Novo status sanitário foi anunciado nesta quinta-feira e abre novos caminhos na exportação.

 

Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou, hoje (24), o Brasil livre de febre aftosa com vacinação, durante a 86ª Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal, em Paris/França.

A maior parte do Brasil já era considerada livre de febre aftosa com vacinação pela organização. Agora esta declaração estende a certificação para todo o país.

Após de mais de 50 anos de trabalho na erradicação e prevenção da febre aftosa nos rebanhos, o país, sendo o maior exportador de carne bovina do mundo, possui agora novas perspectivas de mercado.

“Com essa mudança na condição nós teremos outros países com quem podemos negociar”, disse o ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, à Reuters em Paris, onde ele comparece à assembleia geral da OIE.

O combate à febre aftosa iniciou na década de 60, por meio de campanhas de vacinação. E a partir da década de 90, as estratégias de combate à doença passaram para a erradicação, com a implantação do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o que levou a participação do setor privado e a regionalização no combate a doenças.

 

O PNEFA é disciplina importante na preparação de qualquer concurso público veterinário do país. Além de ser conhecimento de extrema relevância para os profissionais da área de alimentos de origem animal. E portanto, notícia importante para você que pretende atuar em algum órgão público da área.

 

Fique ligado! Temos uma lista dos principais concursos veterinários para este ano. Baixe e confira!