Você sabia que os laticínios e as queijarias são responsáveis por gerar um importante subproduto para a indústria de alimentos? Esse subproduto é o que chamamos de soro do leite!

O soro do leite, ou também conhecido como soro do queijo, já possui várias aplicabilidades e pode ser empregado na indústria alimentícias em diversas áreas, entre elas para a fabricação de bebidas lácteas, doces, pães e outros alimentos.

O avanço tecnológico permitiu que esse produto fosse transformado e visto não mais como resíduo, mas sim como um item de valor para o mercado.

Interessante, não é mesmo? 

Fique ligado e acompanhe esse postblog! Vamos falar tudo sobre o aproveitamento do soro do leite e sua aplicabilidade na indústria!

Qual é a origem o soro do leite?

Sendo bem objetiva, o soro do leite é um líquido gerado da produção de queijos!

Esse produto é formado, pois o processo de produção de queijos é dado pela acidificação do leite, com o auxílio de bactérias e enzimas, capazes de transformar e separar o leite em coalhada e soro. A coalhada é a parte sólida e a base para a produção de queijos, enquanto o soro é a parte líquida, que chamamos de soro do leite.  

Este líquido apresenta-se de cor amarelo-esverdeada, odor forte e característico, aspecto turvo e sabor fresco, ligeiramente doce ou ácido.

Já é de se esperar que o volume de produção desse soro é bem grande, quando comparado em proporção à quantidade de coalhada que é formada. 

Em termos quantitativos, o processo de fabricação de queijo não converte 100% do leite utilizado em queijo. Cerca de 90% do volume de leite empregado na fabricação de queijos resulta em soro; ou seja, 10 litros de leite produzem, aproximadamente, 1kg de queijo e 9 litros de soro.

É muito soro!!!

Por que aproveitar o soro do leite?

Como vimos, o alto volume produzido é um dos principais fatores que estimulam o aproveitamento deste produto pela indústria. 

E os ganhos em aproveitar esse alimento são bastante significativos.

Além dos benefícios econômicos, podemos citar também os benefícios ambientais e nutricionais.

Benefícios Econômicos

Do ponto de vista econômico, o aproveitamento do soro do leite é responsável por impactar vários agentes dessa cadeia.

Para os produtores, a elaboração de novos produtos a partir do soro de leite é uma fonte de geração de renda. Para a indústria, é uma alternativa de economia de matéria-prima e oportunidade de revenda do alimento que era, até então, tratado como resíduo.

Benefícios Ambientais

Olhando pela perspectiva ambiental, o aproveitamento traz impacto extremamente positivo. 

Mas, nem sempre foi assim.

A ausência da tecnologia impossibilitava os meios de transformação deste produto e o seu descarte na natureza ocorria de maneira inconsciente, causando enormes prejuízos ecológicos.

O soro ou era jogado fora, causando danos ao meio ambiente, por ser altamente poluente, ou era destinado à alimentação animal. 

O tratamento deste produto como resíduo e o descarte realizado de forma indevida, provocava poluição de rios e causava mau cheiro em regiões próximas ao descarte. 

Por ser considerado um dos grandes poluentes da indústria de laticínios, pesquisas foram obtendo espaço e o soro do leite ganhou novo status. 

Hoje, não há mais motivos para desperdiçar o soro do leite. Estamos falando de um produto com elevado potencial de agregação de valor!

Complemente sua leitura: Pasteurização do leite: o que é e qual a importância desse processo

Benefícios Nutricionais

Como componente na alimentação humana, o soro do leite possui alto valor nutricional e é considerado uma importante fonte de proteína para o consumo humano.

Sabe-se que a constituição básica é, em sua maioria, composta de água, proteínas, lactose e minerais. Essas proteínas apresentam excelente composição em aminoácidos, alta digestibilidade e biodisponibilidade de aminoácidos essenciais, o que aumenta ainda mais a aplicabilidade deste produto. 

Além das nutricionais, as proteínas de soro de leite têm propriedades funcionais que conferem propriedades físicas benéficas quando usadas como ingredientes em alimentos, principalmente devido a sua alta solubilidade, absorção de água e capacidades emulsificantes.

Por esse motivo, o soro do leite é utilizado para a elaboração de diversos produtos na indústria.

