Atualmente as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a questão da sustentabilidade e de como atender às nossas necessidades sem prejudicar as futuras gerações. Uma forma sustentável de produção de alimentos é através da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, a qual tem entregado resultados satisfatórios do ponto de vista econômico ao mesmo tempo que tem impacto ambiental reduzido quando comparado ao sistema convencional de produção agrícola.

Sistemas de Cultivo 

Um sistema de cultivo engloba as práticas de manejo comumente adotadas para uma determinada cultura agrícola, com a intenção de produzir de acordo com uma combinação lógica e ordenada de atividades e operações.

No ambiente agrícola os sistemas de produção mais comuns são:

a) Sistema em monocultura

Dentro de um mesmo ano, a produção agrícola se dá de forma isolada, como, por exemplo, cultivar soja no verão e deixar a área em pousio no inverno.


ANO 1ANO 2ANO 3ANO 4
VERÃOSOJASOJASOJASOJA
INVERNOPOUSIOPOUSIOPOUSIOPOUSIO

b) Sistema em sucessão de culturas

Ocorre quando o produtor repete uma sequência de duas espécies vegetais na mesma área por vários anos. Um exemplo é o caso de cultivar soja no verão e trigo no inverno onde esta situação é viável, ou cultivar soja no verão e milho no outono/inverno.


ANO 1ANO 2ANO 3ANO 4
VERÃOSOJASOJASOJASOJA
INVERNOTRIGOTRIGOTRIGOTRIGO

c) Sistema em rotação de culturas

Trata-se de alternar de forma ordenada e cíclica diferentes culturas agrícolas em uma mesma área produtiva.


ANO 1ANO 2ANO 3ANO 4
VERÃOSOJAMILHOSOJAFEIJÃO
INVERNOTRIGOAZEVÉMAVEIATRIGO

d) Sistemas em consorciação de culturas ou poli cultivo

Caracteriza-se pelo cultivo de duas ou mais culturas agrícolas na mesma área agrícola em um mesmo período de tempo.

Como sistema alternativo a essas formas citadas anteriormente, existe o Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta, que busca aproveitar melhor uma mesma unidade de área.

Um exemplo de manejo dentro do Sistema ILPF seria cultivar soja nas entrelinhas de eucalipto e logo após a colheita da soja, semear pastagem com entrada de bovinos.

Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta: Bovinocultura
Fonte: Portal Mato Grosso

Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

O ILPF consiste em explorar atividades agrícolas, pecuárias e florestais, de forma integrada, na mesma área e em épocas diferentes, usando de forma mais eficaz os recursos naturais.

Por ser um sistema de produção que engloba práticas conservacionistas, o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, gera menor impacto sobre o meio-ambiente. 

Dessa forma, a base do ILP é a diversificação da produção, aumentando a eficiência na utilização dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a estabilidade de produção e a renda do produtor.

 Estima-se que no Brasil existam cerca de 100 milhões de hectares de pastagens degradadas, ou seja, áreas aquém do seu potencial de produção. Uma forma de resgatar o potencial produtivo nessas áreas é por meio da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Segundo dados da EMBRAPA, o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta tem a capacidade de contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade do solo e diversificar as alternativas de renda para o produtor rural. 

O Sistema ILPF é abrangente, podendo ser subdividido em quatro modalidades:

1- Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril: 

Integra os componentes agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

2- Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril:

Integra os componentes pecuário e florestal, em consórcio.

3- Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola:

Integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

4- Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril:

Integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.  O componente “lavoura” restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

Em nota técnica, a EMBRAPA resume de forma brilhante o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta da seguinte forma: 

“A ILPF busca integrar sistemas de produção de alimentos, fibras, energia e produtos madeireiros e não madeireiros, realizados na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, para otimizar os ciclos biológicos de plantas e animais, insumos e seus respectivos resíduos. Visa, ainda, manutenção e reconstituição da cobertura florestal, a recuperação de áreas degradadas, a adoção de boas práticas agropecuárias (BPA) e aumentar a eficiência com o uso de máquinas, equipamentos e mão de obra, possibilitando, assim, gerar emprego e renda, melhorar as condições sociais no meio rural e reduzir impactos ao meio ambiente. ”

Conclusão

Como podemos observar, o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma excelente forma de manejar uma área produtiva, aumentando a quantidade e variedade de produtos extraídos na propriedade rural e, ao mesmo tempo, contribuindo com a conservação dos recursos naturais.

