A medicina veterinária é uma profissão regulamentada já há 50 anos. Ao longo desse tempo, os campos de trabalho da profissão se diversificaram e foram surgindo várias áreas dentro da medicina veterinária, abrindo espaço para diferentes formas de atuação.

Fato é que o trabalho dos médicos veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados a animais de companhia, como cães e gatos. Eles atuam também em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal, têm papel fundamental na agropecuária brasileira, podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, dentre diversos outros campos. 

Com essa imensa gama de opções, é comum que o recém-formado fique com muitas dúvidas sobre onde atuar na medicina veterinária. Assim, para que você conheça um pouco mais sobre as possibilidades da medicina veterinária, preparamos este post. Não deixe de ler!

Principais áreas da medicina veterinária

Veterinária clínica e cirúrgica

Essa é, sem dúvida, uma das carreiras mais seguidas e mais conhecidas dentro da medicina veterinária. Nela, o profissional presta atendimento a animais domésticos em clínicas ou hospitais veterinários.

A popularização desses serviços tem se tornado cada vez maior, justamente porque o número de pessoas que possuem um animal de estimação também aumentou nos últimos anos. Dessa forma, existem muitos profissionais dentro desse mercado e, em muitos casos, a recompensa financeira pode acabar diminuindo em alguns locais.

Por isso, a especialização dos médicos veterinários que atuam nessa área tem se tornado cada vez mais necessária. Ela pode ser feita através do meio acadêmico, com mestrado e doutorado, ou através de especializações que garantem ainda mais propriedade em áreas específicas, como ortopedia, nutrição animal, dermatologia, entre outras.

Assessoria para o agronegócio e produção animal

A atuação na área de agronegócio e produção animal permite ao profissional um cenário de amplas possibilidades da medicina veterinária em que ele pode exercer diversas funções e atividades. Dentre elas ganha destaque a participação no que envolve a produção de alimentos de origem animal, como carne, ovos e leite, por exemplo.

Nesse campo é possível atuar basicamente de duas formas principais. A primeira e mais conhecida é o cuidado do animal de rebanho, atuando na manutenção da saúde, na nutrição e na prevenção de doenças infecto-contagiosas. A segunda, um pouco menos divulgada, é o auxílio à obtenção de uma boa qualidade do produto final e assessoria de produção. Nesse caso, o veterinário atua checando as etapas de produção, identificando pontos de falhas e propondo melhorias, além de verificar a qualidade da carne a ser utilizada para o corte ou do ovo para o consumo, por exemplo.

Vigilância e inspeção

A inspeção e vigilância de estabelecimentos que trabalham com alimentos de origem animal, tais como supermercados, frigoríficos e até indústrias, é uma das áreas da medicina veterinária com bastante potencial para ser explorada. O objetivo é fazer a fiscalização do local e realizar vistorias periódicas visando observar se as regras sanitárias de armazenamento e produção estão sendo seguidas. 

Para atuar na área de vigilância, o veterinário deve realizar algum tipo de concurso público. Alguns exemplos são os concursos realizados pelas Agências de Defesa Agropecuária dos Estados, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pelo exército brasileiro, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), dentre muitos outros.  

Aproveite para conferir um post mais completo sobre Concursos em medicina veterinária e conheça os principais.

Saúde pública na medicina veterinária

Na carreira de saúde pública, o profissional trabalha principalmente para garantir a prevenção, controle e diagnóstico situacional de zoonoses – doenças vindas de animais que podem contaminar humanos. É o caso de doenças importantes como a raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

Essa categoria de profissionais tem tanta relevância para a saúde pública que foi integrada às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em 2011. Dessa forma, os médicos veterinários podem atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. 

Um exemplo prático de como essa área da medicina veterinária acontece na prática é a realização de visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. 

Esse profissional pode atuar em laboratórios ou mesmo no setor público, por meio de concursos. Em muitos casos, esses concursos são realizados pela prefeitura dos municípios, que conta com uma renda específica para realizar a contratação dos profissionais ligados ao NASF.

Pesquisa e desenvolvimento

A carreira de pesquisa e desenvolvimento tem uma relação muito íntima com o direcionamento acadêmico dos estudos, e costuma surgir ainda durante a graduação. 

Caso opte por ingressar na pesquisa, o veterinário pode trabalhar em estudos sobre diferentes espécies de animais, que tratam de diferentes aspectos. Essa área é tão ampla que os temas podem envolver desde reprodução, clonagem e melhoramento genético, até o desenvolvimento de alimentos e utensílios para animais domésticos.

Os pesquisadores geralmente buscam aprimorar o que já existe ou criar algo novo com o intuito de inovar e melhorar a qualidade de vida dos mais diversos tipos de animais e/ou dos humanos que convivem com eles, independente se a relação é predatória ou de cuidado, por exemplo.

