Desde a Segunda Revolução Industrial, sabemos bem que, quando estamos falando de produção, tempo é dinheiro. E, claro, na produção agrícola, não poderia ser diferente. Além da automatização da produção que já conhecemos e já estamos acostumados, ela ainda pode ser potencializada através do que chamamos de implementos agrícolas. 

Mas, afinal, você sabe o que são implementos agrícolas? Saberia dizer quais são os principais? As respostas para essas e muitas outras perguntas você encontra no restante deste artigo. Se prepare e boa leitura! 

O que são e para que servem os implementos agrícolas?

Os implementos agrícolas  são equipamentos que podem ser acoplados a tratores e outros sistemas de tração visando otimizar a produtividade de atividades agrícolas. De forma geral, eles são  utilizados no auxílio do manejo do solo e das culturas. Muito mais do que apenas acessórios, eles são ferramentas-chave que podem influenciar bastante na produtividade  de uma  propriedade rural. 

Confira agora os principais benefícios que a adoção de implementos agrícolas podem trazer para uma produção: 

  • Aumento de produtividade: os implementos ajudam a otimizar o tempo gasto nas operações de cultivo, reduzem as falhas no processo e facilitam o manejo, podendo resultar numa maior produtividade. 
  • Trabalhadores com mais qualidade de vida: o uso dos implementos reduz a carga de trabalho braçal dos trabalhadores rurais, diminuindo o desgaste físico e promovendo melhor rendimento de trabalho e bem estar dos mesmos.  
  • Mais vantagem competitiva: com a otimização do tempo e melhoria na condução dos processos de cultivo,  os implementos agrícolas  ajudam  a atender os prazos previstos com mais facilidade. Assim, além de minimizar as perdas ao longo do processo produtivo, o produtor ganha vantagem competitiva no mercado.  

Principais tipos de implementos agrícolas 

Vamos agora conhecer os principais implementos agrícolas do mercado! 

Arado

O uso do arado é o primeiro passo do preparo do solo para o plantio. O arado descompacta as camadas mais superficiais do solo, deixando-o mais solto e permeável, favorecendo o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular da cultura desejada.  O arado também é  muito utilizado na construção de curvas de nível e na aplicação de adubos e  corretivos no solo. 

  • Arado de discos: como o próprio nome diz, é um implemento formado por discos,  que pode se diferenciar com base no diâmetro e  quantidade de  discos, tamanho do trabalho e  sistema de acoplamento utilizado. 
  • Arado de aiveca:  é o modelo mais antigo de  arado, sendo  em formato “V” se destacando pelo bom tombamento da terra. Assim como o arado de discos, existem variações no mercado que dependem da necessidade de uso. A aração com esse tipo de implemento proporciona maior volume de solo solto, ficando este com maior área superficial e espaço vazio quando comparado ao solo preparado com arado de discos. 

Grades

Outro implemento agrícola muito utilizado  no preparo do solo é a grade . A gradagem é feita com a finalidade de destorroar e nivelar o solo que foi arado. É importante dizer que a aração e a gradagem  são processos que se complementam preparando o solo para a semeadura e favorecendo  a germinação e desenvolvimento da cultura  . 

As grades são principalmente diferenciadas  pela  peça acoplada que age diretamente no solo, podendo ser de dentes (rígidos ou flexíveis), de molas ou de discos, que são as mais utilizadas. 

Semeadoras

 As semeadoras são implementos que têm a função de depositar a semente no solo, podendo ser chamadas de “semeadeira” (quando se tratar de sementes miúdas) ou “plantadeiras” (quando se tratar de sementes graúdas). O uso deste implemento agrícola não só permitiu uma grande evolução na precisão do plantio, como também no rendimento das culturas. 

As semeadoras podem ter acionamento manual, motorizado, tração animal ou trator, podem depor a semente de forma superficial, em sulcos ou em covas, podem distribuir as sementes em grupos, linhas (com ou sem precisão) ou a lanço. 

Atualmente,  encontram-se semeadoras no mercado que também são adubadoras, ou seja, além de introduzirem as sementes no solo, também fazem a adubação.. Há também semeadoras com sensores que monitoram a distribuição das sementes e adubos no solo, implemento muito utilizado da agricultura de precisão. 

Subsolador 

O subsolador também pode ser utilizado  na fase de preparo  do solo. Este implemento é essencial quando o solo encontra-se muito compactado devido ao trânsito contínuo de máquinas pesadas, pisoteio de animais e chuvas intensas seguidas de período de estiagem.  Por conseguir atingir profundidade de até 1,10 metros, ele é capaz de realizar esta descompactação intensa, mobilizando o solo para quebrar essas camadas sejam quebradas. 