ILPF em Concursos Agrônomos

1- UFU-MG – 2018 – UFU-MG – Engenharia Florestal

No que se refere ao uso de Sistemas de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) é correto afirmar que

a) embora esses não viabilizem a fixação do homem no campo, sistemas de ILPF possuem um importante papel social em função da distribuição mais uniforme da renda, da possibilidade de produção de alimentos, da geração de tributos, de empregos diretos e indiretos.
b) o uso de espécies arbóreas de leguminosas em sistemas de ILPF é altamente recomendado em função de sua capacidade de fixação de nitrogênio, do efeito alelopático que favorece o crescimento das demais plantas e da possibilidade de oferta de alimento para os animais.
c) a diversificação de atividades num sistema ILPF ameniza os riscos de mercado, porém reduz a rentabilidade do negócio.
d) o principal fator de sucesso de qualquer Sistema ILPF é a otimização do aproveitamento do espaço, da produção e dos recursos econômicos da propriedade.

2- FUNIVERSA – 2016 – IF-AP – Engenheiro Agrônomo

O sistema integração lavoura-pecuária (ILP) pode proporcionar inúmeros benefícios aos produtores rurais na recuperação/renovação de áreas de pastagens degradadas, recuperação de áreas de lavoura degradadas, formação de cobertura morta de braquiária, produção de forrageira para a entressafra, uso eficiente da terra e a sustentabilidade agropecuária. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta a vantagem da integração entre lavoura e pecuária.

a) aumento do uso da mão de obra
b) dependência de assistência técnica integral
c) dependência de financiamento para fazer o ILP
d) redução nos custos de produção
e) menor necessidade de habilidades de gerência e tecnologias da informação nos sistemas não diversificados

3- FGV – 2016 – Prefeitura de Paulínia – SP – Engenheiro Agrônomo

Um grande desafio para a agricultura será contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas de mono cultivo e de elevada pressão sobre o ambiente, tais como, a erosão e a perda de fertilidade dos solos, o assoreamento dos cursos d’água, a poluição do solo e da água e as emissões de gases de efeito estufa. Diante desse cenário, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) torna-se uma alternativa viável de produção para recuperação de áreas alteradas ou degradadas. A integração de árvores com pastagens e/ ou com lavouras pode se dar em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.

Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

a) Sistema de Produção Agropastoril: integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e, somente, em um mesmo ano agrícola.
b) Sistema de Produção Silvipastoril: integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.
c) Sistema de Produção Silviagrícola: integra o componente florestal e agrícola, em rotação ou sucessão de espécies arbóreas com cultivos agrícolas anuais e perenes.
d) Sistema de Produção Agrossilvipastoril: integra os componentes agrícola, pecuário e florestal somente em rotação, na mesma área. O componente “lavoura” restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.
e) Sistema de Produção Agrossilvipastoril: integra os componentes agrícola, pecuário e florestal somente em consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente “lavoura” restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

Leia também: Caminho do Agrônomo Concurseiro: Desafios e Dicas

Gabarito

1: D
2: D
3: B

Referências

HIRAKURI, M. H.; DEBIASI, H.; PROCÓPIO, S. O.; FRANCHINI, J. C.; DE CASTRO, C. Sistemas de produção: conceitos e definições no contexto agrícola. Documentos 335. Londrina, EMBRAPA SOJA, 2012.

DIAS-FILHO, M. B. Diagnóstico das pastagens no Brasil. Documentos 402. Belém, EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2014.

https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1055/sistema-integracao-lavoura-pecuaria

http://www.portalmatogrosso.com.br/ecossistemas/mato-grosso-e-destaque-no-sistema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta/30882

https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica

Autoria da redatora do Ifope:
Victor Gregório Rodrigues Nadal