Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a agropecuária brasileira vive um momento muito positivo no âmbito das produções e exportações, contando com safras recordes e elevadas cotações, principalmente, de grãos e carnes.

Para manter competitivas as produções e comercializações agrícolas brasileiras, uma série de fatores contribuem para alcance satisfatório de produtividades, tais como solos bem preparados, aquisições de insumos de qualidade (mudas e sementes) e manejos dos cultivos bem realizados e mais assertivos.

A demanda cada vez maior por alimentos com menores concentrações de resíduos químicos, estimula o desenvolvimento de pesquisas que sejam integrativas, sustentáveis e que impactam em menores danos ambientais.

O manejo integrado de pragas, também conhecido como MIP, é uma importante ferramenta para manutenção da conservação ambiental que envolve ações diante da presença do organismo indesejável (praga) em um determinado ambiente. O MIP visa reduzir populações de insetos pragas de modo a minimizar os danos econômicos e pode ser um importante aliado para a abertura de novos mercados impulsionando a bioeconomia brasileira.

Preparamos este texto com a dinâmica de entendermos como o MIP pode estar atrelado a abertura de novos mercados agrícolas. 

O sistema MIP: métodos de controle

O manejo integrado de pragas – MIP é um sistema de controle de insetos pragas que visa preservar e aumentar os fatores de mortalidade natural das pragas pelo uso integrado dos métodos de controle selecionados com base em parâmetros técnicos, econômicos, ecológicos e sociológicos (PICANÇO, 2010). Entende-se por organismo praga, o inseto que quando presente, passa a causar danos econômicos, que promova ação prejudicial à produtividade da lavoura.

A adoção de métodos alternativos ao controle químico, efetivo na redução de pragas, deverá ser aplicado seguindo normas que preservem ambiente e pessoas. 

É comum o produtor relatar para o técnico de campo ou Engenheiro Agrônomo uma menor eficácia do produto no controle químico à determinada praga. Isso acontece, principalmente devido à resistência da praga aos produtos químicos aplicados na lavoura. A inexistência de produtos registrados para determinada cultura, é um ponto preocupante, pois instiga produtores a aplicarem indiscriminadamente produtos químicos, atribuírem super dose nas caldas e aumentarem o número de pulverizações. Tais ações indiscriminadas desencadeiam sérios desequilíbrios ambientais e contribuem para resistência do inseto praga. 

Do MIP surgiram outras variações como manejo ecológico de pragas (MEP) e manejo agroecológico de pragas (MAP) que são ações integradas que respeitam os sistemas produtivos cada um com a sua particularidade agricultável (Figura 01). 

O MEP visa não exterminar a praga, a presença desse organismo revela a existência de uma decadência geral no conjunto ambiental. De acordo com Primavesi (1994), o controle ecológico de pragas baseia-se:

  1. no ecossistema nativo quanto as ações do clima sobre o solo;
  2. nos equilíbrios biológicos no solo;
  3. na nutrição completa e equilibrada das plantas que confere resistência e vigor.

O MAP é aplicado de maneira holística, respeitando as inter-relações naturais e procura fortalecer a sustentabilidade do ambiente. 

Essas derivações do MIP podem ser reflexos da pressão por mercados agrícolas que valorizam as boas práticas agrícolas e a sustentabilidade de ecossistemas produtivos.

MIP X MEP X MAP
Figura 01 – Derivações do manejo integrado de pragas (MIP): manejo ecológico de pragas (MEP) e manejo agroecológico de pragas (MAP)

O controle produtivo deve ser acompanhado de perto pelos produtores e por técnicos capacitados a diagnosticar problemas e apresentar soluções eficazes. A lavoura pode ser acometida por intempéries climáticas, doenças e pragas e caberá ao Engenheiro Agrônomo a função de explorar o cenário agrícola e tomar decisões diante de uma demanda, cada vez maior, por alimentos com menores concentrações de resíduos químicos.

Controle biológico, um pilar do MIP

O manejo integrado de pragas é composto por pilares que pode ser aplicado em diversas cadeias produtivas (Figura 02). 

