A epidemiologia é um dos assuntos mais importantes quando se trata da vida prática do médico veterinário, além de ser um dos temas mais cobrados em provas e concursos. Apesar disso, muitos estudantes, profissionais e pessoas no geral sequer sabem o que é epidemiologia ou têm dificuldade em entender do assunto.

Para ajudar a desmistificar o que é epidemiologia, qual a relação entre epidemiologia e saúde e o que está envolto nesse assunto, vamos abordar seus principais tópicos e lhe ajudar a descomplicar de uma vez por todas esse tema. Confira!

O que é epidemiologia?

Basicamente, a epidemiologia é a ciência das epidemias. Ela estuda os fatores que contribuem para a difusão e propagação de doenças, além de abordar sobre o modo de distribuição, evolução e prevenção. Em linhas gerais, a epidemiologia se baseia no fato de que os agravos de saúde não ocorrem por acaso em uma população. A distribuição desigual desses agravos seria produto da ação de fatores externos que se distribuem desigualmente dentro dela. 

Para ficar mais simples, precisamos entender dois pontos principais: o primeiro é que qualquer enfermidade é causada por múltiplos fatores, somando questões relacionadas ao ambiente, ao contexto e à população. Em segundo lugar, precisamos compreender que esses fatores precisam ser identificados e deve ser feita uma estimativa em relação à correlação entre eles e em relação à maneira que eles impactam o estabelecimento da doença.

Dessa maneira, ambientes diferentes em que ocorrem eventos distintos vão provocar diferenças no surgimento e na progressão dos agravos de saúde nas populações. Assim, por mais semelhantes que sejam, a forma como esses fatores externos a influenciam também vai influenciar na forma em que a doença aparecerá.

A epidemiologia congrega métodos e técnicas de três áreas principais de conhecimento: Estatística, Ciências da Saúde e Ciências Sociais. Sua área de atuação compreende ensino e pesquisa em saúde, avaliação de procedimentos e serviços de saúde, vigilância epidemiológica e diagnóstico e acompanhamento da situação de saúde das populações.

Conceitos importantes sobre epidemiologia e saúde

A epidemiologia trabalha com alguns conceitos importantes para descrever como uma doença se comporta em uma determinada população. Tais conceitos são imprescindíveis para a compreensão de qualquer texto ou questão sobre o assunto. São eles: 

Medidas de ocorrência das doenças

Taxa de incidência

É uma medida de morbidade que determina a manifestação de uma determinada doença. Seu cálculo pode ser feito a partir da divisão do número de novos casos de uma doença pelo número de pessoas em risco. Ela mensura o surgimento da doença em uma população, determinando o risco de adoecimento de um indivíduo que está dentro dessa população.

A incidência é ideal para estudos de acompanhamento a longo prazo e permite determinar se uma doença ocorre de maneira endêmica, ou seja, dentro do esperado, ou de maneira epidêmica, ou seja, acima do esperado em uma determinada área ou período.

Taxa de prevalência

A prevalência é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo. Ela mede a população que já tem a doença, sem fazer distinção de casos novos e antigos. Seu cálculo pode ser feito usando o número de afetados em determinado momento, dividido pelo número total da população.

É um indicador mais adequado para doenças crônicas e para estudos seccionais.

Taxa de mortalidade

Esse indicador representa o número de óbitos ocorridos dentro de um período. A taxa reflete a relação entre o número de mortos anuais e a população total de um lugar.

Essa taxa pode ser aplicada também para subgrupos populacionais, como faixa etária ou sexo, e para a causa do óbito, como uma doença específica.

Taxa de letalidade

Nesse caso, busca-se medir o quanto uma doença tem como desfecho a morte. Utilizando a população acometida pela doença, é feito um cálculo que envolve a divisão do número de óbitos por esse agravo pelo número de doentes pelo mesmo agravo.

Formas de ocorrência da doença na população

Endemia

Esse termo é utilizado quando uma doença ocorre em uma população dentro dos limites esperados. Ele expressa que determinada doença ocorre de maneira constante e com frequência definida, ou seja, a situação é estável. Se o comportamento do agravo está bem compreendido, provavelmente o seu comportamento endêmico será previsível.

Epidemia

No caso da epidemia, pode-se dizer que ela determina a ocorrência de uma doença, transmissível ou não, em limites acima dos esperados para um determinado período. Vale ressaltar que esse conceito não envolve necessariamente um grande número de casos da enfermidade e sim um aumento em relação ao esperado.

Pandemia

Uma pandemia determina a ocorrência de determinada enfermidade acima dos valores esperados, atingindo grandes extensões geográficas. Em populações de animais, aceita-se também o termo panzootia

Estrutura epidemiológica

Agente

É o que causa a doença. Pode ter natureza química, física ou biológica. Os agentes físicos e químicos costumam atuar de forma mais direta, sem depender tanto do ambiente, enquanto os biológicos necessitam cumprir seu ciclo no hospedeiro para completar sua cadeia.

