Preparar-se com qualidade é uma das coisas mais importantes para te ajudar a conseguir o cargo tão desejado no concurso público. Mas muitos concurseiros têm dúvidas sobre o caminho que precisa ser percorrido para chegar a esse objetivo. O que é necessário fazer? Quantas horas por dia é preciso estudar? Essas e muitas outras perguntas são questionamentos comuns. Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender como estudar para concursos públicos de forma eficiente.

Saber como se preparar para as provas de concurso não é fácil e existem muitos desafios na jornada até a aprovação. A boa notícia é que existem muitas maneiras de fazer o percurso ser menos árduo. Isso inclui auto-organização, definição de objetivos e ferramentas e parceiros que podem ajudar. Para que tem o sonho da carreira pública se torne realidade na sua vida, separamos algumas dicas para que você tenha sucesso nos seus planos.

Como estudar para um concurso público?

1. Faça um planejamento
Como estudar - planejamento

A primeira coisa a se fazer para começar a estudar para concurso público é você planejar de fato a forma como vai estudar.

O planejamento é muito importante para que o tempo de estudo seja realmente efetivo.

É nesta etapa que você concurseiro deve se atentar para uma série de coisas, como determinar o foco daquele projeto e construir uma meta com data específica.

É necessário definir:

  • as disciplinas que serão estudadas;
  • a forma que elas serão abordadas;
  • o tempo gasto;
  • e a periodicidade do estudo para cada uma.

Desta forma ficará mais fácil para que você consiga estudar todo o conteúdo de determinado certame.

2. Antecipe-se ao lançamento do edital

Uma dica valiosa é não esperar o lançamento do edital.

O tempo entre a publicação do mesmo e a prova é curto (entre 2 e 3 meses em média) e as matérias são muitas!

Então, antecipe-se preparando-se previamente tendo como base os editais passados para que você tenha tempo suficiente para ver, compreender e fixar tudo que é preciso.

Posteriormente, quando o edital for lançado, é necessário que faça uma análise criteriosa tópico a tópico, para ajustar alguns detalhes como:

  • confirmar as disciplinas cobradas;
  • entender os pesos de cada tópico;
  • saber o tipo de prova;
  • e ainda qual a banca realizará o concurso.

Após a publicação do edital também é momento de detalhar o conteúdo programático e separar aquilo que você já estudou e o que é novidade e precisará de mais atenção. Lembrando que até os itens que você domina precisam de uma boa revisão!

3. Organize o seu tempo

Agora é necessário escolher de que forma você vai fazer para usar de maneira eficiente o seu tempo.

É necessário alocar de forma inteligente as horas disponíveis que você tem durante o dia – e claro, conciliar com outras atividades.

Existem 2 maneiras principais de trabalhar com o planejamento: o quadro horário e o ciclos de estudos.

3.1 Quadro de horário

Aqui você tem estabelecido todos os períodos em que você vai estudar, o que você vai estudar e o momento exato em que aquilo vai acontecer.

Como estudar para concursos públicos - quadro horário
Quadro de horário

O quadro de horário nada mais é do que uma tabela, sendo que nas colunas você tem os dias da semana e nas linhas você tem os horários do seu dia. Assim, em cada um deles você vai programar uma atividade para fazer.

Este tipo de planejamento é bom para mostrar exatamente o que você precisa fazer em cada momento do estudo.

O quadro funciona muito bem para quem está começando a estudar para concurso, porque com o quadro horário é possível avaliar se você consegue cumprir tal meta ou se precisa adaptar.

3.2 Ciclo de estudos

No ciclo de estudos você vai trabalhar somente com as disciplinas que você vai estudar e sem momentos fixos.

É uma ferramenta mais maleável, e nesse sentido você só vai colocar a quantidade de tempo que se dedicará a cada uma das disciplinas do seu material.

Como estudar para concurso público - Ciclo de estudos
Ciclo de estudos

No ciclo de estudos o estudante não tem um horário determinado, por isso esse método é muito bom para pessoas que não têm uma rotina bem definida. Dessa forma, é possível usar todos os tempos vagos que existem no seu ciclo.

Vale lembrar que tanto o ciclo de estudos quanto o quadro de horários devem acompanhar a definição de metas e objetivos que você fez anteriormente.

4. Saiba utilizar a internet a seu favor

Como estamos em um mundo conectado, todo concurseiro precisa saber utilizar os recursos deste mundo digital em benefício próprio!

Como estudar para concurso público - internet

As distrações com a internet são cada vez mais comuns, com as redes sociais servindo como ferramenta de procrastinação.

No entanto, é possível usá-la de forma mais inteligente, como para buscar aulas, livros, apostilas e conteúdos sobre como facilitar a vida do concurseiro.

Saber utilizar os recursos certos na hora certa e saber filtrá-los é de suma importância para o bom aproveitamento desta ferramenta.

5. Faça uso de técnicas de estudo

De acordo com a neurociência, nosso cérebro tem a capacidade de se moldar diante de estímulos, o que é chamado de neuroplasticidade.

Para que você tenha um aprendizado significativo, é necessária uma metodologia de ensino que utilize estratégias e recursos baseadas nos diferentes estilos de aprendizagem.

Existem diferentes estímulos sinestésicos que criam um ambiente de afetividade e que promovem emoções positivas, estimulando a memória e permitindo a maior fixação do conhecimento.

