A economia rural é responsável por boa parte das movimentações econômicas brasileiras. A pecuária, as atividades agrícolas e demais serviços rurais têm grande influência, pois, ao movimentarem a economia, geram mais empregos e contribuem para o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Além do Brasil, muitos outros países em desenvolvimento também têm uma parte significativa de sua economia representada pelas atividades rurais.

Mas, você sabe o que é economia rural, sua influência e quais áreas ela abrange? Hoje, preparamos um material para explicar não somente o que é economia rural, mas também sua importância e relevância mundial, em especial no Brasil. Mas, antes de adentrar na economia rural propriamente dita, é preciso entender o que é economia.

O que é economia? E por que entendê-la?

O termo economia vem das palavras gregas oikos (casa) e nomos (costume ou lei), que juntas formam a frase “regras (costumes, leis) da casa”. Basicamente, a economia é uma ciência que analisa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Mas, além do aspecto financeiro, a economia também é uma ciência social, pois estuda a atividade econômica por meio da aplicação da teoria econômica.

Outra definição para a economia é como ciência que estuda os fenômenos que estão relacionados à obtenção e à utilização de recursos materiais necessários para o bem-estar. A economia estuda as pessoas e as razões por que se comportam e como se comportam.

Existem duas verdades que envolvem o universo da economia, que são: desejos ilimitados e recursos limitados. Por isso, a economia também busca resolver os problemas que surgem devido aos meios escassos e às finalidades alternativas, entrando neste contexto como estudo das escolhas e da maneira como a população resolve usar seus recursos escassos para satisfazer seus desejos ilimitados.

Dessa maneira, embora a visão popular limite a economia a apenas um estudo sobre dinheiro, investimentos e finanças, a ciência econômica também é de fato uma ciência social, já que observa o comportamento humano.

O que é economia rural?

Depois de entender sobre economia, fica mais fácil compreender o que é economia rural. Ora, se a economia é uma ciência que analisa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, a economia rural também analisa a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, só que somente no meio rural. 

A definição exata de economia rural é dada como um campo de estudo da economia que analisa as relações econômicas no meio rural, preocupando-se fundamentalmente com as atividades de produção e comercialização agropecuária e agroindustrial. Essa cadeia produtiva incorpora todos os serviços de apoio: pesquisa e assistência técnica, processamento, transporte, comercialização, crédito, exportação, serviços portuários, distribuidores e consumidor final.

Fazem parte dessas relações econômicas:

  • uso da terra;
  • finanças, crescimento econômico, desenvolvimento e mudanças;
  • indústrias fazendeiras e não-fazendeiras;
  • migração e êxodo rural;
  • tamanho e distribuição espacial de unidades de produção e moradia e comércio inter-regional;
  • moradia e não-moradia como oferta e demanda;
  • análise de equilíbrio geral e bem-estar;
  • políticas de governo relacionadas a desenvolvimento, investimento, regulação e transporte.

Oferta e demanda na economia rural

Dentro das transações econômicas rurais, encontramos tanto aquelas em níveis industriais e empresariais, como as que fazem parte da chamada economia familiar rural, que trata de pequenos produtores/comerciantes. No regime de economia familiar rural, o pequeno empresário exerce suas atividades com o auxílio de sua família, sem a contratação de empregados.

Em ambos os níveis, há fatores que influenciam a produção agropecuária e podem resultar em escassez ou excesso de oferta, como clima, infraestrutura, logística, ataques de doenças e pragas, disponibilidade de crédito, etc. A escassez ou excesso de oferta podem acarretar, respectivamente, em preços mais altos para o consumidor e em preços mais baixos para o produtor.

Por meio de uma análise mercadológica baseada na oferta e na demanda é possível aos produtores saberem o que, quanto, como e quando devem produzir, mostrando, também, as melhores opções de comercialização. Para realizar esse estudo de oferta e demanda, é necessário acompanhar os preços e a produção agropecuária em diferentes níveis.

Leia Mais: Conheça a teoria da empresa e sua importância na economia rural.

Administração e economia rural

O agronegócio é a maior indústria do Brasil e, por ser uma indústria, precisa de administradores. Um administrador é o profissional com capacitação para gerir o processo gerencial, econômico e social de uma indústria. O agronegócio envolve empresas rurais, agroindústrias, maquinários, empresas de comercialização, etc.

A administração rural surgiu no século XX e pretendia analisar a viabilidade econômica das técnicas agrícolas. Hoje, sabemos que a administração rural é um ramo da ciência administrativa que estuda os processos administrativos que ocorrem em organizações rurais.

Economia Rural, a OIT e a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), é ainda necessário promover o trabalho digno na economia rural, para contribuir com a erradicação da pobreza e atender às necessidades nutricionais da população global. Por isso, a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável abrange esses aspectos.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável trata-se de um conjunto de ações, programas e diretrizes que norteiam os trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU) e de seus países membros objetivando ao desenvolvimento sustentável. As negociações da Agenda foram concluídas em agosto de 2015 e deram origem a um documento que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes que pretendem ser implementados durante o período de 2016 a 2030.

Desde a criação da OIT, em 1919, o desenvolvimento rural tem estado em sua agenda, contribuindo, assim, há mais de um século. A terceira sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CTI), ocorrida em 1921, estabeleceu o mandato e o envolvimento da OIT nas questões rurais. Desde que isso ocorreu, a Organização adotou mais de 30 normas internacionais do trabalho que abrangem o emprego, os direitos no trabalho, a proteção social e o diálogo social. Tais normas têm relevância direta na agricultura e no desenvolvimento rural. 

Em 2008, uma CIT sobre o emprego rural fez com que fosse adotada uma Resolução e Conclusões sobre a promoção do emprego rural com o objetivo de reduzir a pobreza. E em 2011, o Conselho de Administração da Organização adotou uma estratégia para promover o trabalho digno objetivando o desenvolvimento rural.

Conclusão

O estudo da economia rural é de grande relevância para os mais diversos profissionais da área agrícola porque se aplica a uma das mais antigas atividades do homem, que é o estudo das matérias primas e da produção de alimentos.

Qualquer que seja a estrutura social e política de um país, sempre haverá dependência da economia rural, ou seja, da capacidade de se obter e utilizar produtos agrícolas, conseguindo, assim, os meios necessários para a sobrevivência e desenvolvimento de uma nação. Por isso, é tão importante compreender a realidade agroindustrial e suas relações econômicas.

Devido ao fato de este ser um tema tão relevante para agrônomos, tanto em concursos públicos, quanto no dia a dia da profissão, preparamos um material gratuito com a definição e exemplificação de termos comumente usados nessa temática. Para acessar o glossário, é só clicar na imagem abaixo:


Você pode gostar também:

Economia Rural – Aula 02/19 – Conceitos básicos e a importância do tema

Entenda o Cenário Atual do Controle Biológico na Agricultura Brasileira