Veterinária esportiva

A veterinária esportiva tem como foco de atuação profissional os animais que participam de competições. O objetivo é identificar e tratar problemas ou lesões que podem aparecer nesses animais ao longo do tempo, além de contribuir para que sua saúde esteja sempre a melhor possível para que ele não se machuque e para que sua performance seja máxima.

Perícia na medicina veterinária

De forma semelhante à veterinária esportiva, a área de perícia também trabalha em ambientes que sejam conhecidos por organizar competições ou concursos com animais.

Esse veterinário especializado é responsável por fazer a avaliação de cada um dos participantes, identificando se a saúde do animal está realmente boa e adequada para a competição. Um outro objetivo importante é avaliar se o animal é suspeito de ingerir alguma substância proibida no local, seja para aumentar o desempenho ou disfarçar alguma lesão que esteja comprometendo seu desempenho. 

É preciso ter um olhar muito atento, uma vez que concursos de alta performance exigem conhecimentos específicos sobre os animais e sobre as regras às quais os participantes são submetidos.

O ensino dentro da medicina veterinária

Além de todos esses campos de atuação já citados, trabalhar com o ensino de profissionais formados ou em formação também se destaca como uma das principais áreas de atuação da medicina veterinária.

Essa área fornece diversas possibilidades, de forma que o profissional pode atuar como professor universitário em instituições particulares ou públicas, além de dar palestras, cursos ou, até mesmo, prestar consultorias.

Não deixe de conferir o nosso kit especial: Cronograma de Estudos para Veterinários: Como Montar o Seu clicando aqui ou na imagem abaixo

Como estudar para concursos de medicina veterinária?

Assim como a maioria dos concursos públicos, os concursos de medicina veterinária costumam cobrar uma gama extensa de assuntos, com questões que questionam desde conhecimentos mais amplos até aqueles mais específicos. Por isso, é necessário criar uma estratégia de estudo e focar naqueles temas que aparecem de maneira mais frequente nas provas.

Dentro da medicina veterinária, os assuntos mais cobrados costumam permear a epidemiologia, a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e os principais vetores biológicos, por exemplo. Dominar esses assuntos é essencial para se sair bem nas provas e ter mais chance de ser aprovado. 

Para obter esses conhecimentos, é possível acessar conteúdos gratuitos, como os disponíveis no blog do Ifope e em nossos ebooks. Se você deseja, porém, possuir um material de estudos mais denso, com conteúdo detalhado e na íntegra, além de ter acesso a um banco de questões de prova, por que não dar uma olhada nos nossos cursos? Eles oferecem a preparação que você precisa para a sua aprovação e são oferecidos de maneira remota, facilitando o acesso e a adequação aos seus horários. Para conhecê-los basta clicar neste link!

Para que você tenha uma noção da forma como o conteúdo de medicina veterinária é cobrado dentro dos concursos, confira as seguintes questões:

VUNESP – 2016 – MPE-SP – Médico Veterinário

Segundo o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, em vigor no Brasil, a carne apreendida, proveniente de abate clandestino em estabelecimento sem registro nos órgãos competentes, deve ser:

a) inspecionada e, se houver condições, doada, in natura, para instituições de caridade.

b) inutilizada com produtos químicos e destinada a aterro sanitário ou forno crematório.

c) inspecionada e, se houver condições, utilizada para o preparo de embutidos.

d) inspecionada e, se houver condições, utilizada para o preparo de produtos enlatados.

e) inspecionada e, se houver condições, utilizada para o preparo de rações de animais.

Médico Veterinário – MAPA – ESAF – 2017

Assinale a opção correta que indica o principal fator de virulência da Moraxella bovis relacionado a sua patogenia na ceratoconjuntivite infecciosa bovina.

a) Produção de beta-hemolisina.

b) Produção de fosfolipases.

c) Produção de sideróforos.

d) Variações antigênicas.

e) Presença de fímbrias.

Você também pode gostar de ler: Como estudar medicina veterinária para concursos públicos? 

Conclusão

Existem diversas áreas da medicina veterinária. Por isso, é importante conhecer bem os seus principais campos de atuação para entender qual é aquele que mais se encaixa com seu perfil e com os seus desejos profissionais. 

A atuação desses profissionais pode se dar tanto na área privada, em empresas ou dentro do agronegócio, ou na área pública, sendo que a principal forma de ingresso são os concursos públicos. 

Independente de qual seja a sua área, conte sempre com o Ifope para te ajudar e para te manter informado sobre os principais conteúdos importantes dentro da medicina veterinária, seja através do nosso blog ou dos nossos ebooks!