de 2013. A origem do nome chikungunya está em uma palavra do idioma makonde, do sudeste da Tanzânia, que significa “curvar-se ou tornar-se contorcido”, o que descreve a maneira como os pacientes da doença se portam devido às dores articulares intensas.

Seus principais sintomas incluem:

  • Febre alta e abrupta;
  • Artralgia (dores intensas nas articulações, em especial nos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos).

Além disso, também podem ocorrer:

  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Manchas vermelhas na pele associadas de coceira intensa.

A enfermidade pode afetar todos os grupos etários de mulheres e homens. Em poucos casos, a artralgia acaba se tornando crônica, persistindo por anos. As formas graves e atípicas da doença são raras, porém, quando ocorrem, podem levar ao óbito. 

Febre amarela

A febre amarela apareceu no Brasil durante o século 17. Sua transmissão ocorre pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, em área urbana, e dos mosquitos Haemagogus e Sabethes em áreas rurais ou florestais. Seu agente etiológico é um arbovírus protótipo do gênero Flavivírus, da família Flaviviridae, que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão: silvestre e urbano. 

Devido à gravidade clínica e do grande potencial de disseminação da doença no ambiente urbano, a febre amarela tem potencial epidemiológico. Todavia, trata-se de uma doença imunoprevenível, ou seja, que pode ser evitada por meio da vacina. A vacina contra a febre amarela é distribuída gratuitamente pelos postos de saúde brasileiros e, em boa parte dos estados, o Calendário Nacional de Vacinação inclui essa vacina.

Principais sintomas:

  • Febres súbitas;
  • Dores de cabeça intensas;
  • Calafrios;
  • Dores nas costas;
  • Dores nos músculos;
  • Fraqueza;
  • Vômito. 

Diagnóstico das arboviroses

Se você estiver sentindo os sintomas mencionados e suspeitar de alguma das arboviroses, procure um médico: vá a um hospital ou clínica de saúde.

O diagnóstico das arboviroses é dado em consultas médicas por especialistas, como o clínico geral e o infectologista, por meio de exames genéticos, capazes de identificar parcelas de material genético do arbovírus no sangue. Também, durante a consulta, o médico realiza um exame físico para verificar se os sintomas têm relação com as arboviroses.

Importante ressaltar que se você se preparar para a consulta é possível contribuir facilitando o diagnóstico. Para isso, recolha as seguintes informações e leve consigo no dia da consulta:

  • Lista com todos os sintomas que você está sentindo, o dia em que apareceram e quanto tempo estão durando;
  • Histórico médico, incluindo outras condições que possa ter e/ou medicamentos ou suplementos que usa regularmente;

Se possível, vá acompanhado no dia da consulta e leve suas dúvidas por escrito, para evitar que você se esqueça de alguma questão. No caso de arboviroses, as perguntas mais comuns são:

  • Quais as formas de tratamento?
  • Pode haver alguma complicação decorrente dessa arbovirose?
  • É necessário se proteger de picadas de inseto após contrair uma arbovirose?

Tratamento

Não há tratamentos específicos contra os vírus das arboviroses, devido ao curto tempo de permanecimento no organismo do paciente. Por isso, normalmente, o médico apenas indicam medicamentos para aliviar e tratar os sintomas.

Pacientes que estão com suspeita de dengue, Zika vírus ou febre chikungunya devem evitar os medicamentos que têm como base o ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham a substância associada, pois têm um efeito anticoagulante e podem acabar causando sangramentos. Além disso, também deve-se evitar anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam), que também aumentam o risco de sangramentos.

Prevenção de arboviroses

Devido ao fato de que a transmissão das arboviroses acontece em sua maior parte pelo contato com o artrópode vetor, a melhor forma de prevenção de arboviroses é justamente evitando esse contato. E, já que no Brasil as principais arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, é preciso evitá-lo. Há duas formas mais eficazes de fazer isso: impedir sua picada e impedir sua reprodução. Descubra, abaixo, como.

Como prevenir a picada do Aedes aegypti

  • Use telas e mosquiteiras em sua casa. Elas impedem tanto a entrada de mosquitos dentro de casa como evitam o ataque de mosquitos já presentes no ambiente;
  • Faça uso de repelentes. Dê preferência aos industrializados, que impedem que o mosquito se aproxime, e tome cuidado com os repelentes naturais, que não possuem garantia de eficácia ou de duração;
  • Dê preferência para roupas longas, principalmente se estiver em locais com maior incidência de mosquitos. Elas vão servir como uma barreira física, impedindo a exposição de pele;
  • Evite roupas coloridas e perfumes, pois atraem mosquitos;
  • Conheça os hábitos do Aedes aegypti: o mosquito circula de forma bastante ativa essencialmente no começo da manhã e no final da tarde. Porém, se houver foco do mosquito nas proximidades, ele pode atacar a qualquer hora.

Como prevenir a reprodução do Aedes aegypti

Basicamente, para impedir a existência de criadouros do mosquito, deve-se evitar locais em que possa haver acúmulo de água parada. Para isso, você deve:

  • Manter a caixa d’água sempre limpa e bem fechada;
  • Deixar os utensílios que podem acumular água parada sempre limpos e bem fechados ou com a boca para baixo;
  • Limpar lajes e calhas para impedir o acúmulo de água da chuva;
  • Cobrir os pneus guardados;
  • Trocar a água dos animais e lavar o recipiente com frequência;
  • Limpar os ralos frequentemente ou jogar desinfetante;
  • Colocar areia nos pratos sob os vasos de plantas;
  • Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas com frequência.

Pensando em você que está se preparando para concursos veterinários, disponibilizamos uma aula completamente gratuita e aprofundada sobre febre amarela! Confira:

Quer assistir e ter acesso a outros conteúdos como a aula acima, clique aqui e saiba mais!