Ministro Blairo Maggi formaliza o pedido de nomeação adicional de 150 aprovados no concurso vigente e a abertura de novo concurso para mais de 500 vagas.

 

Em documento oficial enviado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Blairo Maggi solicitou a ampliação do quadro de funcionários para o mesmo Ministério.

Como consta no documento, tal solicitação faz parte de um plano de modernização da modelagem institucional e excelência operacional do MAPA.

documento nomeação e novo concurso mapa

A ampliação do quadro funcional, ainda de acordo com o pedido seria por duas formas:

1 – Nomeação adicional de 150 auditores fiscais federais agropecuários – médicos veterinários, aprovados no concurso público vigente. Essa convocação é prevista por lei, pelo Decreto 6.944/2009, que autoriza de até 50% da quantidade original do concurso ainda em seu período de validade.

2 – Abertura de novo concurso público para vários cargos a saber:
Auditor Fiscal Federal Agropecuário: Engenheiro Agrônomo (50), Zootecnista (10), Químico (3), Farmacêutico (2);
Agente de Atividades Agropecuárias (200);
Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produto de Origem Animal (100);
Economista (10);
Estatístico (10);
Analista Técnico Administrativo (80)
Agente Administrativo (40).

O referido pedido foi protocolado no último dia 23 (sexta-feira) e está em processo de análise do Ministério do Planejamento, como consta na consulta feita no endereço www.protocolointegrado.gov.br. A última atualização foi ontem, dia 27, em que consta o recebimento do processo na unidade de Divisão de Gestão Estratégica de Pessoas.

protocolo pedido mapa

Ainda de acordo com o documento oficial, o Ministro Blairo Maggi justifica que as questões solicitadas “contribuirão para o adequado atendimento às atuais demandas do agronegócio brasileiro, em especial às atividades de defesa agropecuária…”.

Lembramos que em janeiro deste ano foi protocolado um pedido semelhante no Ministério do Planejamento, em que se incluía 90 vagas de AFFA para médicos veterinários. Ouve-se informações extraoficiais que ao se cumprir com todas as exigências do concurso realizado em 2017 e chamando mais 150 aprovados, o MAPA pretende pedir essas 90 vagas para médicos veterinários em um outro concurso público muito EM BREVE.

Sabemos que o concurso vigente do MAPA para 300 auditores fiscais federais agropecuários médicos veterinários foi em caráter de urgência e que na atual situação e demanda do setor, provavelmente teremos a aprovação destes concursos a qualquer momento. Portanto, hora de continuar sua preparação ou iniciá-la de fato e não ser surpreendido com as autorizações dos concursos.

O Ifope vai preparar cursos específicos para atender este novo concurso.

 

Se você quer ser um concursado do MAPA e não vai perder tempo na sua preparação, preencha o formulário abaixo e nos diga qual cargo tem interesse, e entraremos em contato com mais informações.

Ps.: 50% dos aprovados do MAPA 2017 são alunos Ifope, sendo que 82% destes estavam estudando conosco antes do Edital sair. Aumente as suas chances nestes próximos concursos.