A avicultura é um ramo da zootecnia dedicado à criação de aves para a produção de alimentos, especialmente carnes e ovos. Esse ramo representa um dos grandes pilares da economia brasileira, movimentando capital e gerando empregos. 

Nesse sentido, o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de aves e ovos. Essa expressiva exportação do setor avícola também é acompanhada de extrema importância para abastecimento interno, que apresenta uma grande demanda, já que esses produtos fazem parte da composição da mesa da maioria dos brasileiros.

Considerando a importância da avicultura para a economia nacional, para a área de medicina veterinária e zootecnia e para os grandes concursos públicos, preparamos este artigo para você. Continue lendo para saber mais!

O que é avicultura?

Como já dissemos anteriormente, a avicultura é a criação de aves para produção de carne e ovos. Entre as espécies criadas na avicultura destaca-se o frango, possivelmente a ave de importância econômica mais conhecida popularmente. 

Apesar disso, essa atividade não se limita somente a este tipo de ave, se estendendo a espécies como perus, patos, gansos, codornas e o avestruz.

É importante entender que a avicultura se divide em duas áreas principais: a avicultura de corte e a avicultura de postura. Entenda mais sobre elas:

Avicultura de corte

A avicultura de corte é o nome dado à criação de aves que serão levadas ao abate com o objetivo de comercialização da sua carne. Hoje essa é uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas no território nacional.

Com as técnicas modernas de criação existentes, hoje é possível obter um lote completo de aves prontas para o consumo em apenas 40 dias. A rapidez desse processo se torna gritante, especialmente se comparada ao início da atividade no Brasil, em que se levava cerca de seis meses para alcançar o peso de abate.

Avicultura de postura

Esse ramo da atividade, por sua vez, destina-se à criação de galinhas para produção de ovos, também conhecidas como poedeiras. A produção pode ser dividida entre ovos para a reprodução e ovos para o consumo, sendo diferenciadas entre si pela presença ou não do galo.

Na produção de ovos para reprodução, se faz necessária a presença do galo para que sejam “galados”, ou seja, fertilizados. Já na produção de ovos para consumo, sua presença é dispensável, porque os ovos não tem o intuito de gerar um pintinho, além disso, os ovos estéreis se conservam melhor.

A avicultura no Brasil

Origens

As matrizes de aves foram trazidas na época em que os portugueses chegaram no Brasil, processo que se iniciou em 1.503 com o navegador português Gonçalo Coelho. A produção comercial levou um pouco mais tempo para surgir, tendo iniciado no estado de Minas Gerais, por volta de 1860.

Na época, a criação de frango era campestre, as aves viviam soltas e demoravam em média seis meses para atingir o peso de abate, na faixa de 2,5 kg. 

Essa atividade cresceu mesmo a partir do final da década de 1950, nos estados da região Sudeste, principalmente em São Paulo. As primeiras matrizes destinadas a esse fim foram importadas e desembarcaram no Rio de Janeiro, em São Paulo e, em um segundo momento, em Santa Catarina. 

Na década de 1970, ocorreu uma profunda reorganização do complexo de carnes no Brasil, e a atividade passou a ser liderada pelos estados de Santa Catarina e Mato Grosso, devido à proximidade e, como consequência, o custo mais baixo dos grãos de milho e soja, principais insumos para a produção de frangos vivos.

Cenário atual

Considerado um dos grandes produtores de frango no mundo, o Brasil tem uma cadeia que gera cerca de 1 milhão de empregos relacionados apenas à produção de frangos de corte. Sobre a produção de ovos, o cenário não é muito diferente.

Em 2016, a produção de frangos chegou a cerca de 12.900 milhões. Desses, 4.384 milhões de toneladas foram exportadas, tornando o Brasil o primeiro e maior país exportador da carne na época.

Em comparação com os demais produtos que fazem parte da gama de exportações do Brasil, a carne de frango ficou em oitavo lugar no primeiro bimestre de 2021. Em 2020, o comércio desse item era ainda maior, ocupando o sexto lugar dentre as exportações brasileiras.

Com toda essa demanda, a produção de aves no Brasil se tornou uma atividade econômica extremamente importante, que hoje segue rígidos padrões internacionais e cumpre pré-requisitos técnicos muitos específicos. Além disso, cada vez mais surgem estratégias nutricionais que, além de melhorarem aspectos nutricionais, refletem nos resultados das granjas.

Boas práticas e protocolos da avicultura

O primeiro ponto a se ter ciência é que, antes mesmo de abrir uma granja, o produtor deve estar enquadrado, no mínimo, nas diretrizes que as normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) preconizam. Essas diretrizes determinam aspectos-chave para a produção, que devem ser relacionados antes mesmo que seja iniciado o investimento em um negócio referente à avicultura.

