Idealizado pelo engenheiro americano Walter Andrew Shewhart, o Ciclo PDCA — ou apenas PDCA — surgiu ainda na década de 30. Amplamente utilizada até os dias de hoje, a ferramenta é um importante mecanismo de gestão de processos de ação corretiva e/ou preventiva.

O que é PDCA?

Cada letra do ciclo representa um de quatro termos em inglês, que podem ser traduzidos da seguinte forma:

  • Plan (Planejar)
  • Do (Executar)
  • Chek (Verificar)
  • Act (Agir)

Plan – dando início ao ciclo

No planejamento, identificamos a situação ou o problema a ser solucionado. Traçamos, então, um plano de ação com a meta, os objetivos e caminhos a serem trilhados para chegarmos à solução da situação/problema inicial. Por fim, determinamos os responsáveis e demais envolvidos no plano e quanto tempo será necessário para concluí-lo.

Do – arregaçando as mangas

Feito o planejamento, é necessário colocar o plano em ação. Comunicarmo-nos clara e assertivamente com todos os responsáveis e demais envolvidos no plano, de modo a instruí-los e auxiliá-los corretamente, é fundamental para seu comprometimento no que tange ao sucesso do plano. Eles executarão o plano, registrarão os dados e resultados obtidos e coletarão todos os dados necessários para dar andamento ao processo.

Check – analisando os resultados

A checagem consiste na avaliação dos resultados do plano proposto. Verificamos os dados e demais informações coletadas na etapa anterior, para compará-los com o planejamento definido na primeira etapa.

Act – buscando a melhoria contínua

É chegado o momento de agir. Nessa etapa estipulamos as ações corretivas e/ou preventivas, de modo a solucionar as falhas e investigar brechas identificadas na segunda etapa. A partir daí, o ciclo deve recomeçar.

Vantagens da utilização do PDCA

Eficiência operacional

Ao mapear os processos, é possível alcançar eficiência na execução das ações, identificando obstáculos que podem comprometer a agilidade, produtividade e o uso de recursos, de modo a propor ações corretivas e/ou preventivas e melhorias. Além disso, se tornará, gradualmente, mais fácil mapear os processos seguintes, já que os indivíduos envolvidos estarão mais familiarizados com todas as quatro etapas.

Otimização do tempo

Mais produtividade em um curto espaço de tempo tende a tornar o mercado ainda mais competitivo. Quando o PDCA é introduzido na gestão de processos de uma organização, identifica-se, por exemplo, perda de tempo em tarefas específicas e, assim, pode-se estipular ações de otimização da jornada.

Comprometimento da equipe e, consequentemente, aumento da produtividade

Todos os colaboradores envolvidos são impactados pelas mudanças que vêm com a aplicação do PDCA, deixando-no familiarizados com o processo e criando neles um senso mais apurado de responsabilidade, no que tange aos resultados do plano. Nesse sentido, é possível identificar um maior comprometimento por parte das equipes, que se sentem imersas no procesos de transformação e, consequentemente, mais valorizadas.

Redução dos custos

Ao utilizar o PDCA, uma organização pode propor, em baixa escala, modificações em processos internos, antes de investir em técnicas que podem não funcionar conforme o planejado, reduzindo gastos não necessários.

O Ciclo PDCA na gestão de qualidade da indústria de alimentos

Como uma importante ferramenta de gestão, o PDCA pode — e deve — ser utilizado na indústria de alimentos, em busca da contínua melhoria dos seus processos.

Exemplo

Se queremos tratar o desperdício na indústria de alimentos, por exemplo, podemos utilizar o PDCA para criar um plano definindo objetivos e caminhos para solucioná-lo. Em seguida, devemos envolver os responsáveis por esse plano e definir seu prazo de conclusão (Plan).

A seguir, esses responsáveis precisarão ser treinados para que nada fuja daquilo que foi planejado. Reuniões, cursos e outras ferramentas de gestão, controle e melhoria podem ser utilizadas. Eles estudarão o problema, seguindo rigorosamente o plano inicial, que será, ainda nessa etapa, colocado em ação. (Do).

Logo após, os responsáveis pelo plano avaliarão tudo o que foi executado, quais objetivos foram alcançados e verificarão todos os dados coletados, de modo a compará-los ao planejamento inicial e investigar possíveis obstáculos, brechas e falhas (Check).

Por fim, agirão corretiva e/ou preventivamente, com o propósito de solucionar o problema: desperdício na indústria de alimentos (Act).

➡️ Leia ainda: Gestão da qualidade: o que é, como implementar e qual sua importância na indústria de alimentos

Conclusão

Não se engane em pensar que o ciclo se encerra quando termina: o PDCA deve ser aplicado continuamente na gestão e melhoria de processos, já que se trata de um ciclo, ou seja, precisa estar em constante movimento, sempre funcionando.

Questão para treinar

(SELECON – 2021 – EMGEPRON – Engenheiro Eletricista (Gerenciamento de Projetos) O chamado Ciclo PDCA é uma ação executada por profissionais que adotam a Qualidade como modelo para a realização das suas atividades de forma eficiente e eficaz. Esse ciclo se refere a um princípio da Qualidade relativo a:

a) gerência de processos

b) delegação de poderes

c) busca da perfeição

d) constância de propósitos

Gabarito: a)

➡️ Você também pode se interessar por: Consultoria Alimentar: Como Ter Sucesso Nessa Área