Redigir uma boa redação é um dos pontos mais importantes para quem quer garantir uma boa nota nos principais concursos públicos, afinal, escrever com desenvoltura, se atentando para todas as normas da língua portuguesa, não é tarefa fácil. Por isso, aprender como  fazer uma redação para concursos é primordial para quem deseja obter um bom desempenho nessas provas. 

Sabendo da dificuldade encontrada por muitos candidatos, preparamos este conteúdo, com as principais dicas de redação, a fim de transformar sua escrita para concurso em uma aliada para aumentar sua média nas provas. Se quiser saber como, continue lendo este texto!

Principais tipos de redação para concursos cobradas

Dissertação

Entre os tipos de produção de textos que mais caem em provas, a dissertação é o mais comum, geralmente cobrando temas relevantes socialmente. A dissertação se divide em duas categorias:

  • Textos dissertativo-argumentativos: nesses casos, o autor deve apresentar um ponto de vista sobre o tema (a tese), que deve ser embasado por argumentos consistentes para convencer o leitor. É necessário que você dê a sua opinião e a sustente com dados, informações fornecidas por especialistas ou autoridades no tema ou por pesquisas científicas;
  • Textos dissertativo-expositivos: aqui o objetivo é expor fatos a respeito do tema, buscando informar quem está lendo. É importante que o texto seja claro e possua exemplos, facilitando a compreensão.

Descrição

No texto descritivo, o objetivo é criar uma imagem sobre o tema, utilizando palavras. O autor deve, então, apresentar suas próprias impressões, expondo as características físicas e/ou psicológicas de algo. São menos comuns do que os textos dissertativos, mas ainda assim podem ser um tipo de redação para concursos.

A descrição pode ser objetiva, com traços concretos e sem a opinião do autor, como em um dicionário, ou subjetiva, em que há impressões pessoais, como em textos literários.

Narração

O terceiro tipo de escrita para concursos é a narração. Ele se diferencia dos demais principalmente por não ter compromisso com a realidade, podendo falar sobre eventos reais, mas também podendo conter personagens e situações fictícias. Alguns exemplos são romances, contos e fábulas. 

A narração conta com alguns elementos específicos, que são:

  • Narrador: quem conta a história,  que tem a possibilidade de estar dentro (narrador-personagem) ou fora dela (narrador-observador);
  • Enredo: conjunto de eventos contados. Ele é dividido em apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho;
  • Personagens: aqueles que vivem os eventos narrados. Eles podem ser principais, como protagonistas e antagonistas, ou secundários;
  • Tempo: existem dois tipos, o cronológico e o psicológico, que vai de acordo com o que está se passando na cabeça dos personagens;
  • Espaço: pode ser ambiente físico, psicológico ou social. 

20 dicas de redação para fazer uma boa escrita para concurso

1. Conheça os tipos de tema cobrados

Os temas das redações geralmente são supresa, sendo revelados apenas no momento da prova. Apesar disso, é possível estudar um pouco sobre a banca e sobre os temas cobrados anteriormente e assim ter mais chances de prever os assuntos com mais chance de serem cobrados.

2. Mantenha-se atualizado

A maioria das bancas se baseia em assuntos atuais e relevantes para elaborar o tema da redação. Por isso, é importante que o candidato esteja sempre atento às principais notícias nacionais e internacionais. 

Esse conhecimento prévio pode te ajudar na hora de escrever, além de facilitar a demonstração do conhecimento e domínio sobre o assunto.

3. Elabore argumentos sólidos

Conhecer o tema não é suficiente quando o assunto é produzir uma redação para concursos. É necessário saber como escolher e organizar seus argumentos para convencer o leitor do seu ponto de vista. 

A utilização de argumentos de autoridade, ou seja, aqueles em que você reforça o que está escrevendo baseando-se nas informações de especialistas, ou em provas concretas, baseada em dados e fatos, é uma ótima maneira de se criar uma argumentação sólida.

4. Não fuja do tema proposto

Muitas notas baixas (e até mesmo eliminações) advém do tangenciamento do tema. Isso acontece quando quem está escrevendo acaba fugindo do assunto principal, abordando temas complementares, mas que não são o foco da banca. 

Para evitar esse tipo de erro é necessário se certificar de que a ideia ou pergunta principal está sendo abordada em todos os parágrafos do texto, evitando deixá-la de lado em qualquer momento.

5. Preste muita atenção no enunciado

Enunciados grandes, que exigem um certo esforço para sua total compreensão, não são incomuns em uma redação para concursos. Muitas vezes, essa complexidade acaba provocando confusões e induzindo o estudante ao erro, sendo necessária muita atenção ao ler o que está sendo proposto.

