Quando uma pessoa possui interesse nato sobre os assuntos pertinentes à sua área profissional, muitas oportunidades aparecem em sua vida.

Para os graduandos e profissionais de veterinária e agronomia, uma dessas oportunidades de grande destaque é a possibilidade de concurso para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) com vencimentos de R$14.184,00 para carga horária de 40 horas semanais.

Os rumores ganharam força já no final do ano de 2016 com o concurso de remoção interna realizado pelo órgão. A realocação de servidores interessados em mudar de unidade costuma anteceder à realização de novos concursos e é importante para que o órgão saiba a real carência de pessoal e as áreas mais necessitadas de novos servidores.

O processo foi destinado a ocupantes dos cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário veterinário e agrônomo que quisessem trabalhar em estabelecimento de abate sob Serviços de Inspeção Federal (SIF), unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) ou na Coordenação Geral de Agroquímicos e Afins do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) está negociando a abertura do certame do concurso do MAPA com um quantitativo de 300 vagas. Para isso, o órgão deve enviar uma solicitação ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil da Presidência.

A demanda por Auditores Agropecuários é cada dia maior, frente ao crescimento do agronegócio brasileiro e ao déficit de profissionais que existe, atualmente, no órgão. Além disso, é estimado que mais da metade dos servidores do MAPA cumpram os requisitos para se aposentarem. E com o medo da reforma da previdência pode haver um esvaziamento em massa das cadeiras que estão ocupadas no Ministério.

Com tantas sinalizações para a ocorrência do concurso do MAPA, é preciso se preparar o quanto antes. Em 2014, ano do último concurso da pasta para a carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, foram realizadas provas objetivas e discursivas específicas para as diferentes áreas de concentração. Além de provas de português, conhecimentos gerais, raciocínio lógico e informática.

Caso você queira algumas dicas de quem aprovou 24 dos primeiros lugares de Auditor Fiscal Federal Agropecuário Veterinário no último concurso do MAPA, continue lendo este artigo.

Estar preparado para um concurso como este é a garantia de estabilidade, reconhecimento e de poder fazer a diferença dentro de um órgão tão importante para a economia do país.

Comece já

comece a estudar para concurso mapaA primeira dica é que você comece a estudar o quanto antes. E esqueça o que as outras pessoas possam dizer a respeito. O que importa é o seu empenho e sua paciência. Se o concurso não sair no prazo que você quer, que não saia. Mas você já estará preparado.

O concurso do MAPA é um processo seletivo concorrido e há muito conteúdo a ser visto. Logo, não caia nessa história de começar estudar quando sair o edital pois pode ser que você não tenha tempo suficiente para ver tudo que é preciso.

 Organize seu tempo

Se você está interessado no concurso do MAPA, organize seu tempo.

Anote todas as atividades que você tem, como: ir à faculdade, trabalhar, exercícios físicos, o tempo gasto com amigos e família, lazer, tempo para as tarefas de casa e para cuidar da religião. Com tudo no papel, veja quais os horários que você pode disponibilizar para o estudo para o concurso.

Se você tem tarefas de mais e acha que não tem tempo, retire diariamente meia hora do seu horário de almoço, mais uma hora que você fica na frente da televisão e mais meia hora no whatsapp. No fim de uma semana serão 14 horas que você estará investindo na sua vida profissional. Pense nisso como um esforço temporário que você fará para ter uma recompensa vitalícia.  

Pesquise o edital e as provas anteriores

Como já dito, o conteúdo que deve ser visto para o concurso do MAPA é extenso e isso pode gerar muita confusão para quem vai começar a estudar agora, fazendo com que perca tempo com matérias que nem vão cair na prova.

Uma boa dica é pegar o edital dos concursos anteriores e verificar quais as matérias foram cobradas. Além disso, fazer exercícios de provas tanto do MAPA quanto dos órgãos de defesa e inspeção dos estados ajuda a fixar os conhecimentos.

Curso preparatório

A ajuda de um curso preparatório para concursos veterinários é de grande valia para passar em concursos. Como a matéria é muito grande, você pode economizar tempo vendo uma aula preparada por um professor especializado na área. Sem falar que aprender sozinho uma matéria com que não se tem afinidade é muito difícil e desmotivante.

Uma ótima pedida é o curso preparatório para o MAPA do Ifope. Com matéria atualizada de acordo com toda a legislação vigente, a vantagem deste curso é que além de aulas que abordam os assuntos de interesse do concurso do MAPA, existem vídeos de questões comentadas e resolução de exercícios após cada tópico de aula. Outro benefício que você terá é que as aulas online deixam que você mesmo escolha a melhor hora para estudar, de acordo com sua rotina.

Conclusão

Sugiro que não deixe essa oportunidade passar e comece logo a se preparar. Quanto mais tempo você aproveitar agora, mais chances você terá de agarrar a sua vaga no serviço público federal.

Conte-nos como estão seus preparativos, quais suas maiores dificuldades e matéria que acha mais difícil. Vamos adorar saber mais sobre você e seu dia a dia de estudos para o concurso do MAPA.

 

por Andréa Guicheney – médica veterinária, mestre em tecnologia e
inspeção de POA (UFMG), consultora em segurança de alimentos.