Acompanhe…

Leia também: Gestão de Análises Microbiológicas – como fazer rastreabilidade no processo

Aplicabilidade do soro do leite

Fabricação de Isolado Proteico

Um grande mercado que utiliza o soro de leite como matéria-prima é o de suplementos alimentares. Nesse nicho, esse subproduto é empregado para a elaboração de produtos muito utilizados por praticantes de esporte, que são os conhecidos whey protein – isolados proteicos e BCAA’s.

O whey protein é um conjunto de proteínas extraídas do soro de leite e industrializadas.

Os BCAA’s, por sua vez, são os aminoácidos essenciais que auxiliam na hipertrofia muscular, reduzindo a sensação de fadiga muscular, permitindo maior resistência aos treinos e maior ganho de massa magra. Esses aminoácidos são disponibilizados em forma de cápsulas ou em pó.

O concentrado proteico de soro de leite e a proteína isolada de soro de leite são também usados extensivamente na indústria de alimentos para aumentar o valor nutricional e melhorar a textura dos produtos, como carne processada, salsichas, alimentos saudáveis e barras de chocolate.

Ainda como suplementos alimentares, o soro de leite é aplicado em dietas especiais para crianças e idosos e também na alimentação animal, com a incorporação da proteína de valor biológico.

Fabricação de Ricota

A elaboração de queijo ricota também é uma possibilidade para o aproveitamento do soro do leite. 

É uma forma de aproveitar as proteínas nele contidas para a produção de um alimento leve, dietético e com baixo teor calórico.

Segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA, esse tipo de queijo é definido como o produto obtido da albumina do soro de queijos, o que confere legalmente a utilização do soro para a fabricação de ricota.

Fabricação do soro de leite em pó

Outra alternativa para os laticínios e queijarias é a secagem e a comercialização em pó deste soro, para que outras indústrias realizem o seu reprocessamento. 

Na forma de pó, a venda concentra-se para indústrias que fabricam achocolatados, iogurtes, biscoitos, massas e ração animal.

O processo demanda de equipamentos relativamente caros porém, por utilizar matéria-prima de baixo custo, o processo torna-se viável.

Fabricação de Bebida Láctea

A produção de bebida láctea é uma das principais opções de aproveitamento deste subproduto a baixo custo. A bebida láctea é um alimento no qual o soro do leite é considerado ingrediente obrigatório.  

O seu processamento é facilitado pela existência de equipamentos na indústria e conhecimento do processo de produção. 

Resumindo o cenário atual deste subproduto

Devido ao desenvolvimento de métodos industriais, tornou-se possível produzir uma variedade de derivados do soro de leite. 

O avanço da tecnologia nos permitiu e está permitindo cada vez mais, que esse alimento seja explorado ao máximo e sua aplicabilidade ganhe cada vez mais mercado em todo o mundo. 

Antes descartado durante a fabricação de queijos ou subutilizado como complemento para a alimentação animal ou na adubação das lavouras, agora ele ganhou novo status e aumenta a presença no preparo de achocolatados, iogurtes, biscoitos, massas e pães.

O avanço é tão grande que existem empresas que já trabalham exclusivamente com soro de leite como matéria-prima!! E esse benefício vai além da elaboração de novos produtos. 

O aproveitamento impacta também no meio ambiente!

Porém, esse subproduto ainda é pouco aproveitado, diante do alto volume de produção que é gerado diariamente em todo o Brasil.  Ainda encontramos situações na qual o destino é completamente impróprio e os problemas ambientais gerados são expressivos.

A conscientização deve partir de todos os participantes dessa cadeia, desde os produtores, indústria, até os gestores. 

Se você trabalha em laticínios e queijarias, esteja sempre atento para formas de inserir o aproveitamento consciente do soro do leite na sua indústria.

Seja o profissional capaz de transformar e impactar o meio à sua volta! Incentive o reaproveitamento! Tenho certeza que os benefícios serão grandiosos para você, sua empresa, seus clientes e colaboradores!

Até a próxima…

Você pode gostar de ler também: Lactose em Leite e Derivados: Rotulagem Obrigatória

Autoria da redatora do Ifope:
Mariana Pereira Santos