Quando se utiliza técnicas baseadas em neurociências é possível compartimentar o conhecimento adquirido. Isso faz com que o nosso cérebro tenha um processo de recuperação mais claro e simples.

Esta é a ideia central para que você possa lembrar melhor de certo conteúdo na hora que você precisar.

Entenda melhor no artigo: Como estudar sozinho e ser aprovado com segurança em concurso público!

6. Busque uma ferramenta de estudos

Quando se fala sobre como estudar para concurso, é preciso ter em mente que existem diversos tipos de materiais e cursos preparatórios com videoaulas e apostilas.

Neste momento é necessário que você tenha discernimento para escolher um bom material e ter bons métodos de estudo para se dedicar e alcançar resultados cada vez mais satisfatórios.

6.1 Métodos de estudo

Existem 4 principais métodos de estudo escolhidos pelos candidatos que são:

Então, para se decidir você só precisa definir o que é prioridade para você.

Leia mais em Como se preparar para concurso: análise comparativa das 04 opções

7. Escolha bons materiais

Adquira bons materiais, bons e poucos. Construa seu conhecimento a partir de um conteúdo que você compreenda.

Uma solução são os cursos preparatórios de qualidade que oferecem a você materiais de excelência, já selecionados, atualizados e explicados. Tudo em um só lugar!

8. Absorva os conteúdos da maneira correta

Se você está passando muito tempo na mesma coisa, com certeza está estudando da maneira errada. Você deve se dedicar, gastar toda a sua energia para se superar e ir para outros níveis de estudo.

Compreender os conteúdos pedidos em um concurso é de suma importância para superar as dificuldades que você terá.

Só é fixado o conhecimento que é compreendido de fato!

Existem muitos cursos preparatórios de qualidade que são um grande diferencial para te ajudar em qualquer dificuldade encontrada. No corpo docente há professores especializados em cada matéria e com um conteúdo mastigado, como é o caso do Ifope.

Tenha sempre em mente que este é o projeto da sua vida e que você merece o melhor aprendizado.

9. Faça revisões

Sempre que terminar algum conteúdo faça resumos da matéria estudada.

Eles podem ser feitos através de fichamentos, resumos gráficos, resumos escritos ou mapas mentais. Você só tem que descobrir qual método se aplica a você.

Mesmo o conteúdo que você domina precisa ser revisado! Pode ser que você tenha esquecido de algum detalhe importante, e isso vai afetar a sua preparação.

Leia também o artigo: 3 Técnicas de estudo e memorização de longa duração para concursos públicos

10. Faça questões
Como estudar - treinamento de questões

Uma dica muito importante para quem vai prestar concurso público é o treino de questões.

É necessário resolver questionários sobre o conteúdo estudado todos os dias, mesmo que você não tenha conseguido algum tempo livre para estudar. Meia hora é suficiente para resolver questões.

Este treinamento fará com que você tenha maior facilidade na hora da prova e possa fixar as matérias já estudadas.

Outra escolha muito importante é de fazer questões de provas antigas do concurso que você escolher. Como há semelhanças entre os conteúdos programáticos, você vai ter uma boa ideia de como determinado assunto pode ser cobrado.

11. Relaxe e procure atividades de lazer

Ao longo desse processo você vai se transformar em uma pessoa diferente, e a cada novo desafio é necessário estudar para poder se desenvolver, aprender e evoluir cada vez mais. Dessa forma você elevará a sua capacidade.

Mas não se esqueça de relaxar ou fazer alguma atividade que goste, pois isto é muito importante para ter um bom resultado em seus estudos. Uma mente cansada não absorve conhecimento, e exagerar no ritmo pode comprometer o seu resultado final.

A dica aqui é se dedicar a seus hobbies, familiares e amigos. Faça leituras de assuntos que te interessam (e não têm a ver com o concurso), assista a filmes e séries, participe de confraternizações, pratique esportes, medite… Opções não faltam!

Você vai ver como a sua mente vai trabalhar melhor depois de algumas horas de descanso!

Já sabe como estudar para um concurso!? Então, mãos à obra!

Estamos chegando ao fim deste conteúdo. Esperamos que você tenha absorvido todas as nossas dicas e esteja pronto para colocá-las em prática. Mas antes de começar a sua rotina de estudos para concurso, vamos reforçar alguns pontos.

Depois de fazer esta leitura você deve ter notado como a antecedência é importante para atingir bons resultados. Deixar para estudar somente quando o edital é liberado é arriscado. Um estudo antecipado é sinônimo de qualidade, e o resultado disso é que você terá mais tempo para compreender as matérias e fixá-las na sua mente. Quanto antes você começar a se preparar, mais perto estará da aprovação que tanto deseja!

E por que estamos falando isso? Para que você conte com um parceiro de sucesso na sua preparação antecipada. O Ifope é o único preparatório do Brasil especialista em concursos de ciências agrárias, com altas taxas de aprovação.

Nós criamos uma metodologia de ensino e aprendizagem única e exclusiva, e não apenas oferecemos aulas e materiais. É muito mais do que isso! Por trás de nossos cursos e aulas há muita ciência e técnicas para que nossos alunos tenham alta performance.

Se seu sonho é a carreira pública, saiba como conseguir alcançar sua aprovação no próximo concurso!

Com o Ifope você vai estudar para concurso com segurança e eficiência, contando com professores especialistas e conteúdos 100% atualizados. Conheça nossa metodologia de preparação e aprovação com resultados comprovados!