O objetivo até aqui já está claro: passar no concurso de Auditor Fiscal Federal Agropecuário Agrônomo do MAPA.

Agora vem as dúvidas: Como estudar? O que estudar? Quais estratégias usar?

Neste artigo vamos tentar te ajudar a definir O QUE ESTUDAR.

Concursos públicos são processos muito justos, que aprovam quem realmente está melhor qualificado. Então invista em sua preparação otimizando seu tempo de estudo! Para isso é importante definir alguns pontos, que levantaremos a seguir.

Cronograma de estudos

Planejar seus estudos é um investimento! Assim você organizará sua vida sabendo quando estudar, o que estudar e por quanto tempo

Isso minimizará sua ansiedade, pois terá consciência de que seus estudos “cabem” dentro de sua rotina e de que não precisa parar de viver para ser aprovado, mas apenas focar nos estudos nos momentos em que se propôs a isso!

Selecionar as matérias

O conteúdo cobrado nos editais é extenso e o peso ou a frequência de cada disciplina é bem variável. Assim, saber quais conteúdos estudar, ou por onde começar ou para quais dar mais importância é estratégia diferencial para sua conquista.

Nossa recomendação é que separe os conteúdos e a divisão do seu tempo nos seguintes grupos:

  1. Matérias com maior peso e maior dificuldade – dedicará 35% do seu tempo
  2. Matérias com maior peso e menor dificuldade – dedicará 35% do seu tempo
  3. Matérias com menor peso e maior dificuldade – dedicará 20% do seu tempo
  4. Matérias com menor peso e menor dificuldade – dedicará 10% do seu tempo

O que estudar – peso e frequência

O grau de dificuldade das disciplinas varia entre os indivíduos, mas as matérias com maior peso ou que são cobradas com maior frequência não. E é aí que esse artigo vai facilitar sua vida!!

Estudamos os últimos editais das provas do MAPA para agrônomos e preparamos para você uma lista das principais disciplinas cobradas. Confere aí:

o que estudar para concursos agrônomos

*%: refere-se a quantos por cento das questões da prova específica trataram dessa disciplina. 

Em cima desse estudo podemos concluir que mais de 70% das questões das últimas quatro provas do MAPA abordavam os seguintes conteúdos:

  • Sanidade Vegetal**; 
  • Padronização, Classificação e Fiscalização de POV; 
  • Orgânicos; 
  • Armazenamento de produtos agropecuários; 
  • Fiscalização de sementes e mudas; 
  • Organismos Internacionais;
  • Organismos Geneticamente Modificados.

**Entende-se por Sanidade Vegetal o conjunto de disciplinas que aborda conceitos e práticas destinadas a prevenir, controlar e/ou erradicar pragas e doenças capazes de provocar danos econômicos às lavouras e seus produtos, especialmente nas culturas que detêm importância econômica e social para o país. 

Dentro desse assunto estão as disciplinas: Defesa Sanitária Vegetal, Vigiagro, Pragas Quarentenárias e Análise de Risco.

Resumindo, você deve planejar seus estudos seguindo essa ordem de disciplinas, estudando primeiro os conteúdos que foram mais frequentes. Dessa maneira, independente do tempo que tiver para seu preparo, irá rever mais vezes, e consequentemente ter melhor fixação, os conteúdos vistos primeiro.

Leia ainda:3 Técnicas de estudo e memorização de longa duração para concursos públicos

Ferramentas

Você já tem em mãos quantas horas dispõe para se dedicar ao seu projeto e as disciplinas cobradas com mais frequência. Agora deve elaborar a melhor estratégia para garantir a qualidade dos seus estudos. 

Você pode estudar sozinho, montar grupos de estudo, fazer cursos preparatórios presenciais ou fazer como mais de 50% dos aprovados no último concurso do MAPA e se preparar com o Ifope!

Analise bem antes de fechar sua estratégia! Por exemplo, se seu plano incluir se deslocar por 30 minutos para ir estudar e mais 30 para voltar, isso significa um gasto exclusivamente com deslocamento de mais de 350 horas em um ano!! Tempo esse que você poderia estar se dedicando diretamente ao estudo em casa, já que essa é mais ou menos a carga horária que você precisa dedicar para ser aprovado em um concurso!

Agora imagina, além dessa economia de tempo, receber de forma facilitada as explicações, as leis, as normativas, os conceitos e ainda exercícios de treinamento dentro de cada um dos tópicos que definiu estudar!? 

Isso significa otimização do seu tempo de estudo. 

Afinal, quando você elaborou seu cronograma já teve claro quantas horas por semana para se dedicar ao projeto você tem, agora COMO aproveitar essas horas é uma escolha sua!

Escolha a melhor estratégia e comece sua preparação imediatamente!

Preparatório para Concursos Agronomia
Comece agora seu preparo com maior assertividade!

Leia agora: Como estudar para Concurso Público – 11 dicas para alcançar a aprovação

Gire a roleta e tente a sorte!

  • Sem nenhuma pegadinha!
  • 1 rodada por e-mail
  • Basta digitar seu e-mail e girar
Gire e Ganhe