Certamente você já ouviu dizer por aí que a Agronomia é a profissão do futuro, que o mercado agrícola está se expandindo e a demanda por alimentos de qualidade está aumentando a cada dia. 

Mas em tempos de mercado e consumidores exigentes, grandes desafios são lançados aos profissionais da Agronomia. 

Diante disso, o que o futuro nos reserva? 

O setor brasileiro do agronegócio cresce gradativamente dia após dia, formando um dos mais fortes, complexos e dinâmicos segmentos da economia no país, destacando-se principalmente, pela importação e exportação. 

Atualmente o mundo exige uma produção agrícola com sustentabilidade e rastreabilidade, para que os alimentos sejam entregues com qualidade, associados à adequação ambiental. 

Para que o Brasil alcance seu objetivo de ser o celeiro mundial na produção de alimentos, precisamos trabalhar em conjunto, com diferentes especialidades, garantindo a intensificação sustentável do uso da terra. 

O Brasil têm sido alvo de muitas críticas em relação à exploração agrícola. Assim, é necessário encontrar soluções para que não sejamos apenas produtores de alimentos, mas que possamos ser líderes na adoção de ações sustentáveis para garantir essa produção e atender a demanda mundial.

 As tecnologias estão sendo aplicadas e novas soluções para os problemas antigos têm sido criadas, mas, apesar de toda essa inovação tecnológica, podemos dizer que os desafios da profissão refletem nos desafios da sociedade em geral, contando com a particularidade de lidar diretamente com o meio ambiente. 

Desafios para os profissionais da área

O crescimento do agronegócio brasileiro é comprovado pelos números e evidencia a importância para o setor econômico do país.

O leque de atuação dos profissionais da área agrícola é muito amplo, devido ao extenso território de solo fértil, podendo estes atuarem em diversas atividades como:

  • agricultura orgânica;
  • meio ambiente;
  • licenciamento ambiental;
  • recuperação de áreas degradas, que antes não eram vistas com tanta relevância e hoje constituem um desafio para a produção. 

Os Engenheiros Agrônomos estão inseridos em um mundo globalizado e preocupado com os recursos naturais e atuam em uma profissão que requer muita responsabilidade, seriedade e profissionalismo.

Com o alto crescimento populacional e elevada demanda por alimentos, o perfil do novo Engenheiro Agrônomo está ligado a um panorama de mudanças e inovações. 

Os profissionais terão a missão de utilizar a sabedoria para atingir o objetivo de garantir a produção de alimentos com qualidade, preservando o meio ambiente e garantindo o desenvolvimento social e econômico do país.

Desafios para as Instituições de ensino

O desafio também se estende às instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo Brasil, pois a elas, compete a difícil missão de continuar formando profissionais qualificados e aptos a enfrentar os obstáculos que a agricultura apresenta dia após dia.

É essencial que o profissional tenha uma visão não apenas produtivista, mas de desenvolvimento sustentável, por isso, a importância de se investir na formação de pessoas com análise crítica e conectado às demais áreas do conhecimento não é tarefa fácil. 

As instituições devem permanecer atentas e flexíveis as mudanças que ocorrem durante o período do curso, o projeto pedagógico dos cursos de Agronomia deve estar sempre atualizado e ajustado as demandas externas. 

Como superar os desafios

Comentamos durante o texto, que os principais desafios da Agronomia estão ligados a necessidade de suprir a demanda mundial por alimentos, de forma sustentável, considerando questões sociais e econômicas.

Mas de que forma podemos superar esses desafios?

A. Utilização das tecnologias disponíveis no mercado;
B. Busca por informação e aperfeiçoamento.

Dois tópicos de extrema importância, que caracterizam a base da superação desses desafios.

O suprimento da demanda mundial por alimentos só será alcançado se obtivermos alta produtividade em nossas lavouras, mas para isso é necessário investir em tecnologias de precisão:

  1. Utilização de maquinários modernos;
  2. Redução na frequência de aplicações de agrotóxicos: utilizando tecnologias de aplicação e métodos integrados no controle de pragas e doenças;
  3. Conservação e a manutenção do solo: através da adoção de métodos de controle de erosão, cobertura de solo, rotação de culturas, manejo correto da fertilidade;
  4. Preservação dos recursos naturais: evitando o desmatamento e a exploração excessiva, respeitando as margens de rios, lagos ou nascentes, realizando adequadamente o descarte de embalagens vazias de produtos fitossanitários;
  5. Gestão da propriedade: gerenciando todos os processos, sejam eles de produção, industrialização ou comercialização;
  6. Atualização: através da busca por informações recentes, especializações na área, cursos, palestras e afins.

A implantação desses métodos no dia-a-dia das propriedades rurais, caracteriza-se como princípio fundamental para atingir nosso objetivo e superar os desafios da agricultura moderna.

Além de que, ao adotarmos todas essas técnicas, estaremos contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de todas as pessoas ligadas ao setor do agronegócio.

Você pode gostar de ler também: Produção Integrada, você sabe o que significa?

Conclusão 

O desafio de produzir alimentos sustentáveis e de se adequar às mudanças não é tão simples, mas a junção do desenvolvimento de novas tecnologias, com a formação de profissionais capacitados e atualizados, cumprem a nobre missão de produzir alimentos com sustentabilidade. Portanto, os desafios futuros da Agronomia poderão ser superados com muito estudo e profissionalismo. 

Principais tópicos para concurso agrônomo
Baixe agora, gratuitamente

Autoria da redatora do Ifope:
Karina Rosalen