Pilares do MIP
Figura 02 – Pilares do manejo integrado de pragas. (Fonte: Embrapa, 2020 – adaptado)

O controle biológico é talvez o pilar mais conhecido do MIP, que atua no envolvimento de inimigos naturais na manutenção da densidade das pragas em nível inferior àquele que ocorreria na ausência desses inimigos naturais. 

A aplicação de biodefensivos agrícolas como estratégia de controle biológico de pragas e doenças tem potencial de crescimento anual de 20%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). Esses dados mostram que de 2017 para 2018 a indústria brasileira registrou 77% de expansão na comercialização dos insumos biológicos. O volume de vendas saltou de R$ 262,4 milhões para R$ 464,5 milhões.

Essa tendência acompanha o mercado mundial de produtos biológicos para o controle de pragas, os biodefensivos, que registram índices de crescimento cinco vezes superior ao da indústria de defensivos químicos.

[E-book] Controle Biológico: o que é, para que serve e quais os tipos
Clique aqui para fazer o download.

A importância do MIP para abertura de novos mercados agrícolas

As contribuições dos produtos do agronegócio no Produto Interno Bruto – PIB brasileiro, em meio à pandemia do novo coronavírus, são destaques na economia nacional, gerando riquezas para o mercado interno, exportações e geração de empregos. Um indicativo de ganhos no setor agrícola, é a abertura de novos mercados: o Brasil passou a exportar alimentos para 51 novos mercados apenas em 2020. 

Por ser detentor de uma vasta riqueza natural e áreas produtivas, o Brasil é capaz de produzir alimentos das mais variadas espécies e cadeias produtivas. Diferentemente de outros países, no Brasil, pela extensão continental, é possível realizar plantios a ano todo com áreas que permitem duas, três safras em um mesmo ano.

No entanto, a presença de insetos pragas é comum nas lavouras, eles ocorrem naturalmente em todas as regiões. Logo, é importante um manejo adequado das áreas de plantio para que os produtores não tenham prejuízos econômicos ocasionados por essas pragas.

Produzir alimentos com adoções de práticas que priorizem a conservação e uso sustentável da diversidade biológica, é uma tendência diante da tomada de consciência dos mercados consumidores. 

Há uma demanda da agricultura moderna por soluções de defesa vegetal que resultem em menor impacto em termos de presença de resíduos alimentos.

De acordo com a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a venda de alguns produtos orgânicos prontos para consumo cresceu 50% no varejo nos seis primeiros meses de 2020. Neste primeiro semestre de 2020, o aumento na percepção da importância dos insumos biológicos pelos produtores em geral, orgânicos e convencionais, proporcionou um incremento de receita. Isso significa um avanço na consolidação do MIP como uma importante ferramenta para atender novos mercados agrícolas.

O Programa Nacional de Bioinsumos lançado este ano, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA visa impulsionar o uso de recursos biológicos na agropecuária. Tanto o sistema convencional agrícola, como os cultivos sem uso de agrotóxicos (SAT) e a agricultura orgânica são contemplados pelas ações desse programa. 

Mas o que são bioinsumos? Segundo o Decreto Nº 10.375, de 26 de maio de 2020, artigo 2º, considera-se bioinsumo o produto, o processo ou a tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas, que interfiram positivamente no crescimento, no desenvolvimento e no mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e que interajam com os produtos e os processos físico-químicos e biológicos.

A adoção de práticas sustentáveis e integrativas na agricultura é uma tendência que agrega valor e é bem vista pelos países compradores de produtos agropecuários brasileiros, o que pode, consequentemente, atrair novos mercados agrícolas.

Referências Bibliográficas

EMBRAPA, 2020. Conceitos de MIP: módulo 02. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: <http://www.cnpso.embrapa.br/caravana/pdfs/modulo2.pdf> , acesso em: 16 ago. 2020.

PICANÇO, Marcelo Coutinho. 2010. Manejo integrado de pragas. Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <https://www.ica.ufmg.br/wp-content/uploads/2017/06/apostila_entomologia_2010.pdf>, acesso em 16 ago. 2020.

Primavesi, Ana. 1994. Manejo ecológico de pragas e doenças: técnicas alternativas para a produção agropecuária e defesa do ambiente. São Paulo: Nobel.

Autoria da redatora do Ifope:
Janaina Canaan Rezende