Um artigo recente publicado no Portal Syngenta trouxe uma relevante informação: o prejuízo com nematoides, conhecidos como inimigos ocultos da lavoura, podem chegar a R$ 35 bilhões por ano. Esse número é assustador, não é mesmo? A situação fica ainda pior quando lembramos que este tipo de organismo não é visível ao olho nu, sendo muito mais difícil de ser identificado. 

Por isso, se você trabalha no setor agropecuário, é essencial entender bem o que é nematoide, como identificar a presença desse parasita, como tratar e como esse tema está presente em provas para concursos. E é exatamente sobre tudo isso que vamos falar hoje. Boa leitura!

O que é nematoide?

Os nematoides são parasitas que costumam se hospedar e atacar diversos tipos de plantações, como soja, algodão e cana-de-açúcar, impondo graves prejuízos para as lavouras. Como já dissemos, os nematoides não são visíveis ao olho nu e, por isso, na maioria das vezes, sua presença somente é notada por meio de suas consequências. Ou seja, apenas quando a plantação já está comprometida. 

Eles agem de forma a retirar da planta suas principais substâncias nutritivas, além de permitir que substâncias tóxicas estejam presentes no interior da célula vegetal. Por fim, eles podem estar presente em qualquer parte da planta: tanto nos órgãos subterrâneos, quanto aéreos. Os nematoides que parasitam plantas também são conhecidos como fitonematoides. 

Tipos e sintomas de nematoides 

Existem diversos tipos de nematoides que podem apresentar um risco a sua plantação. Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles? 

Meloidogyne

Esse tipo de nematoide é bastante caracterizado pelo seu ataque preferencial às raízes. As fêmeas costumam colocar um aglomerado de ovos perto das raízes e, quando eles eclodem, penetram essa parte da planta promovendo o aumento de reprodução de células de maneira desenfreada, por estarem servindo como elemento de drenagem do nematoide. Confira alguns sintomas diretos e indiretos do nematoide Meloidogyne

  • redução no sistemas radicular; 
  • raízes digitadas; 
  • rachaduras; 
  • tamanho muito desigual nas plantas; 
  • plantas murchas com mais facilidade; 
  • perda de folhas; 
  • redução na produção; 
  • formação de galhas (essa é a característica mais marcante deste nematoide, apesar de não estar presente na totalidade dos infectados)

Pratylenchus

São nematóides que penetram nas células das raízes, movimentam-se densamente e, ao se alimentarem do conteúdo celular, injetam secreções com efeitos tóxicos nas células das plantas. 

Eles também são chamados de nematoides de lesão radicular. Assim, as células atacadas por parasitas morrem, resultando em raízes enegrecidas e lesões necróticas. Afetam principalmente gramíneas como arroz, trigo, milho, pastagem, cana-de-açúcar, mas também algodão, soja, café, frutas cítricas, batata, plantas ornamentais, hortaliças e outras espécies de plantas. Os principais sintomas são:

  • Redução no sistema radicular; 
  • Lesão nas raízes; 
  • Menor produtividade na produção; 
  • Necroses.

Rotylenchulus

Esse tipo de nematoide acomete principalmente as plantações de algodão e soja. Ao contrário das fêmeas, os machos não são fitoparasitas. As fêmeas, por sua vez, costumam expelir seus ovos próximos às raízes e, uma vez que eles eclodem, penetram as raízes parcialmente, de forma que a outra metade do nematoide fica na parte externa, lembrando muito o formato de um rim. Por isso, é usual dizer que o formato deste nematoide é reniforme. 

Por se instalar nas raízes e ficar próxima delas, esse nematoide é muito confundido com o nematoide das galhas. Os principais sintomas são: 

  • Necrose das folhas; 
  • Redução de produtividade da plantação; 
  • Redução do tamanho das plantas. 

Heterodera

As principais acometidas pelo nematoide Heterodera são as plantações de soja. Por também terem desenvolvimento parcialmente no interior da raiz, são muito confundidas com o nematoide do tópico anterior. No entanto, a fêmea, uma vez que morre, sua parte externa fica necrosada, virando um tipo de cisto. Esse nematoide exige ainda mais atenção, pois os ovos ali depositados podem persistir 8 anos até eclodirem e infectarem outras plantas. 

Os principais sintomas do nematoide Heterodera são: 

  • Dificuldade de absorção de água e nutrientes; 
  • Redução do porte da planta; 
  • Manchas amarelas na parte aérea (pode ser confundido com falta de nutrientes); 

Como prevenir nematoides

Agora que sabemos quais são os principais tipos de nematoides que acometem as plantações brasileiras, precisamos entender também quais são as principais formas de prevenir o aparecimento destes parasitas que causam tantos prejuízos aos agronegócio. Vamos lá? 

