Você sabe o que é licopeno? Um dos antioxidantes mais poderosos que existem e faz parte do grupo dos carotenoides, o licopeno é um nutriente vegetal com propriedades antioxidantes.

Em especial, é a substância que concede a cor dos frutos vermelhos e rosados, como o tomate, a melancia e a goiaba vermelha.

O licopeno tem sido associado a diversos benefícios para a saúde, que vão desde a saúde do coração até a proteção contra queimaduras solares e certos tipos de cânceres.

Este artigo analisa os benefícios para a saúde e as principais fontes alimentares de licopeno. Descubra onde encontrar o licopeno. Boa leitura!

O que é licopeno?

A palavra é derivada do nome latim Lycopersicum esculentum. Trata-se de um carotenóide não cíclico que contém 11 ligações duplas conjugadas, arranjadas linearmente.

Assim como outros carotenóides, o licopeno é um antioxidante devido a sua habilidade de sequestrar o oxigênio singleto e capturar radicais livres peroxil, e é encontrado, principalmente, no tomate, que retém suas propriedades funcionais após o processamento.

Além disso, ele possui efeitos antioxidantes, antiinflamatórios e quimioterápicos. O carotenoide é sintetizado exclusivamente por plantas e microorganismos, absorvendo a luz durante a fotossíntese e protegendo a planta contra a fotossensibilização.

Para que serve o licopeno e em que alimentos encontrar

As recomendações dietéticas, em todo o mundo, enfatizam o consumo de frutas e hortaliças como estratégia para a prevenção de doenças e preservação da saúde, pois, além de seu conteúdo em macro e micronutrientes e fibras, contêm compostos fitoquímicos que se destacam por suas propriedades antioxidantes.

O licopeno está dentro do grupo de fitoquímicos e é encontrado em alimentos que fazem parte da dieta alimentar da cultura mundial, acessível do ponto de vista econômico e mantém suas propriedades antioxidantes, após ser processado por até doze meses sob condições atmosféricas normais. 

O licopeno é o antioxidante mais potente entre os carotenóides no plasma. É um pigmento natural sintetizado por plantas e microorganismos, mas não por animais; é um isômero acíclico do betacaroteno e, embora seja semelhante em estrutura ao mesmo, o licopeno não possui atividade pró-vitamina A.

Confira a lista de alimentos que contêm mais licopeno por 100 gramas:

  • Tomates secos ao sol: 45,9 mg
  • Purê de tomate: 21,8 mg
  • Goiaba: 5,2 mg
  • Melancia: 4,5 mg
  • Tomates frescos: 3,0 mg
  • Tomates enlatados: 2,7 mg
  • Mamão: 1,8 mg
  • Toranja rosa: 1,1 mg
  • Pimentões vermelhos doces cozidos: 0,5 mg

Dosagem

O licopeno proveniente de fontes alimentares não tem uma quantidade de ingestão recomendada definida. A pessoa média consome cerca de 2 miligramas (mg) por dia em sua dieta.

É importante destacar que a maior concentração dele, assim como os demais carotenóides, é encontrado na casca dos alimentos, e ele vai aumentando consideravelmente durante o amadurecimento.

Além disso, vale dizer que, a concentração de licopeno é maior nos alimentos produzidos em regiões de climas quentes, como o tomate comum brasileiro que tem menos licopeno do que a goiaba, o mamão tailândia e a pitanga. 

Quais são os benefícios do licopeno: descubra 

Sabe-se que ocorrem muitas reações químicas dentro das células. Algumas delas criam os radicais livres. Os radicais livres são átomos instáveis ​​que podem causar danos às células, o que é conhecido como dano oxidativo. 

Com o tempo, o dano oxidativo pode levar a problemas sérios, como artrite reumatóide, doenças cardiovasculares ou cardíacas, diabetes tipo 2, Alzheimer e até mesmo alguns tipos de cânceres (Hajhashemi, 2010). 

Antioxidantes como o licopeno funcionam ao se ligar aos radicais livres, fazendo com que não haja tantos danos às células. Basicamente, antioxidantes como o licopeno e os radicais livres precisam ser equilibrados para prevenir problemas de saúde causados ​​pelo excesso de ambos.

Embora tenhamos o costume de dizer que antioxidantes “combatem os radicais livres”, é mais correto dizer que eles os equilibram para evitar danos às células que causam doenças.

Como destacamos acima, o dano oxidativo às células tem sido associado a uma ampla gama de doenças crônicas. Portanto, ter uma dieta rica em tomate, rico em licopeno, e outras frutas e vegetais pode auxiliar na prevenção desse estresse, mantendo o equilíbrio entre antioxidantes e radicais livres no corpo.