Após a adequação a essas normativas, o produtor solicita um registro para que, enfim, seja aberta a granja. Para uma granja avícola, as instruções normativas do MAPA  nºs 56 e 59, que estabelecem os procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais, devem ser atendidas primeiro para regular a produção de aves no Brasil. Sem elas, não é permitido produzir ovos, por exemplo.

Além dessas diretrizes, boas práticas e protocolos específicos estruturam toda a parte produtiva da avicultura brasileira. Para tal, existem normas e diretrizes que apontam o que deve ser observado quanto a:

  • Rotinas de manejo;
  • Práticas de sanidade;
  • Adequação do ambiente, a partir do estabelecimento de um manejo dos nutrientes do solo e dos resíduos;
  • Isolamento de granjas;
  • Processamento e comercialização do produto final;
  • Protocolos de biosseguridade.

As próprias empresas que atuam com avicultura estabelecem seus protocolos de segurança internos, sempre buscando atender às diretrizes de qualidade apontadas pelos órgãos fiscalizadores. 

O objetivo principal é a melhoria contínua dos processos, a obtenção de um produto final seguro e de qualidade, além da redução de custos, sem prejuízos para a produção.

Você pode gostar de ler também: PNSA: o que é e qual sua importância

Desafios e oportunidades

Entre os principais desafios da avicultura no Brasil atualmente está a necessidade de adequação dos sistemas de produção às novas exigências de bem-estar animal. Esse conceito envolve uma forma ética e humanitária de atuação e diz respeito à crescente conscientização sobre a importância de ajustar os sistemas de criação de forma a respeitar os animais em suas necessidades fundamentais. Esse é um reflexo de uma mudança de pensamento no mercado.

É importante ter ciência de que a preocupação com o bem-estar animal deve ser conciliada  à produção e à manutenção dos índices produtivos. Ou seja, é possível dizer que o principal desafio da avicultura no Brasil hoje é promover a produtividade sem comprometer as bases da sustentabilidade.

Para tal, os processos de produção da avicultura brasileira devem seguir rígidos protocolos e uma legislação clara, que norteia tudo o que envolve o setor. Somente assim é possível manter bons níveis de produtividade sem comprometer significativamente o bem-estar animal.

A avicultura brasileira se mantém competitiva ao respeitar rígidas normas e diretrizes produtivas. Respeitar as rotinas de manejo, as práticas de sanidades, o isolamento das granjas e os protocolos de biosseguridade são alguns dos pontos que garantem a correta adequação dos processos produtivos. Por fim, é primordial seguir as instruções normativas do MAPA e garantir os bons resultados na gestão produtiva.

Avicultura em concursos públicos

Entender o que é avicultura, quais são as boas práticas mais importantes para o seu bom funcionamento e quais as principais normas relacionadas à instalação das propriedades e a sua fiscalização é essencial para se sair bem nos concursos públicos. 

Além desse conteúdo, normalmente é cobrado que aquele que irá prestar o concurso saiba também sobre algumas das principais doenças relacionadas à avicultura, como a gripe aviária. Por isso, sugerimos que você leia também o seguinte artigo sobre o tema: Influenza Aviária – revisão e cenário atual.

Para entender melhor sobre como esse conteúdo é cobrado nos concursos, confira algumas questões:

Médico Veterinário, Banco da Amazônia, CESPE, Ensino Superior, 2010

Debates sobre a cama na produção avícola não são muito comuns, tanto no meio científico/ acadêmico quanto no meio produtivo. Em consequência disso e em contraste com os avanços da avicultura, o desconhecimento dos materiais mais apropriados para serem utilizados como cama e suas respectivas propriedades são mencionados como um dos grandes entraves a um maior desenvolvimento da atividade.

Fabio José Paganini. In: Produção de frangos de corte, Facta, 2004 (com adaptações).

Com relação à cama de frango na avicultura, julgue os itens a seguir.

Para se evitar a presença de celulite aviária, é aconselhável que a cama seja feita de material grosseiro, que evita acúmulo de matéria orgânica no galpão e lesões na pele das aves.

  1. Certo
  2. Errado

Resposta: A.

Prefeitura Municipal de Palmeirina, Médico Veterinário (ADM&TEC, 2019)

I. O corpo das aves encontra-se coberto pela pele e seus anexos, tais como as penas, as unhas e o bico.

II. A reprodução dos animais implica em melhoria do rebanho, maior produtividade e menor ocorrência de problemas de saúde e planejamento da produção.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. As duas afirmativas são verdadeiras.
  2. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  3. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  4. As duas afirmativas são falsas.

Resposta: A

Agora que você já sabe mais sobre avicultura, que tal se preparar ainda mais para concursos da área baixando nosso ebook gratuito “Defesa Sanitária Animal: Principais tópicos abordados em concursos”. Para baixar, é só clicar aqui ou na imagem abaixo.