6. Fuja do senso comum

Enunciados que envolvem temas muito comuns tendem a direcionar o redator para a utilização de argumentos muito comuns e pouco elaborados. Busque aprofundar melhor a sua escrita e fugir de convenções populares sobre um determinado assunto.

7. Seja objetivo

Evite frases longas, de efeito ou clichês. Opte por escrever de forma simples e se fazer entender. Lembre-se: o mais importante é que o examinador compreenda o que você está dizendo.

8. Evite parágrafos longos

Parágrafos longos tendem a tornar a leitura cansativa e a causar dificuldades na hora de compreender o que está escrito. Frases curtas aumentam a dinamicidade do texto, logo, procure utilizá-las sempre que possível.

9. Atente-se à norma culta

É imprescindível respeitar a ortografia e a gramática da língua portuguesa. Apesar de essa não ser a principal competência avaliada em uma escrita para concurso, definitivamente está entre os critérios de avaliação e pode ser um divisor de águas entre uma aprovação e uma reprovação.

10. Não utilize vocabulário extremamente rebuscado e complexo

Escrever de forma rebuscada não garante pontos a ninguém. Na realidade, esse é um mito frequentemente propagado entre os candidatos. Escrever de maneira coesa, compreensível e sucinta é a melhor maneira de garantir um bom resultado.

11. Escreva com letra legível

É importante que você tenha em mente que o examinador provavelmente irá ler e corrigir dezenas ou centenas de redações em um curto espaço de tempo. Dessa forma, é improvável que ele faça esforço para compreender palavras ou frases que estejam escritas com uma caligrafia ruim. Por isso, escreva com uma letra legível, que não cause dificuldades de leitura ou confusões na compreensão do que está escrito.

12. Não use gírias

Se afaste da oralidade e de forma alguma utilize gírias ou expressões populares. Na hora da produção de textos para concursos, é  melhor sempre manter a linguagem formal.

13. Respeite a estrutura do texto

Além de estar atento à ortografia e à gramática, é preciso respeitar a estrutura do texto. Se o texto for discursivo, lembre-se sempre da introdução, discussão e conclusão.

14. Treine frequentemente

A constância na escrita é sua maior aliada para melhorar a qualidade da produção de textos. Procure praticar escrevendo sobre diversos temas semanalmente, sempre buscando ler um pouco sobre o assunto antes e variando os formatos de texto para evitar se prender a uma estrutura fixa.

15. Cronometre seu tempo

Um bom manejo do tempo é característica primordial para quem presta concurso público. Por isso, busque mimetizar as condições das principais provas que você irá prestar, adequando o seu tempo de escrita ao tempo da avaliação.

Não se esqueça que o tempo gasto no dia do exame costuma ser maior. Leve isso em conta ao fazer seus cálculos.

16. Faça um rascunho

O ideal é fazer um rascunho do texto, afinal, quando colocamos o que vem à mente no papel de forma aleatória, novas perspectivas e ideias podem surgir para melhorar o material. Busque reler o que escreveu, se adequar melhor ao tema e organizar os parágrafos da melhor maneira possível.

17. Preste atenção nos limites de tamanho

Todas as redações para concursos têm limite de linhas ou de palavras. Se atente a essa questão, pois passar do limite imposto pode causar eliminação do candidato.

18. Revise seu texto

Faça uma revisão final em seu texto procurando erros gramaticais ou inconsistências. Esse processo não precisa ser demorado, basta apenas uma leitura dinâmica para evitar que falhas passem despercebidas.

19. Divida bem o tempo entre as questões objetivas e a redação

O bom manejo do tempo é uma das chaves para o sucesso na hora de prestar um concurso. Treine e faça simulados, buscando encontrar a melhor ordem para a realização das provas, de maneira que não falte tempo para fazer nenhuma das partes.

20. Procure estar tranquilo na hora da prova

Essa pode ser uma dica óbvia, mas ainda assim não deixa de ser importante. Estar calmo e seguro ao prestar o exame é a melhor maneira de evitar brancos e descontrole ao responder às questões e ao produzir o texto. Relaxe no dia anterior e se prepare física e emocionalmente para a prova.

Conclusão

Agora que você já conhece as principais dicas para se dar bem na hora da redação dos concursos públicos fica muito mais fácil entender que ela não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? E se você quer se preparar ainda mais para prestar as provas, não deixe de conferir os cursos do Ifope! Garanta já a sua aprovação!