Ministério da Agricultura reitera necessidade de 1.600 vagas para fiscais em concurso público

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA) acredita que a falta de Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA) foi um dos motivos pelo qual levou os EUA a suspenderem a compra de carnes do nosso país.

Segundo o sindicato, há hoje 270 frigoríficos funcionando sem a inspeção de fiscais.

Como citado em matérias anteriores, o vice-presidente da Anffa Sindical, Marcos Lessa, fez o pedido ao Ministro da Agricultura, Blairo B. Maggi que, por sua vez, já encaminhou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a solicitação de recomposição do quadro de Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA) por meio de concurso público. Tais solicitações foram feitas por perceberem a necessidade de pelo menos 1.600 fiscais.

Os problemas levantados pelos EUA foram abscessos, tecidos proibidos e material não identificado nas carnes, percebidos no momento das inspeções de embarques.

Nessa sexta-feira (23/06), o governo brasileiro argumentou que a maioria dos problemas com a carne estão relacionados à aplicação de vacinas nos animais.

O secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, disse à Reuters, em entrevista que “O mercado americano é o mais exigente entre os mercados que servimos, então as empresas brasileiras terão de se adaptar, terão de seguir os requisitos de forma muito rígida”

De acordo com Rangel haverá uma missão técnica do Ministério da Agricultura que irá aos EUA no início de julho para discutir o fim da suspensão. Após o retorno da missão, o Ministro Blairo B. Maggi também irá aos Estados Unidos tratar pessoalmente do assunto, com o secretário da Agricultura Sonny Perdue.

 

Não restam dúvidas de que as notícias e constatações das deficiências na fiscalização de carnes brasileiras estão impactando negativamente a economia do país. E exatamente por esse grave impacto, entende-se que a contratação de novos profissionais para auditoria e inspeção nos frigoríficos do Brasil é iminente.

Diante deste momento e das afirmações dos órgãos responsáveis, o concurso do MAPA não demora a ser autorizado, em caráter de urgência.

Você, médico veterinário, não pode deixar sua preparação para a última hora. O cargo de auditor fiscal federal agropecuário exige bastante conhecimento específico para aprovação no concurso e acima de tudo, postura profissional no desempenho de suas funções.

por Naylla Marcos – Consultora de Capacitação do Ifope
Revisão: Camilla Greco – Marketing do Ifope
(fontes – Revista Exame e Época Negócios)


Seja aprovado no concurso do MAPA. Faça o combo preparatório do Ifope.