  • Controle preventivo: a prevenção começa logo no início de quaisquer outros processos. Por isso, escolher sementes e mudas sadias de fornecedores de qualidade, é essencial. Além disso, é fundamental manter o terreno limpo, sem restos de culturas e fazer a limpeza periódica dos equipamentos e máquinas agrícolas. 
  • Rotação de culturas: além de contribuir para uma melhor disponibilidade de nutrientes no solo, a rotação de culturas pode impedir a proliferação de nematoides nas plantas pela falta de alimento disponível. No caso de culturas únicas, os nematoides possuem alta capacidade de reprodução e, consequentemente, infecção das demais plantas. 
  • Plantas antagonistas: são plantas que impedem o desenvolvimento de certas espécies de nematoides repelindo ou liberando substâncias tóxicas. Por exemplo, com plantas armadilhas, o organismo pode penetrar no sistema radicular, mas não pode completar seu ciclo de desenvolvimento. Por fim, também temos hospedeiros desfavoráveis, os nematoides penetram no sistema radicular, mas se desenvolvem muito pouco. 
  • Controle biológico: provavelmente você já conhece o conceito de controle biológico, que consiste em resolver o problema de predação com outro predador que está uma hierarquia acima na cadeia alimentar. No caso dos fitonematoides, diversas fungos, bactérias e ácaros possuem a capacidade de atuar como controle biológico. 

Essas são algumas formas de controle de nematoides em lavouras. No entanto, existem diversas outras táticas eficazes como equilíbrio do pH, descompactação de camadas do solo, dentre outros. O ideal é sempre ter a consultoria de um profissional da área, como um engenheiro agrônomo, para direcionar as estratégias necessárias de acordo com cada plantação. 

Nematoides em concurso público

Por prejudicar bastante a produtividade das lavouras, entender e saber lidar com nematoides é essencial para qualquer profissional que trabalhe na área. Por isso, é um assunto também muito cobrado em concursos. Vamos ver como os nematoides aparecem em questões de prova e começar a treinar os conhecimentos adquiridos neste artigo? 

UFMT – 2017 – UFSBA – Engenheiro Agrônomo

Sobre nematoides presentes na cultura do algodoeiro, numere a coluna da direita (sintomatologia) de acordo com a da esquerda (espécies de nematoides).

1 – Meloidogyne incognita

2 – Rotylenchulus reniformis

3 – Pratylenchus brachyurus

( ) Escurecimento no sistema radicular, diminuição do porte da planta.

( ) Presença de galhas, folhas “carijó”, reboleiras, diminuição do porte das plantas.

( ) Folhas “carijó”, reboleiras, presença de massas de ovos aderidas nas raízes, diminuição do porte das plantas

Assinale a sequência correta. 

  1. 1, 2, 3
  2. 2, 1, 3
  3. 1, 3, 2
  4. 3, 1, 2

Gabarito: letra D

EXATUS – 2015 – BANPARÁ – Engenheiro Agrônomo

Nematoides são vermes achatados que causam doenças em inúmeras culturas agrícolas. Assim sendo, assinale a alternativa que expresse os sintomas reflexos do ataque de nematoides do gênero Meloidogyne: 

  1. Nódulos radiculares.
  2. Nanismo da planta.
  3. Emissão de raízes secundárias.
  4. Lesões radiculares.
  5. Galhas radiculares.

Gabarito: letra B

COSEAC – 2014 – UFF – Biólogo

Algumas espécies de fungos caracterizam-se por possuir hifas especializadas, capazes de capturar nematoides parasitas de plantas e animais. Tais hifas formam um verdadeiro anel ou laço, que se fecha quando um nematoide toca a parte interna do anel armadilha, imobilizando-o para ser mais tarde colonizado e digerido por hifas apropriadas. A relação entre o fungo e o nematoide é do tipo:

  1. mutualismo.
  2. saprofitismo.
  3. parasitismo.
  4. predatismo
  5. endofitismo.

Gabarito: letra D

Se você gostou desse conteúdo, talvez você também queira saber mais sobre Controle Integrado de Pragas na indústria de alimentos: quais são e como controlar

Quer se preparar para concursos com um material de qualidade, equipe especializada e apoio próximo de profissionais que já trabalham na área? Venha conhecer o cursos preparátórios do Ifope! São diversas opções que se encaixam no seu cenário, seja qual for o seu cargo almejado!

E se você quiser se tornar uma referência no seu setor de atuação, o Ifope também te ajuda! São diversas pós-graduações certificadas pelo MEC que te ajudarão a se destacar no mercado e traçar o caminho de sucesso da sua carreira.