A subsolagem  ajuda não só no momento de semear, mas também facilita o crescimento saudável da cultura  pela fácil movimentação de raízes e aumento da aeração e drenagem do solo. 

Pulverizador 

Os pulverizadores são  utilizados para a aplicação de produtos químicos ou biológicos desenvolvidos com o objetivo de controlar pragas, doenças ou até mesmo plantas infestantes, mas também podem ser utilizados para aplicação de adubos e fertilizantes nas lavouras. São essenciais para aplicação da quantidade correta de produto, evitando desperdícios e prejuízos nos cultivos.  

Existem pulverizadores costais (manejados manualmente) e pulverizadores autopropelidos (ou automotrizes). Dentre os autopropelidos, os mais comuns são o pulverizador de barra, que pode ser utilizado em diversas culturas, e o pulverizador atomizador, que é mais indicado para aplicação de produtos em fruticultura. 

Rolo faca 

Os rolos de facas são muito utilizados em regiões onde predominam o sistema de plantio direto. Este implemento pica e tritura restos de culturas anteriores que encontram-se sobre o solo, evitando buchas que possam atrapalhar a atuação da plantadeira. Além disso, promove aceleração da decomposição da biomassa, contribuindo para disponibilização de nutrientes oriundos da adubação verde e também para o incremento de matéria orgânica no solo. .

Enxada rotativa 

A enxada rotativa é utilizada para preparo ou cultivo de solo. Ela é composta por flandes e lâminas que giram sobre um eixo de forma transversal, sempre no sentido do deslocamento do trator. Uma de suas principais vantagens é possibilitar que o preparo do solo seja executado em apenas uma operação. Podem ser utilizadas para construção de canteiros de hortaliças, incorporação de adubos, corretivos e restos de culturas e podem ajudar no controle de plantas invasoras. 

Implementos agrícolas em concursos

Não surpreendentemente, o tópico dos implementos agrícolas é um tema bastante importante para quem está estudando para concursos. Além dos concursos para o cargo de Operador de Máquinas Agrícolas, eles ainda são importantes para diversas outras profissões. Vamos ver um exemplo e começar a treinar os conhecimento adquiridos aqui? 

FGV – 2016 – Prefeitura de Paulínia – SP – Engenheiro Agrônomo

O uso de máquinas e implementos agrícolas tem como principais objetivos o aumento na eficiência e o aumento na qualidade das operações agrícolas. A padronização dessas atividades busca proporcionar, como consequência, o aumento da produtividade.

Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

  1. O preparo do solo com arado, grade e subsolador, acoplados ao trator, é uma operação de campo de importância vital na agricultura, uma vez que aumenta a produtividade das lavouras e contribui, significativamente, para o controle da erosão, tanto em solos secos quanto muito úmidos.
  2. Antes da existência de tratores, a tração animal era a principal força motriz na atividade agrícola, sendo utilizada para todas as atividades de preparo do solo. Além da baixa eficiência em relação ao uso de tratores, não existe nenhuma justificativa para o uso da tração animal na agricultura atual.
  3. A incorporação de novas tecnologias, ao longo do tempo, vem permitindo que os tratores atuais sejam equipados com GPS, computador a bordo, cabines que trazem pleno conforto e segurança para o operador, podendo tracionar implementos para todas as atividades necessárias e operar outras máquinas.
  4. No Brasil, não aumentar a fronteira agrícola resulta, necessariamente, em perda de produção, uma vez que a tecnologia disponível não projeta perspectivas de ampliação dos níveis de produtividade atual, para as principais atividades agropecuárias.
  5. O uso do arado tem como objetivo o revolvimento do solo por meio da inversão de camadas, das leivas. Ou seja, a parte mais superficial passa a ficar abaixo e a parte mais profunda passa à superfície, contribuindo para o aumento dos teores de matéria orgânica nos solos e consequente incremento da estabilidade dos agregados do solo.

Gabarito: Letra C. 

Se você sentiu que este tema é relevante para a sua área de atuação, talvez você também deva ler um pouco mais sobre Nanotecnologia na Agricultura

Não se esqueça também de conferir os cursos preparatórios para concursos do Ifope, são diversas modalidades para atender seja qual for o seu objetivo. 

Conheça o combo completo preparatório para concursos agrônomos! Ele conta com disciplinas específicas e básicas, além de questões comentadas.