Se preparar com qualidade é uma das coisas mais importantes para te ajudar a conseguir o cargo tão desejado no concurso público. Vem conferir neste artigo como estudar para concurso público de forma eficiente!

Saber como se preparar para as provas de concurso não é fácil e existem muitos desafios no caminho até a aprovação. Mas, para você que tem o sonho da carreira pública, separamos algumas dicas para que tenha sucesso nos seus planos.

Dica 1- Planejamento
Como estudar - planejamento

A primeira coisa a se fazer para começar a estudar para concurso público é você planejar de fato a forma como vai estudar.

O planejamento é muito importante para que o tempo de estudo seja realmente efetivo.

É nesta etapa que você concurseiro deve se atentar para uma série de coisas, como determinar o foco daquele projeto e construir uma meta com data específica.

É necessário definir:

  • as disciplinas que serão estudadas;
  • a forma que elas serão abordadas;
  • o tempo gasto;
  • e a periodicidade do estudo para cada uma.

Desta forma ficará mais fácil para que você consiga estudar todo o conteúdo de determinado certame.

Dica 2- Edital

Uma dica valiosa é não esperar o lançamento do edital.

O tempo entre a publicação do mesmo e a prova é curto (entre 2 e 3 meses em média) e as matérias são muitas!

Então, antecipe-se preparando-se previamente tendo como base os editais passados para que você tenha tempo suficiente para ver, compreender e fixar tudo que é preciso.

Posteriormente, quando o edital for lançado, é necessário que faça uma análise criteriosa tópico a tópico, para ajustar alguns detalhes como:

  • confirmar as disciplinas cobradas;
  • entender os pesos de cada tópico;
  • o tipo de prova;
  • e ainda qual a banca estará realizando o concurso.

Dica 3- Organização do tempo

Agora é necessário escolher de que forma você vai fazer para usar de maneira eficiente o seu tempo.

É necessário alocar de forma inteligente o tempo disponível que você tem durante o dia.

Existem 2 maneiras principais de trabalhar com o planejamento que são o quadro horário e o ciclos de estudos.

3.1 Quadro horário

Aqui você tem estabelecido todos os períodos em que você vai estudar, o que você vai estudar e o momento exato em que aquilo vai acontecer.

Como estudar para concurso público - quadro horário
Quadro horário

O quadro horário nada mais é do que uma tabela, sendo que nas colunas você tem os dias da semana e nas linhas você tem os horários do seu dia, então em cada horário você irá programar uma atividade para fazer.

Este tipo de planejamento é bom para mostrar exatamente o que você precisa fazer em cada momento do estudo.

Ele funciona muito bem para quem está começando a estudar, porque com o quadro horário é possível avaliar se consegue cumprir tal meta ou se precisa adaptar.

3.2 Ciclo de estudos

No ciclo de estudos você irá trabalhar somente com as disciplinas que você vai estudar e sem momentos fixos.

É uma ferramenta mais maleável, e nesse sentido você só vai colocar a quantidade de tempo que irá estudar em cada uma das disciplinas do seu material.

Como estudar para concurso público - Ciclo de estudos
Ciclo de estudos

Nesta, o estudante não tem um horário determinado, por isso este método é muito bom para pessoas que não têm uma rotina bem definida, pois nesse caso você pode usar todos os tempos vagos que existem no seu ciclo.

Dica 4- Saber utilizar a internet a seu favor

Como estamos em um mundo conectado é necessário para o concurseiro saber utilizar os recursos deste mundo digital ao seu favor!

Como estudar para concurso público - internet

Os desvios com a internet são cada vez mais comuns, por exemplo, utilizando as redes sociais para procrastinação.

No entanto, pode-se usar essa ferramenta de forma mais inteligente, para buscar na internet por exemplo aulas, livros, apostilas e conteúdos sobre como estudar para facilitar a vida do concurseiro.

Saber utilizar os recursos certos na hora certa e saber filtrar todos esses recursos é de suma importância para o bom aproveitamento desta ferramenta.

Dica 5- Técnicas de estudo

De acordo com a neurociência, nosso cérebro tem a capacidade de se moldar diante de estímulos, o que é chamado de neuroplasticidade.

Para que você tenha um aprendizado significativo, é necessária uma metodologia de ensino que utilize estratégias e recursos baseadas nos diferentes estilos de aprendizagem.

