A medicina veterinária é uma formação que permite a atuação em diversas áreas, indo desde o trabalho com animais de pequeno porte em clínicas veterinárias até o cuidado de animais silvestres. E, entre essa gama de possibilidades, estão os concursos públicos, uma opção que atrai tanto recém-formados quanto aqueles que já possuem maior experiência na profissão. 

Porém, muitos que desejam prestar concursos públicos para veterinários não sabem por onde começar. Nós sabemos disso! E foi pensando em você que preparamos este texto completo sobre como estudar medicina veterinária para concursos!  Entenda um pouco mais sobre a medicina veterinária para concursos, como funciona o mercado de trabalho, o que e como estudar para passar nos melhores concursos do país. Continue lendo para saber mais!

Como estudar medicina veterinária para concursos?

Uma vez que se decide prestar concurso público, a principal dúvida que surge é: quais disciplinas e assuntos devo priorizar? É claro que é importante ter uma noção geral sobre a maioria dos temas, uma vez que podem ser cobrados em uma ou outra questão e todo ponto é decisivo em sua aprovação. Apesar disso, como o conteúdo costuma ser extenso, é importante ter em mente quais os assuntos mais abordados e torná-los prioridade no momento do estudo.

Podemos dividir os conhecimentos principais em dois tipos: os específicos, que dizem respeito à área de atuação e à medicina veterinária em si, e os mais gerais, que são competências e habilidades necessárias para se trabalhar no cargo em questão. Veja, abaixo, os temas de medicina veterinária para concursos mais recorrentes:

Principais temas específicos

Epidemiologia

A epidemiologia é a ciência das epidemias. Ela estuda os fatores que contribuem para a difusão e propagação de doenças, além de abordar sobre o modo de distribuição, evolução e prevenção. Ela nos mostra que as enfermidades são causadas por um conjunto de fatores e que é importante fazer uma relação entre eles e o seu impacto sobre a forma que a doença vai se manifestar na população.

Em geral, as questões relacionadas à epidemiologia costumam cobrar alguns conceitos, como taxa de incidência, taxa de prevalência, taxa de mortalidade, epidemia e virulência, bem como a interpretação correta de cada um deles. 

Para você entender melhor, separamos uma questão como exemplo: 

VUNESP – 2019 – Prefeitura de Cerquilho – SP – Médico Veterinário

Em epidemiologia, a razão entre as chances em favor da exposição de animais doentes e as chances em favor da exposição de animais sadios é conhecida como:

  1. Taxa de ataque;
  2. Odds ratio;
  3. Risco relativo;
  4. Risco absoluto;
  5. Teste de Student.

Quer saber um pouco mais sobre como esse tema é cobrado nas provas? Então confira o nosso artigo sobre Epidemiologia: o que é e para que ela serve.

Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal

Os chamados produtos de Origem Animal, conhecidos também pela sigla POA, são todos e quaisquer materiais que se originam de forma direta ou indireta de animais, como carnes, gorduras, mel, leite, ovos, carnes, queijos, entre muitos outros. Para que tenham sua qualidade e segurança mantidas adequadamente até o consumidor final é necessária a fiscalização e a inspeção desses produtos, a fim de garantir que as normas sanitárias e industriais sejam seguidas rigorosamente.

A padronização desses procedimentos de fiscalização é feita pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Dentro do SUASA existem subsistemas:

  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA;
  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – SISBI-POV;
  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas – SISBI-AGRI;
  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários – SISBI-PEC.

Sendo o SISBI-POA o mais importante quando o assunto é produto de origem animal, pois é responsável por todo o processo de qualidade do produto.

Para ficar mais claro, veja esta questão:

Fundação de Saúde de Angra dos Reis – RJ (FUSAR/RJ) 2012

O RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal) estabelece as normas que regulam, em todo território nacional, a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Entre os produtos sujeitos à inspeção e reinspeção, previstos no RIISPOA, pode-se citar:

  1. Animais de açougue, caça, leite e cultivo de arroz;
  2. Leite, ovos, feijão e seus subprodutos e derivados;
  3. Cultivo de arroz, mel, pescado e animais de açougue;
  4. Leite, cera, cultivo de soja e caça;
  5. Pescado, mel, cera de abelha e seus subprodutos derivados.

Quer saber um pouco mais sobre a Legislação relacionada ao controle de qualidade dos alimentos, então confira nosso artigo sobre Legislações sanitárias que todo gestor de qualidade deve saber.

Controle e Biologia de Vetores, Roedores e Animais Peçonhentos/ Fauna Sinantrópica

Esse tema é mais amplo que os demais, englobando principalmente as questões relacionadas às zoonoses, à ecologia relacionada à fauna sinantrópica e a relação com os animais peçonhentos.

Quando falamos de zoonoses, é importante ressaltar que a execução das ações, das atividades e das estratégias de vigilância, prevenção e controle desse tipo de doença tem extrema relevância para a saúde pública. Elas englobam inúmeras patologias de transmissão vetorial, além de raiva e leishmaniose – dois dos temas mais relevantes. 

A fauna sinantrópica, por sua vez, trata de animais que colonizam habitações humanas e seus arredores a fim de obter vantagens em termos de abrigo, acesso à alimentação e à água. Os sinantrópicos, representados principalmente pelos animais domésticos, como cachorros e gatos, desenvolveram uma relação de comensalismo com os seres humanos, se adaptando a ecossistemas urbanos ou antropizados, adaptando-se a essas condições independentemente da vontade do homem.

