Passar em concurso público para agrônomos, veterinários, zootecnistas ou outros profissionais de ciências agrárias pode ser muito difícil para alguns e ao mesmo tempo parecer fácil para outros. No primeiro grupo temos os “amadores” e no segundo o seleto grupo dos que serão aprovados.

Vou ajudar você, a partir do 4º parágrafo, a ter certeza de que está no caminho dos campeões. Mas antes, você precisa ter clareza que o que define em qual grupo você vai estar são as “malícias” que você deve ter para chegar até a aprovação.

Os “amadores” acham que se estudarem como fizeram a vida inteira até a sua graduação vão conseguir passar. Já os campeões fazem tudo de forma planejada, friamente pensada e usando de técnicas comprovadas para terem sucesso ao longo de toda a jornada de preparação à aprovação.

Dentre várias malícias, os campeões em concursos públicos sabem que precisam cuidar da sua motivação e para isso utilizam os GATILHOS MOTIVACIONAIS, que são justificativas que você tem para começar e continuar o processo passo a passo rumo à aprovação. Eles podem ser divididos em dois grandes grupos:

Grupo 1:

O primeiro grupo são os gatilhos que te “empurram”, ou seja, o que está ruim em sua vida, os problemas que você irá resolver ao ser aprovado no concurso. Pense nesses “motivos” como um cão raivoso correndo atrás de você, vorás, querendo te morder.

Pode ser seu emprego, no qual você não tem valorização nem perspectiva; seu chefe que é um chato e só fica cobrando resultados e não te reconhece; as contas que no fim do mês não fecham ou que para fecharem você tem que sacrificar seu lazer e as coisas que gostaria de fazer; as humilhações que você passa ou a descredibilidade das pessoas em relação à você; a insegurança e instabilidade que você vive o tempo todo no mercado privado; a falta de tempo para você poder compartilhar a vida com seus amigos e família; ou a sua carreira estagnada.

Para simplificar, coloque nesse grupo de gatilhos motivacionais as coisas que você irá resolver assim que o resultado do concurso sair no diário oficial e você for convocado.

Grupo 2:

O segundo grupo de gatilhos motivacionais são os que chamaremos aqui de “castelo”. Esse grupo é composto pelos elementos que você vai ter após a aprovação. Ou seja, além de resolver uma série de problemas (gatilhos que te empurram, primeiro grupo de gatilhos motivacionais), você terá ainda vários bônus de coisas boas para desfrutar, esse é o seu destino.

Ao contrário do primeiro gatilho que é composto das situações e elementos que te “empurram” para alcançar a aprovação, esse grupo é o grupo que te “puxa”. Seja os bens materiais que você vai conseguir comprar, sua casa, seu carro, suas tão sonhadas viagens para o exterior, sua independência e estabilidade financeira, sua liberdade do emprego de carteira assinada, suas férias e 13º garantidos todos os anos, o orgulho e o respeito que as pessoas inevitavelmente vão ter por você…

Os gatilhos motivacionais do grupo “castelo” representam sua vida após a aprovação.

 

Essa fase de “preparação”, que é o primeiro passo, é muito importante! No entanto, é normal ao longo do processo que algumas pessoas se sintam eventualmente sozinhas e até mesmo poderão se sentir desmotivadas, cansadas, pensando em seguir outros caminhos por um ou por outro motivo.

Tem dias que a vontade de largar tudo pode chegar, mas saiba que isso é temporário desde que você adote as estratégias corretas. Por isso é tão importante você assumir a responsabilidade pelo seu sucesso e ter claro para você os seus gatilhos, que levam o nome de motivacionais não à toa, pois eles serão o seu “nitro”, o seu “gás extra”, a sua “carta na manga” para superar e consequentemente manter-se estudando no momento em que muitos desistiriam.

Os Gatilhos Motivacionais irão te lembrar “o seu grande por que”, é deles que você irá tirar energia de onde não parece mais ter. Lembre-se, as pessoas não deixam de conquistar porque falham e sim porque desistem. Use essa estratégia de gatilhos motivacionais e conquiste o que deseja, realize seu sonho!

Os gatilhos motivacionais podem ser físicos, mentais ou sentimentais. Às vezes o que te motiva é conseguir ter condição de comprar um bom carro, uma boa casa, uma lancha, uma casa de praia. Ou o que te motiva pode ser provar para alguém, que duvida da sua capacidade, que você consegue. Pode ser ainda conseguir melhorar de vida para ajudar seus pais, ou ter uma vida confortável com sua família. Às vezes é ser o orgulho e a referência das pessoas ao seu redor, pense nelas e como elas se sentirão ao ver seu sucesso. Talvez sua motivação seja “esfregar” na cara de alguém os seus resultados. Não sei! O que posso dizer é que esse é um momento só seu, o motivo não precisa ser “nobre” sob o olhar dos outros, ele precisa ser propulsor e fazer sentido apenas para você, não precisa compartilhar com ninguém.

Materializar visualmente seus sonhos é uma estratégia que muda toda a sua energia para os estudos. Isso pode ser feito através de miniaturas, quadros, gravuras, recortes de revistas, desenhos feitos de próprio punho, uma imagem que te faça lembrar dos seus “motivos”. Pegue esses elementos e cole em lugares que você poderá vê-los todos os dias. Por exemplo, se a Torre Eiffel representa pra você muito mais que uma torre e sim a prova de sua vitória pessoal, coloque a foto da torre em frente à sua escrivaninha ou na porta do seu guarda roupas. Se for um carro ou uma casa, pegue a foto do carro dos seus sonhos ou da casa dos seus sonhos e deixe-a sempre visível na geladeira da sua casa, no seu painel de fotos, no seu banheiro. O importante é você materializar visualmente seus motivos.

Uma das formas que nosso cérebro retém as informações é a partir de fotografia, então, segundo alguns estudos, quando você escreve, seu cérebro fotografa aquilo, com isso o cérebro tem a capacidade de armazenar e cruzar com os pensamento já existentes. Além disso, o ato de escrever fixa, cognitivamente, mais em nosso cérebro a informação. Por esse motivo, além de materializar, escreva seus gatilhos motivacionais que te “empurram” e também os que te “puxam”. Sugiro que tenha acesso a eles todos os dias e releia-os.

Meu conselho mais honesto: você já leu e chegou até aqui, não deixe para usar essa técnica depois. Faça agora a lista dos seus Gatilhos Motivacionais e comece a lê-los todos os dias, uma vez pela manhã e uma vez a noite. Tenho certeza que isso te dará energia e motivação para fazer o que precisa ser feito. Em 05 dias ou menos você já sentirá o efeito dela em sua rotina.

Espero ter contribuído com você! Será um prazer saber que fizemos parte da sua história de sucesso de alguma forma.