No último dia 13 a futura Ministra do MAPA declarou que o órgão mudaria de nome! A repercussão da mudança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para Ministério dos Alimentos e Desenvolvimento Rural foi intensa e de grande parte negativa e diante disso o presidente eleito desautorizou a mudança!

Muito se especulou sobre o impacto financeiro que teria na mudança de rótulos, documentos e programas.

Além disso, o próprio setor agropecuário foi contrário a ideia visto que o MAPA é uma marca do país, este nome já é usado há 158 anos, sendo uma das pastas mais antigas da era Republicana!

O termo “Alimentos”, usado no novo nome, foi também criticado isoladamente uma vez que traria confusões para o público, já que outros órgãos do governo como a ANVISA também cuidam dessa área.

Diante de tudo isso, o novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, barrou a mudança do nome e determinou que continuará como o bom e velho Ministério da Agricultura!

Por que Ministério dos Alimentos e Desenvolvimento Rural?

A mudança do nome passou pela avaliação da futura ministra do órgão, Teresa Cristina, que antes da negativa de Bolsonaro já havia encaminhado a mudança de nome para a equipe de transição.

O intuito da alteração era dar mais clareza ao principal objetivo da atuação do ministério:  formular políticas públicas de apoio à produção de alimentos e ao desenvolvimento rural. Assim, intencionava-se uma melhor comunicação e com isso maior aproximação e identificação com os brasileiros tantos das áreas rurais quanto das urbanas e também com todos os produtores de alimentos!

O que esperar?

O agronegócio é responsável por grande parte da economia do país. Ele representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) e grande parte de nossas exportações.

Além disso, é um campo repleto de oportunidades de investimentos, desenvolvimento e geração de empregos.

Diante da força desse setor mudanças drásticas não são esperadas no novo governo.

O que se espera e credita-se muita esperança é em melhorias e investimentos com o fim de potencializar o comércio e a melhora na qualidade dos produtos brasileiros.

Inclusive, no que tange a novos concursos públicos, a demanda de profissionais é real e o pedido protocolado em Março de 2018 no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG) permanece tramitando e pode ser autorizado a qualquer momento!

 

Leia também: O que é SIF?