A indústria de alimentos é um dos segmentos mais rentáveis para a economia brasileira. Mas, além das fábricas e grandes indústrias, destacamos o papel especial que restaurantes e estabelecimentos de comida e bebida desempenham. Cada vez mais, esses locais ganham significado para quem os frequenta – seja pessoalmente, ou online por meio de delivery, especialmente nos tempos atuais de pandemia. A comida, então, se tornou mais do que a forma de renovar as energias, sendo algo importante e significativo na vida das pessoas. Tudo isso faz parte do desenvolvimento de um conceito chamado food service.

Embora esteja presente no cotidiano de muitas pessoas, poucos já ouviram falar em food service e sabem o que significa. Por isso, preparamos este conteúdo, para que você entenda o que é food service, qual sua importância na indústria de alimentos e, ainda, quais as características e tendências food service. Continue lendo para saber mais!

O que é food service?

Food service é a palavra em inglês para serviço de alimentação. O termo define as empresas, estabelecimentos e instituições que fornecem refeições preparadas fora de casa. Dentro dessa indústria, estão: restaurantes, lanchonetes, barraquinhas, bares, escolas, hospitais etc. Assim, basicamente, food service se refere ao mercado que engloba todos os estabelecimentos que preparam e servem refeições e bebidas, incluindo desde carrinhos de comida na rua, até restaurantes com local fixo.

Aliás, é fato que, hoje, temos uma grande variedade de opções para escolher. É possível, por exemplo, fazer o desjejum em uma cafeteria pela manhã, almoçar em um food truck, pedir um lanche por aplicativo à tarde e ir a um restaurante mexicano à noite. Além disso, restaurantes diferentes podem servir um mesmo prato, assim como um mesmo prato pode ser servido de variadas formas em diferentes estabelecimentos. Toda essa diversidade da indústria de alimentos se dá, também, graças ao food service.

Para observar o sucesso do food service basta, por exemplo, olhar como muitas de suas tendências de mercado já se tornaram realidade. Trata-se de um mercado que, quando bem administrado, raramente entra em crise.

Qual a importância do food service?

Em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que dizia que 34% da população no Brasil, mais de um terço, gastava com alimentação fora de casa, representando, em média, 25% de sua renda. 

Esse dado demonstra não somente a oportunidade que o mercado alimentício representa para empreendedores, mas também a força que o food service tem no cotidiano das pessoas de modo geral.

Essa força se deve a diversos fatores. Um fator de grande destaque é a rotina agitada que muitos têm hoje em dia. As pessoas andam ocupadas trabalhando, estudando e conciliando essas coisas com suas vidas pessoais. Diante dessa realidade, torna-se mais fácil, rápido e prático, em boa parte das vezes, fazer suas refeições fora de casa ou pedir comida pelos serviços de delivery.

Quais são as suas tendências?

Por se tratar de um segmento bastante versátil, o food service apresenta várias possibilidades para o estabelecimento em si, para a escolha dos pratos, ao modelo de negócio etc. Abaixo, separamos algumas das tendências food service mais marcantes atualmente:

  • Alimentação saudável: se antes as pessoas priorizavam somente o trabalho e suas rotinas, uma forte tendência atual é também valorizar a saúde e o bem-estar. Para tanto, as pessoas estão em busca de alimentos mais saudáveis, preocupando não somente com a praticidade, mas com a qualidade do que consomem, desde o prato final, até os produtos utilizados;
  • Produtos artesanais: seguindo a mesma onda da alimentação saudável, a valorização por produtos artesanais cresce, tornando-se preferível produzir para próprio consumo ou adquirir produtos fabricados de forma caseira e artesanal;
  • Refeições personalizadas: outra forte tendência do food service é a personalização dos pratos. Não basta apenas retirar um ingrediente ou acrescentar outro; muitos buscam estabelecimentos que fornecem a oportunidade de montar um prato do zero, garantindo ao consumidor exclusividade, satisfação e afetividade, aumentando as chances de retorno;
  • Cafés gourmet: essa tendência demonstra que as bebidas também têm seu lugar no food service. Consumidores buscam cafés especiais com uma bela apresentação e preparados por baristas profissionais;
  • Cozinhas étnicas: valorizada por consumidores que desejam viver novas experiências e experimentar culturas e sabores;
  • Delivery: uma tendência cada vez mais forte, que ampliou ainda mais seu espaço no mercado durante a pandemia. O delivery pode funcionar tanto por atendimento online, por meio de aplicativos e canais de atendimento, como por telefone;
  • Gastronomia sustentável: embora não se detenha apenas à indústria de alimentos, a busca pela sustentabilidade é uma forte tendência nesse setor. O consumidor prioriza alimentos orgânicos, se preocupa com sua origem e com os processos pelo qual o alimento passa: extração da matéria-prima, fabricação, embalagem, comercialização etc. 

Quais são os principais modelos operacionais do food service?

Por se tratar de um mercado criativo, amplo e variável, o food service passa por constantes tendências e transformações. Isso quer dizer que existem diversas formas de funcionamento e atendimento ao cliente. Confira os principais modelos operacionais:

Tradicional

O modelo tradicional é representado pelos restaurantes convencionais. Em geral, esses estabelecimentos incorporam detalhes regionais em seu modo de trabalho com a intenção de oferecer ao cliente uma experiência familiar e agradável.

