Para ter uma carreira de sucesso, o profissional precisa construir seu caminho através de muita qualificação. Após concluir a faculdade, o próximo passo recomendado é iniciar uma pós-graduação. Se você tem planos de fazer essa modalidade de curso, mas ainda não sabe como se organizar para começar, continue conosco!

Por que fazer uma Pós-Graduação

Ao longo dos anos, o mercado de trabalho se torna mais complexo e competitivo, principalmente nessa era da informação. O conhecimento é atualizado constantemente e, com o grande volume de conteúdo, as profissões se tornam mais especializadas. 

Nesse cenário, é praticamente impossível ter apenas a graduação. Seja logo depois de formado, para agregar valor ao currículo, ou depois de anos de profissão, para se preparar melhor diante de novos desafios, esses cursos de especialização trazem inúmeros benefícios.

Vejam alguns dos motivos que levam os profissionais a investir em uma Pós-Graduação:

  • busca de atualização de conhecimentos de forma geral;
  • desejo de crescimento profissional;
  • interesse em conhecimentos específicos de determinada área;
  • busca de mudanças na carreira;
  • desejo de aumentar o networking;
  • busca de recolocação no mercado de trabalho;
  • pretensão de melhora na remuneração profissional.

E você, está vivenciando algumas dessas situações?

Se sim, fique atento. Identifique suas necessidades e desejos e aproveite, chegou o momento de ingressar em uma Pós-Graduação. Você e sua carreira têm muito a ganhar!

Mas antes de escolher o curso de especialização, no entanto, é importante levar em consideração alguns pontos para garantir que o dinheiro e o tempo que você vai investir tragam o resultado esperado. Veja alguns deles.

Alinhe suas expectativas

Planejar os próximos passos da sua carreira ajuda a escolher o melhor curso de especialização para atingir seu objetivo profissional, seja ele qual for.

Conversar com seu chefe, um mentor ou outros profissionais mais experientes, ajuda a traçar esse plano de forma mais consciente.

Depois que você decidir qual Pós-Graduação fazer, vale a pena conversar também com o coordenador do curso e esclarecer todas as suas dúvidas antes de fazer a matrícula.

Procure o máximo de informações sobre a Pós-graduação desejada

Passo 1) Procure conhecer a instituição a qual irá fazer parte. 

Confira seu credenciamento no portal do Ministério da Educação (MEC) e aproveite também para pesquisar sobre a reputação da unidade, por meio de depoimentos e opiniões de ex-alunos.

Existem instituições que não são devidamente reconhecidas pelo MEC ou que oferecem uma capacitação aquém da exigida pelo mercado. O resultado de estudar em uma dessas, é que o seu currículo não será tão valorizado quanto o esperado e sua capacitação não agregará no seu dia a dia. 

Uma unidade educacional com referência negativa pode, inclusive, fazer com que você seja descartado de um processo seletivo logo na etapa de triagem e seleção de perfis.

Passo 2) Verifique a grade curricular do curso para confirmar se o conteúdo programático está alinhado aos seus objetivos.

Passo 3) Verifique a qualificação do corpo docente.

Levar em consideração o nível de formação e de experiência dos professores é outro ponto fundamental na escolha da pós-graduação. Afinal, são eles que vão preparar as aulas e respaldar o aprendizado do estudante. Para saber se o corpo docente é bem qualificado, pesquise essa informação no próprio site da instituição.

Se achar necessário, com os nomes dos profissionais em mãos, faça uma pesquisa individualmente para saber mais sobre suas referências, como:

  • local e grau de formação;
  • tempo de experiência na profissão;
  • instituições em que já lecionou;
  • se já realizou palestras, publicou artigos e outras informações que você julgar pertinentes.

O LinkedIn é o local ideal para esse tipo de pesquisa.

Planeje sua rotina

Fazer uma Pós-Graduação demanda tempo e dedicação. Além da carga horária de aulas, é preciso levar em conta o tempo que você vai gastar para se deslocar (caso seja presencial), o tempo para leitura dos materiais complementares, de estudo para provas, de elaboração de trabalhos e desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso (TCC).

Antes de decidir começar uma especialização, vale a pena refletir sobre o tempo que você terá disponível para se dedicar à Pós e como vai equilibrar os estudos com aspectos da vida pessoal, como filhos, família, amigos, lazer e vida social.