Existem diferentes estímulos sinestésicos que criam um ambiente de afetividade que promovem emoções positivas e estimulam a memória permitindo a maior fixação do conhecimento.

Quando se utiliza técnicas baseadas em neurociências é possível compartimentar o conhecimento adquirido e isso faz com que o nosso cérebro tenha um processo de recuperação mais claro e simples.

Esta é a ideia central para que você possa lembrar melhor de certo conteúdo na hora que você precisar.

Entenda melhor no artigo: Como estudar sozinho e ser aprovado com segurança em concurso público!

Dica 6- Ferramenta de estudos

Quando se fala sobre como estudar para concurso, é preciso ter em mente que existem diversos tipos de materiais e cursos preparatórios com videoaulas e apostilas.

Neste momento é necessário que você tenha discernimento para escolher um bom material e ter bons métodos de estudo para se dedicar e alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.

Métodos de estudo:

Existem 4 principais métodos de estudo escolhidos pelos candidatos que são:

Então, para se decidir você só precisa definir o que é prioridade para você.

Leia mais em Como se preparar para concurso: análise comparativa das 04 opções

Dica 7- Bons materiais

Adquira bons materiais, bons e poucos. Construa seu conhecimento a partir de um material que você compreenda.

Uma solução são os cursos preparatórios de qualidade que oferecem a você materiais de excelência, já selecionados, atualizados e explicados, tudo em um só lugar.

Dica 8- Entender os conteúdos

Se você está estudando muito tempo para a mesma coisa, com certeza você está estudando da maneira errada. Você deve se dedicar, gastar toda a sua energia para se superar e ir para outros níveis de estudo.

Compreender os conteúdos pedidos em um concurso é de suma importância para superar as dificuldades que você irá ter.

Só é fixado o conhecimento que é compreendido de fato!

Existem muitos cursos preparatórios de qualidade que são um grande diferencial para te ajudar em qualquer dificuldade encontrada, pois existem professores especializados em cada matéria e com um conteúdo mastigado, como é o caso do Ifope.

Tenha sempre em mente que este é o projeto da sua vida e que você merece o melhor aprendizado.

Dica 9- Revisões

Sempre que terminar algum conteúdo faça resumos da matéria estudada.

Estes resumos podem ser feitos através de fichamentos, resumos gráficos, resumos escritos ou mapas mentais. Você só tem que descobrir qual o melhor método se aplica a você.

Leia também o artigo: 3 Técnicas de estudo e memorização de longa duração para concursos públicos

Dica 10- Treinamento de questões
Como estudar - treinamento de questões

Uma dica muito importante para quem vai prestar concurso público é o treinamento de questões.

É necessário resolver questionários sobre o conteúdo estudado todos os dias, mesmo que você não tenha conseguido algum tempo livre para estudar, nem que seja por meia hora é necessário resolver questões.

Este treinamento fará com que você tenha maior facilidade na hora da prova e possa fixar as matérias já estudadas.

Dica 11- Mentalidade

Ao longo desse processo você vai se transformando em uma pessoa diferente e a cada novo desafio é necessário estudar para poder se desenvolver, aprender e evoluir cada vez mais, elevando assim sua capacidade.

Mas não se esqueça de relaxar ou fazer alguma atividade que goste, pois isto é muito importante para ter um bom resultado em seus estudos.

Já sabe como estudar para concurso!? Então, mãos a obra!

Enfim, é necessário que você se prepare com antecedência para atingir bons resultados. Se o estudo for de qualidade o resultado será a facilidade na compreensão das matérias e como consequência, aceleração em sua aprovação.

O Ifope é o único preparatório do Brasil especialista em concursos de ciências agrárias, com altas taxas de aprovação.

Nós criamos uma metodologia de ensino e aprendizagem e não apenas oferecemos aulas e materiais. É muito mais que isso! Por trás de nossos cursos e aulas há muita ciência e técnicas para gerar alta performance em nossos alunos.

Se seu sonho é a carreira pública, saiba como conseguir alcançar sua aprovação no próximo concurso!

Estude com segurança e eficiência, contando com professores especialistas e conteúdos 100% atualizados. Conheça nossa metodologia de preparação e aprovação com resultados comprovados:

Preparatório AISIPOA