Outra característica marcante dos restaurantes tradicionais é a consistência. Para tanto, eles mantêm um cardápio fixo, que raramente é atualizado, visando previsibilidade e manutenção da qualidade.

Restaurantes tradicionais podem ter, ou não, características do local de onde vieram, já que sua tradicionalidade não está baseada na cultura ou culinária, mas na maneira simples, acessível e prática com a qual atendem seu público.

Clássico

Os restaurantes clássicos podem lembrar os tradicionais de várias maneiras, já que seu modo de atendimento e qualidade das refeições também seguem a constância e a previsibilidade. O diferencial dos restaurantes clássicos, portanto, está na especialização e no  requinte com o objetivo de fidelizar clientes.

Outro ponto em comum dos restaurantes do modelo clássico é manter uma gestão de cozinha competente e colaboradores com longo tempo de casa. Restaurantes clássicos podem focalizar sua gastronomia em uma cultura que seja especial para o dono ou para o público. Mas, também, existem estabelecimentos que preferem ter uma abordagem mais ampla, com pratos clássicos.

Fast food

Cada vez mais conhecido, o fast food se refere a comidas rápidas e práticas. O objetivo é ser eficiente, garantindo rapidez tanto no pedido, quanto na retirada dos produtos.

No ramo do fast food, é extremamente comum redes e franquias, que têm alto potencial econômico. Podemos dizer, inclusive, que o fast food pode ser visto através de uma ótica industrial, com profissionais, estabelecimentos e pratos padronizados.

Embora o fast food também se importe com a qualidade, sua prioridade está na eficiência financeira e na praticidade do negócio.

Fast casual

O fast casual pode ser considerado como uma alternativa ao fast food, pois concilia a rapidez do fast food com ingredientes e pratos de alta qualidade.

Em restaurantes que adotam esse modelo, não há garçons. O cliente se dirige até o local onde os alimentos são preparados à sua vista e interage com o atendente durante a preparação do prato.

Trata-se de um modelo baseado na transparência e qualidade técnica do preparo, sendo bastante apreciado por consumidores que valorizam pratos saudáveis e de qualidade, mas que precisam de atendimento rápido.

Especialidade

Como o próprio nome diz, esse tipo de restaurante realiza suas atividades baseado em uma mesma técnica de preparo para todos os pratos. Um exemplo de especialidade é o grill, buscado por consumidores que desejam refeições grelhadas. Ou seja, o cliente busca o restaurante não por questões culturais, relacionadas a pratos e temperos, mas pelo modo de preparo das refeições.

Gastronômico

Restaurantes do tipo gastronômico estão focados em um grande profissional da cozinha. Dessa maneira, as pessoas que frequentam esses restaurantes estão em busca não de experimentar pratos específicos, mas, sim, de comer algo que foi cozinhado por um grande chefe.

Os estabelecimentos gastronômicos costumam ser mais caros, devido à popularidade do chefe, e são considerados extremamente chiques.

A modalidade gastronômica pode ser conciliada com a clássica, dependendo do estilo do proprietário.

Internacional

O modelo internacional é diferente dos modelos apresentados acima, mas também pode configurar restaurantes clássicos e especializados. Geralmente, os restaurantes desse tipo se encontram em grandes hotéis nas capitais e cidades turísticas.

Os estabelecimentos internacionais têm foco em um atendimento que pretende trazer as questões nacionais e culturais de um país, fazendo o intercâmbio cultural entre o país em questão e o local onde estão localizados.

A finalidade é oferecer aos clientes refeições de diversas nacionalidades, seguindo da forma mais fiel possível as receitas originais, evitando improvisos e substituições para preservar a tradicionalidade do prato. Para tanto, os restaurantes contam com especialistas em suas equipes.

Fine dining

Trata-se de um modelo sofisticado, requintado e de grande excelência técnica. Objetiva oferecer a melhor experiência dentro desse setor, garantindo a valorização de cada detalhe: ambientes elegantes, excelente atendimento, qualidade dos pratos, variedade e qualidade das bebidas etc.

O fine dining é menos requintado que o modelo gastronômico e não tem foco como o modelo especializado, mas entrega seus serviços com excelência. E, embora tenha um público mais restrito, é bastante comum em cidades grandes.

Importante! Quem deseja abrir seu próprio negócio deve atentar-se ao modelo que é mais compatível com sua visão e possibilidades. Independentemente do modelo, todos os estabelecimentos devem seguir normas de higiene, saber fazer a gestão de pessoas e se atentar aos demais aspectos imprescindíveis ao negócio.

Conclusão

O food service tem grande potencial para a indústria de alimentos, parte fundamental da economia brasileira. À medida que os hábitos dos consumidores mudam, surgem novas possibilidades, mantendo viva a versatilidade do setor.

E, para garantir o sucesso do negócio, é necessário investir em inovações tecnológicas, otimizar processos, contar com bons gestores e uma equipe excelente, saber fazer o controle do estoque e do fluxo de caixa, evitar perdas, minimizar despesas, maximizar lucros e conhecer o público-alvo. 

Por esse motivo, os profissionais que desejam trabalhar no setor de food service devem estar preparados, tanto aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, como os que querem trabalhar em um estabelecimento.

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