Hospedeiro

Trata-se de um organismo que abriga um micróbio em si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista. Ele pode ser definitivo, sendo imprescindível ao parasita, uma vez que a sua principal fase adulta será desenvolvida nele, ou intermediário, que apesar de ser igualmente importante é onde o parasita desenvolverá sua fase larval, juvenil ou realizará reprodução assexuada.

Patogenicidade

Capacidade de um determinado microrganismo de causar doença. Ou ele é patogênico ou não é.

Virulência

Determina a gravidade da doença causada. Um determinado micróbio pode ser mais ou menos virulento do que outro. Ou seja, a virulência mede o grau de patogenicidade do agente.

Antigenicidade

É a capacidade do agente de induzir a formação de anticorpos, independente da virulência do agente.

Tipos de zoonoses

Zoonoses são doenças que podem ser naturalmente transmitidas entre quaisquer vertebrados e os seres humanos. Considerando a sua importância para a economia e para a área da saúde, esse tema é frequentemente abordado em provas e concursos. 

As zoonoses podem ser divididas de diversas formas, sendo elas:

De acordo com o tipo de transmissão

  • Antropozoonose: doenças próprias de animais que são transmitidas a humanos, como raiva e brucelose;
  • Zooantroponose: doenças próprias de humanos que são transmitidas a animais, como tuberculose, amebíase, difteria;
  • Amphixenose: doenças transmitidas tanto de humanos a animais quanto de animais a humanos. Por exemplo: estafilococose e estreptococose.

De acordo com o ciclo de manutenção do agente

  • Zoonoses diretas: o agente causador necessita apenas de uma espécie para se manter. São transmitidas aos seres humanos por contato direto, indireto, veículos ou vetores, como a raiva e a leptospirose;
  • Ciclozoonoses: quando o agente etiológico sofre alterações morfológicas e necessita de mais de um hospedeiro para completar o ciclo. Sendo as euzoonoses aquelas que requerem a participação do ser humano, e as parazoonoses aquelas que não requerem. Exemplos: Complexo Equinococose-Hidatidose e Cisticercose;
  • Metazoonoses: é necessário o envolvimento de vertebrados e invertebrados para transmissão da doença. Geralmente são veiculadas ao ser humano por meio de vetores, como no caso da febre amarela e da Leishmanioses.;
  • Saprozoonoses: precisam tanto de um hospedeiro vertebrado quanto de um local inanimado, como matéria orgânica, alimentos, solo e água,  para concluir o processo evolutivo. Exemplos: Toxoplasmose, Toxocaríase.

Leia Mais: Quer entender sobre zoonoses de forma mais aprofundada? Confira este texto!

Epidemiologia em concursos veterinários

A epidemiologia é uma área de conhecimento muito ampla, que envolve diversos conceitos. Entender o que é epidemiologia e qual a relação entre epidemiologia e saúde é muito importante, principalmente para aqueles que desejam prestar concursos na área da saúde. Assim, vale ressaltar que o domínio dos conceitos aqui apresentados é a chave para um bom desempenho em concursos e nas demais provas de medicina veterinária. Para lhe ajudar a ficar por dentro das exigências, separamos duas questões de concursos anteriores:

Questão 1

Prova: ADM&TEC – 2020 – Prefeitura de Mata Grande – AL – Médico Veterinário

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um dos princípios básicos da epidemiologia é o de que os agravos à saúde ocorrem por acaso em uma população. Assim, pode-se afirmar que a distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem igualmente e uniformemente na população.

II. Também conhecido como mal da mangueira, perna negra ou blackleg, o carbúnculo sintomático é causado pela bactéria Clarinne espirilicca. É uma doença de curso grave em ovinos e canídeos. A infecção geralmente é exógena e os esporos são ativados por lesões traumáticas.

Marque a alternativa CORRETA:

(A) As duas afirmativas são verdadeiras.

(B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

(C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

(D) As duas afirmativas são falsas.

Questão 2

Prova: IESES – 2019 – Prefeitura de São José – SC – Médico Veterinário

O agente, o hospedeiro e o meio ambiente, são elementos fundamentais que constituem o processo epidêmico. É importante considerá-los em conjunto, para se estabelecer os níveis em que deverão ser adotadas as medidas objetivando-se o controle e erradicação de determinada doença que esteja ocorrendo em dada população animal. Neste contexto, assinale a alternativa que possui apenas características do agente biológico e em particular os de caráter infectocontagioso, que contribuem para que ele possa persistir em determinado sistema ecológico.

(A) Raça, Densidade Populacional, Virulência, Temperatura.

(B) Estado fisiológico, Densidade Populacional, Resistência, Variabilidade.

(C) Virulência, Patogenicidade, Variabilidade, Antigenicidade.

(D Estado fisiológico, Infecciosidade, Idade, Resistência.

Conclusão

Gostou de entender um pouco mais sobre o tema? Então que tal dar uma olhada nos outros conteúdos do nosso blog? Não deixe também de conferir nossos cursos, voltados para você que busca se preparar da melhor forma para os concursos de medicina veterinária. Aqui, você tem diversas opções à sua disposição! Com certeza irá encontrar aquela que melhor se encaixa no que você precisa hoje! Clique aqui para saber mais!