Por fim, outro importante tema são os animais peçonhentos, muito relacionados com a ocupação humana do território e com acidentes em casa ou no trabalho, que podem ter sérias consequências para o ser humano. Esses animais também têm importante papel na indústria de desenvolvimento de fármacos, uma vez que seu veneno pode ter inúmeras utilidades a serem descobertas pelos cientistas. 

Uma maneira que esse conteúdo é cobrado pode ser exemplificada na seguinte questão:

Prefeitura Municipal de Vitória – 2017

Considere que o Centro de Controle de Zoonoses de Vitória tenha sido procurado pelo proprietário de um pequeno supermercado para reclamar da presença de roedores em seu estabelecimento. O mesmo capturou uma porção de fezes, colhidas no estabelecimento, para fazer a identificação da espécie. As fezes se apresentavam em forma de cápsulas com extremidades rombudas. Nessa situação, a provável espécie de roedores presente no estabelecimento é:

  1. Mus musculus;
  2. Bolomys lasiurus;
  3. Rattus rattus;
  4. Rattus norvegicus;
  5. Akodon cursor. 

Principais temas gerais

Além dos conhecimentos específicos relacionados à medicina veterinária para concursos, as provas costumam cobrar os seguintes assuntos:

Língua Portuguesa

Temas: Compreensão e interpretação de textos; domínio da ortografia oficial; emprego das letras; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; emprego dos sinais de pontuação; concordância verbal e nominal; emprego de crase; colocação dos pronomes átonos; reescritura de frases e parágrafos do texto; acentuação gráfica; coesão textual; emprego de elementos de sequenciação textual; emprego/correlação de tempos e modos verbais; domínio da estrutura morfossintática do período; relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; substituição de palavras ou de trechos de texto; retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade; correspondência oficial; adequação da linguagem; adequação ao gênero.

Noções de informática

Temas: Noções de sistemas operacionais; edição de textos, planilhas e apresentações; redes de computadores; conceitos básicos, internet e intranet; programas de navegação; programas de correio eletrônico; sítios de busca e pesquisa na Internet; grupos de discussão; computação na nuvem; conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; segurança da informação; procedimentos de segurança; noções de vírus; aplicativos para segurança; procedimentos de backup; armazenamento de dados na nuvem; redes sociais.

Ética no serviço público

Temas: Ética e moral: princípios e valores; ética e democracia: exercício da cidadania; ética e função pública; ética no setor público; decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética

Profissional do Serviço Público); Lei nº 8.429/1992 (Lei da Improbidade Administrativa); Lei nº 9.784/1999 (Processo administrativo disciplinar).

Como estudar medicina veterinária para concursos da melhor maneira?

Existem diversas formas de estudar medicina veterinária para concursos. Isso varia muito de acordo com a melhor forma de aprendizado individual. Apesar disso, algumas dicas são universais, independente do método utilizado por você:

  • Se planeje e procure sempre manter uma frequência constante de estudos, isso ajuda a criar o hábito de estudar e a evitar o acúmulo de conteúdo;
  • Procure estudar em ambientes tranquilos;
  • Programe revisões espaçadas para não esquecer o que já foi estudado;
  • Procure fontes confiáveis para utilizar como base para os seus estudos. Existem inúmeros conteúdos disponíveis na internet e nem sempre todos eles contém a informação correta ou atualizada.

E, se você quer acelerar ainda mais seu processo de aprovação em concursos públicos para veterinários, não deixe de conferir os cursos oferecidos pelo Ifope. Nós possuímos excelência em aprovação e temos diversos cursos específicos para a área de concursos, você pode conferi-los clicando aqui!

A carreira do médico veterinário concursado

Um dos principais pontos positivos dos concursos públicos para veterinários é a possibilidade de o profissional continuar atuando em sua área de formação enquanto se beneficia com a estabilidade empregatícia que a carreira pública oferece. Essa estabilidade pode ser vista por muitos como uma vantagem, uma vez que garante um emprego com horário e salário definidos, possibilidade de férias anuais e a garantia do décimo terceiro salário. Além disso, vale ressaltar que ser um servidor concursado muitas vezes acaba afastando a necessidade de se submeter a rotinas exaustivas e a regimes de plantão, o que pode ser considerado um grande ganho para a qualidade de vida. 

Os concursos públicos para veterinários oferecem inúmeras possibilidades de atuação. Confira alguns exemplos de concursos espalhados pelo Brasil:

  • Concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): o veterinário atua principalmente na fiscalização e controle das instalações para produção e comercialização de alimentos e medicamentos, além de ser essencial na elaboração de normas para regulação do mercado;
  • Concurso da Polícia Civil para perito criminal: o profissional atua realizando exames periciais em locais de infração penal, além de dar apoio técnico e administrativo à Polícia;
  • Concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentos (MAPA), no qual existem cargos como o de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, que atua nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos, até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc), laticínios, ovos e carnes.

Para conhecer mais sobre os principais concursos públicos para veterinários no Brasil, não deixe de conferir esta matéria em nosso blog sobre o tema. Aproveite, também, para se inscrever em nosso site e receba, gratuitamente, uma lista dos concursos públicos federais, estaduais e municipais que oferecem cargos para médicos veterinários, com atualização periódica. Para saber mais, clique aqui!

Conclusão

Estudar para concurso público nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, o conteúdo é extenso e as questões são muitas. Apesar disso, o foco e a determinação, além do uso de fontes e guias confiáveis, que te direcionam para os conteúdos mais importantes cobrados, são a receita para o sucesso e para a aprovação.

Por isso, conte com o Ifope para te ajudar! Em nosso blog, você encontra outros temas para estudar. Mas, se quer se aprofundar e garantir a aprovação em concursos públicos para veterinários, não deixe de acessar nossos cursos!