Se você é médico veterinário em busca de sua estabilidade financeira em um concurso público, certamente já deve saber que o concurso da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA SP) foi autorizado no dia 11 de maio / 2017.

O concurso visa o preenchimento de 189 cargos na secretaria, contemplando todos os níveis de formação. Dentre essas vagas, 95 são para médicos veterinários com o cargo de Assistente Agropecuário.

Para este cargo, o salário inicial será de R$3.711,79 + benefícios, sem falar na garantia de crescimento profissional e salarial dentro do órgão. Nada mal para iniciar uma carreira pública em um dos estados com maior demanda no setor agropecuário, não é mesmo?

Só para você ter uma ideia da progressão de carreira neste órgão:
O Assistente Agropecuário VI tem remuneração de 6.344,16, sem contar os diferentes percentuais de bonificação. Veja a tabela de progressão abaixo (fonte: http://www.recursoshumanos.sp.gov.br):

progressão de salario assistente agropecuario

Conheça melhor o órgão e as funções que você irá desempenhar, assim que for aprovado no concurso SAA SP.

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento – SP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento é um órgão público de administração direta do Governo do Estado de São Paulo. Seu objetivo é estimular a oferta de alimentos, fibras e energia para a população, com qualidade e sustentabilidade, por meio de políticas públicas que promovam a produtividade e renda ao produtor e a competitividade ao agronegócio paulista.

A secretaria é formada por vários órgãos de sua administração direta, que alocam profissionais de diversas áreas como agronomia, medicina veterinária, engenharia de alimentos, zootecnia, biologia, dentro outras. Sendo que o órgão que abriga profissionais com ensino superior completo em medicina veterinária é a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA). E é aí que você vai atuar logo após o concurso.

 

A Defesa Agropecuária

De acordo com o site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária constitui o sistema público executivo de defesa agropecuária em São Paulo.

Sua atuação tem por finalidade garantir a sanidade e a qualidade nas cadeias produtivas do setor agropecuário paulista para aumentar a sua competitividade nos mercados nacional e internacional e contribuir para a proteção do meio ambiente, da saúde pública e do desenvolvimento econômico e social.

Formada por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e auxiliares técnicos, desenvolve ações específicas:

  • no controle e erradicação de doenças;
  • no aperfeiçoamento de legislações voltadas à sanidade dos rebanhos, das culturas e dos alimentos;

Essas ações visam proteger a saúde humana e dos rebanhos e preservar o solo agrícola e o meio ambiente, com benefício direto à sociedade.

A CDA opera com recursos do tesouro estadual e conta com um fundo especial de despesas, cujos recursos são resultantes das taxas, multas e serviços cobrados. É uma organização do tipo centralizada, com funcionamento de unidades regionais e locais com dependência direta, associada a mecanismos operativos de delegação, controle e auditoria.

 

As principais atribuições do Assistente Agropecuário

Para se tornar um Assistente Agropecuário é preciso já ter concluído o ensino superior. Na Defesa Agropecuária, esse profissional possui algumas funções específicas, a seguir.

Desempenho de atividades em níveis de planejamento, execução, assistência, assessoramento, direção e coordenação, que objetiva transferência de tecnologia e a prestação de serviços aos setores agrícola e pecuário.

A execução e orientação de atividades fundiárias, de extensão rural, de abastecimento, de cooperativismo e associativismo rural de defesa sanitária, de proteção de recursos naturais, de classificação, de fiscalização.

Ações voltadas inclusive para produtos agrotóxicos e outros biocidas e de produção de insumos e outros bens no âmbito da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA, inerente às políticas, programas, projetos e atividades desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

A sua preparação

Agora que você já sabe tudo sobre o cargo que poderá ocupar, é melhor não perder tempo e iniciar seus estudos o quanto antes, pois, o concurso já foi autorizado e seu edital deve sair a qualquer momento.

Nós do Ifope sabemos, comprovadamente, o melhor sistema de estudo para garantir sua vaga na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Afinal aprovamos todos os primeiros lugares de concursos dos órgãos de defesa estadual desde 2012.

Desejamos bons e eficientes estudos. E conte conosco para sua aprovação! Conheça nosso curso preparatório para concursos veterinários e aproveite a grade para se preparar para concurso do MAPA, simultaneamente ao da SAA CDA SP.

Fontes: (Sites agricultura.sp.gov.br, defesa.agricultura.sp.gov.br e vclipping.planejamento.sp.gov.br)

 

Texto: Camilla Greco – Publicitária, Coordenadora de Marketing do Ifope Educacional