Uma dica é consultar algum aluno que já participa do curso para entender melhor qual o tempo de dedicação necessário, assim você consegue se planejar e tirar o melhor proveito da especialização sem prejudicar sua vida pessoal. Converse também com a família, explique como sua rotina vai mudar nos próximos meses e combine uma maneira de conciliar as duas atividades.

Organize suas finanças

O problema que muitas pessoas encontram é: como pagar as mensalidades da Pós-Graduação e o restante das contas?

A resposta nem sempre é simples. Há quem conte com a ajuda dos pais. Outros continuam no emprego e dão um jeitinho de conciliá-lo com os estudos. Porém, independentemente de qual seja a sua condição, é necessário se preparar para levar adiante o curso sem complicações financeiras.

Avaliar sua situação e calcular se a mensalidade e demais despesas com a Pós (deslocamento, material, alimentação) cabem no seu orçamento é fundamental.

Se inspire em algumas dicas para investir de maneira segura na sua formação:

1) Considere fazer a sua Pós-graduação na modalidade EAD.

Afinal, além dos cursos à distância serem reconhecidos pelo MEC e terem uma boa aceitação no mercado de trabalho, eles têm uma mensalidade muito mais em conta se comparados aos que são oferecidos no formato presencial.

Leia também: Como a Tecnologia EAD está Mudando a Carreira dos Profissionais da Área de Alimentos

O que explica isso é justamente o fato de a instituição de ensino não arcar com gastos envolvendo estrutura física. Ao contrário, todos os investimentos feitos são nos polos e no Ambiente Virtual de Aprendizagem — a plataforma na qual são disponibilizados o conteúdo didático.

Além disso, em cursos on-line você não tem despesas com deslocamento ou alimentação extra.

2) Planejamento Financeiro

Após escolher qual Pós-graduação você fará, terá acesso aos valores de matrícula e mensalidades, e é chegada a hora de criar um planejamento financeiro.

Isso é fundamental porque, por meio dele, será possível organizar as suas despesas mensais, tendo um controle preciso do que gasta, ficando mais fácil identificar desperdícios, gastos desnecessários ou compras supérfluas, que podem ser cortados.

É interessante também adotar alguns bons hábitos que vão ajudar no controle das suas finanças:

  • economizar no dia-a-dia sempre que possível como, por exemplo, em vez de comprar lanches no intervalo, levar de casa (são mais baratos além de mais saudáveis);
  • controlar bem o cartão de crédito;
  • separar as despesas com a Pós logo de início, no momento em que receber o seu salário ou sua ajuda de custo, para depois conciliar as suas demais contas de acordo com os recursos existentes.

Do contrário, o seu orçamento pode acabar comprometido pelo mau uso das suas finanças, fazendo com que você tenha dificuldades financeiras para dar continuidade à sua qualificação profissional.

3) Fonte adicional de renda

Uma outra dica é ter uma fonte de renda extra

A modalidade de trabalho autônomo atualmente é uma das mais buscadas pelos profissionais nesse cenário, pelo fato deles poderem ter mais flexibilidade quanto à rotina laboral e ao ambiente no qual vão atuar. Um exemplo é atuação no ramo de consultoria.

Uma outra alternativa é explorar habilidades ou hobbies que você tem e utilizá-los para promover atividades informais como freelancer. Por exemplo, se você é fluente em outros idiomas pode dar aulas para outras pessoas; se entende conceitos avançados sobre fotografia pode realizar ensaios fotográficos e por aí vai. Ou seja, possibilidades não faltam!

Aproveite ao máximo

Pós-graduação em GQ
Saiba mais

Fazer uma pós-graduação é investir em sua carreira. 

Extraia todo conhecimento que puder e realmente se dedique ao curso. Não faça isso por obrigação, porque assim você estará jogando seu investimento fora. Mova-se e empenhe-se na busca por desenvolvimento e, com certeza, você estará mais perto de alcançar o sucesso profissional que tanto deseja!

No quesito conteúdo, é importante não acumular materiais de leitura e nunca ficar dúvidas. Um ponto mal compreendido pode atrapalhar a absorção do restante da disciplina.

Já no que se refere ao networking, não há dúvida de que o profissional que faz bom uso dessa ferramenta aumenta não só seu conhecimento, mas também suas opções de carreira. Para criar um network consistente e duradouro, vale investir no relacionamento na sala de aula e fora dela.

Autoria da redatora do Ifope:
Larissa Melo