O licopeno também pode oferecer diversos benefícios à saúde 

As evidências existentes sobre os efeitos funcionais na saúde humana tornaram-no um importante foco de atenção para pesquisadores em diferentes áreas. Diversos estudos epidemiológicos têm mostrado o papel que o licopeno tem na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer, entre outras. Confira.

1. Auxilia a saúde do coração

Ajuda a diminuir o risco de desenvolver ou morrer prematuramente de doenças cardíacas. Isso é, em parte, porque pode reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas. Mais especificamente, pode reduzir os danos dos radicais livres, os níveis de colesterol LDL total e “ruim” e aumentar o colesterol HDL “bom”.

Níveis elevados de licopeno no sangue também podem adicionar anos à vida de pessoas com síndrome metabólica – uma combinação de problemas de saúde que podem levar à doenças cardíacas. 

2. O licopeno protege contra queimaduras solares

Também parece oferecer alguma proteção contra os efeitos nocivos do sol. O tomate, por exemplo, contêm também um pigmento chamado luteína, que reduz os radicais livres nocivos advindos do excesso de exposição solar, minimizando o risco de um estresse oxidante na pele e de lesões causadas pelo sol

3. Auxilia a visão

O licopeno pode prevenir ou retardar a formação de cataratas e reduzir o risco de degeneração macular, a principal causa de cegueira em idosos.

4. Reduz a dor

Pode ajudar a reduzir a dor neuropática, um tipo de dor causada por danos nos nervos e tecidos.

5. Protege o cérebro

As propriedades antioxidantes do licopeno podem ajudar a prevenir convulsões e perda de memória experimentadas em doenças relacionadas à idade, como Alzheimer. 

6. Contribui para ter ossos mais fortes

Além disso, ajuda a melhorar a massa óssea, sendo uma ótima alternativa para combater a osteoporose. A ação antioxidante do licopeno pode retardar a morte das células ósseas, reforçar a estrutura óssea e ajuda a manter os ossos saudáveis ​​e fortes.

7. Evita cancer de próstata

Estudos apontam o licopeno como eficiente inibidor da proliferação celular, evidenciando seu fator preventivo ao câncer de próstata.

8. Fortalece a imunidade

Age diretamente no fortalecimento da imunidade. Dessa forma, torna-se mais difícil que doenças, como resfriados e a gripe, abalem a saúde do organismo. 

Excesso de licopeno pode ser perigoso para a saúde?

O licopeno é geralmente considerado seguro, especialmente quando obtido a partir de alimentos. Em alguns casos raros, a ingestão de muita quantidade de alimentos ricos em licopeno pode causar descoloração da pele, conhecida como licopenodermia. Dito isso, esses níveis elevados geralmente são difíceis de atingir apenas com dieta.

Biodisponibilidade do licopeno

Nos alimentos, o licopeno está ligado à matriz em sua forma trans, o que impede sua liberação completa tornando o processo de digestão e absorção no sistema digestivo humano mais difícil.

Portanto, para alcançar um melhor aproveitamento, recomenda-se que seja consumido processado, isto é, cozido. 

Funciona assim: o tratamento térmico do cozimento do tomate, por exemplo, transforma as formas isoméricas trans do licopeno, um cis (5-cis, 9-cis, 13-cis e 15-cis) melhorando sua biodisponibilidade. 

Com o processamento por calor há uma quebra das paredes das células, enfraquecendo as forças de ligação entre o licopeno e a matriz do tecido, o que aumenta a área de superfície disponível para a digestão.

Conclusão

Os carotenóides são pigmentos naturais sintetizados por plantas e microrganismos e, embora sua importância tenha se concentrado naqueles que apresentam atividade da vitamina A, outros carotenoides vêm despertando interesse atualmente devido às suas propriedades biológicas. 

O licopeno é encontrado em nossa dieta como parte dos carotenos de tomate, melancia etc. Vale ressaltar que o licopeno é um poderoso antioxidante que ajuda no combate a doenças degenerativas. Sendo assim o consumo de licopeno numa dieta rica em frutas e vegetais está associado a menor morbimortalidade e maior longevidade.

Embora muitos benefícios associados ao licopeno ainda precisem de mais pesquisas, sabemos que eles são essenciais para a saúde, além de auxiliar na prevenção de doenças e estimular o sistema imunológico.

Garantir que você tenha mais conhecimento a respeito de temáticas como essa é nossa função. Para isso preparamos um curso completo para concursos na área de agronomia.

Prepare-se com o Ifope e saia na frente. Acesse aqui