Como a história começou?

Me formei em nutrição em 2007, nunca me vi como profissional da área clínica ou esportiva, queria mesmo ser uma profissional da indústria de alimentos.

Ficava fascinada com a rotina de trabalho, de hoje colegas de profissão, que atuavam diretamente com a área de controle de qualidade e segurança dos alimentos. Então foi para essa área que direcionei minha carreira, iniciando então na área de restaurante industrial, onde depois consegui atuar em uma grande indústria de alimentos de laticínios, com foco em qualidade e segurança dos alimentos. 

O desejo de ser mãe e profissional

Foi quando com quase 30 anos de idade eu e meu esposo, decidimos ter nosso primeiro filho. Ele nasceu no ano de 2014, uma linda menina chamada Amanda.

Eu nunca pensei em parar de trabalhar e me dedicar somente à maternidade, não sou contra a quem faz isso, mas não era o meu perfil.

Na época atuava em uma indústria de alimentos e trabalhava diretamente com cliente da linha de Food Service o que me fazia viajar muito e ter uma rotina pesada que eu também amava e me dedicava integralmente. Porém quando minha filha nasceu as coisas mudaram um pouco e acabei sendo desligada deste trabalho — talvez já estivesse previsto que uma mulher com filho não pudesse fazer minha função.

Ser mãe e profissional da indústria é possível?

Hoje atuo na área de auditoria e consultoria em segurança dos alimentos, indiretamente na indústria, com muitas atividades já que a auditoria requer muito estudo, dedicação, conhecimento e concentração.

Pensando em tudo isso é possível se perguntar, mas como ser mãe e profissional na indústria e ter “sucesso” nessas duas áreas? Eu posso afirmar que sim, é preciso ter muita força de vontade e paciência, mas no final conseguimos ter êxito em tudo aqui que nos propormos a fazer.

Quais são os pontos positivos e negativos da maternidade e ser profissional na indústria? 

Não é fácil ser mãe e profissional ao mesmo tempo, não vamos nos iludir e fantasiar as coisas, mas temos muitos pontos positivos em ser profissional e mãe em tempo integral.

Posso destacar um deles:

  • nada melhor do que chegar em casa em um dia cansativo de trabalho e encontrar seu filho com um sorriso no rosto dizendo que te esperava; 
  • é muito bom ter resultados satisfatórios no trabalho da indústria e saber que profissional você está evoluindo e alcançando aquilo que almejava desde que iniciou sua carreira.

E se falarmos das dificuldades da maternidade e da vida profissional da indústria?

São vários os percalços, como a questão da falta de tempo nos cuidados com o filho ou até mesmo em relação a nossa possibilidade de se dedicar mais na indústria, entre outros pontos.

Tudo é possível!

Não quero dar ênfase nos pontos negativos e difíceis de ser mãe e profissional da indústria. Eu acredito sim ser possível conciliar as duas funções, fácil nunca vai ser, tudo vai sair perfeito como sempre desejamos? Não! Mas temos que acreditar que tudo que planejamos, lutamos e nos dedicamos pode ser realizado, basta querer!      

Maria Juliana | Nutricionista
Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico dos Alimentos | Auditora e Consultora MJ Alimentos