O final de 2017 foi marcado pela primeira etapa do maior concurso veterinário do Brasil – o concurso do MAPA, que já está em sua etapa final. Etapa essa que já mostra as reais chances de cada candidato que já ficam de olho nas oportunidades de outros concursos para médicos veterinários.

2018 já chega com várias promessas de concursos solicitados ou já autorizados no ano anterior. E é sobre essas grandes possibilidades previstas para os médicos veterinários que queremos falar agora. Tanto em órgãos federais, como estaduais ou municipais, você verá boas oportunidades de garantir sua estabilidade financeira neste ano.

Certamente você já deve ter ouvido “murmurinhos” sobre algumas solicitações de concursos federais como IBAMA, Polícia Federal, ANVISA. Pois saiba que essas são solicitações reais e podem sim sair este ano.

 

Esses concursos possuem um grande leque de oportunidades para profissionais de várias áreas que possuem nível superior, inclusive para os médicos veterinários. Segue um breve resumo das situações de cada um desses concursos:

IBAMA e ANVISA – Ambos foram solicitados ao Ministério do Planejamento e estão ainda em análise.  O último concurso da ANVISA foi em 2013, com 314 vagas no total, sendo 157 delas para o cargo de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Já para o novo concurso foram pedidas 697 vagas, sendo 457 para o mesmo cargo citado.

O pedido do concurso IBAMA foi para 1.630 vagas, sendo 750 delas para o cargo de Analista Ambiental (nível superior).

POLÍCIA FEDERAL – É um dos concursos mais aguardados para 2018 e já está autorizado pelo governo. O concurso contará com 600 vagas, sendo 100 para o cargo de Perito. O último concurso do órgão aconteceu em 2012.

 

Existem também alguns concursos estaduais no forno (em processo de análise) e outros até com inscrições abertas, como é o caso do concurso da AGED / MA – Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão. Este concurso oferece 22 vagas para médicos veterinários, para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, com salário inicial de R$4.400,00.

Ainda nem listamos os inúmeros concursos públicos municipais com vagas para médicos veterinários. Para quem procura por estabilidade na sua cidade ou região próxima é uma ótima pedida.  São concursos que geralmente possuem carga horária menor e podem ser conciliados com outros projetos ou trabalhos.

Enfim, 2018 promete muitas outras oportunidades para você – médico veterinário e só citamos aqui o “resumo do resumo” de algumas delas. E para você não perder o timer, preparamos uma lista dos principais concursos previstos, autorizados e com inscrições abertas. Essa lista é atualizada periodicamente, portanto, mantenha-a em seus favoritos.

 

Aproveite o embalo dos estudos para o MAPA e mantenha uma
preparação contínua para os concursos que estão por vir.

ACESSAR A LISTA DE CONCURSOS 2018