Vice presidente da Anffa faz pedido ao Ministro de estado da Agricultura, pecuária e Abastecimento / MAPA, de aumento do quadro de Auditores Fiscais Federais Agropecuários

Na última quinta-feira (08/06), o vice-presidente da Anffa Sindical, Marcos Lessa, encaminhou ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo B. Maggi, um Ofício solicitando maior atenção com relação a demanda por um novo concurso, visando o preenchimento do quadro de Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA).

No ofício foi colocado que a falta de renovação no quadro tem levado à uma alta redução do número de AFFA ativos, que em 1997 eram de 4.198 e este ano caiu para 2.582. Tendo uma queda de 38%. No mesmo período, o setor de agronegócio no Brasil cresceu, aumentando proporcionalmente suas demandas. Chegando a 13,4% de expansão só nesse primeiro trimestre de 2017.

Outro fator percebido e levantado pelo vice-presidente da Anffa Sindical foi que com o quadro menor de AFFA, não há possibilidade de implementar, manter, monitorar e revisar controles internos de gestão.

Segundo ele “não por acaso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem sido alvo de recorrentes operações policiais: Abate (RO/2009), Leite Condensado (RS/2013-2017), Semilla (RS/2015), Marlin (RN/2016), Carne Fraca (PR/2017), Trípoli (SC/2017), Lucas (TO/2017). Fugu (SC/2017).”

Ao final do ofício, foi feita a solicitação para que o Ministro da Agricultura faça o requerimento ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), da recomposição do quadro de AFFA, por meio de implementação de programa plurianual de concursos públicos.

 

Essa é a terceira “investida” de solicitação de concurso realizada pela ANFFA SINDICAL. Além disso, nos últimos 6 meses foram realizados 2 concursos de remoção interna do MAPA para os Auditores Fiscais com formação em Medicina Veterinária e Engenharia Agrônoma.

É real a necessidade da realização do concurso público do MAPA, para suprir a demanda de profissionais do órgão, e o pedido nesse ofício mostra a  mobilização para que o concurso ocorra com maior celeridade.

O concurso do MAPA está batendo na sua porta e você precisa estar preparado para o grande dia de conquistar sua estabilidade financeira no mais alto órgão (federal) de agricultura e abastecimento do país.

O Ifope quer te ver aprovado no concurso do MAPA 2017 / 2018.

E por isso tem um preparatório 3 em 1 – que te oferece disciplinas básicas, disciplinas específicas e exercícios comentados em um só curso.
Inicie agora seu upgrade profissional! Conheça nosso curso preparatório para o MAPA!

 

por Naylla Adriano – Consultora de Capacitação do Ifope Educacional
Revisão: Camilla Greco – Marketing do Ifope Educacional