A carreira pública em órgãos estatuais é o sonho de muito Veterinário e Agrônomo. Você acompanha as movimentações no Instituto Mineiro de Agropecuária, sabe o que é o órgão, como foram as últimas contratações e qual a expectativa para um novo concurso no IMA MG?

Venha se informar e ficar mais perto dos seus sonhos!

O que é o IMA MG?

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA MG) é uma  autarquia ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que assume, entre outras atribuições, a missão de executar as políticas públicas de produção, saúde, educação, além de responder pela certificação de produtos agropecuários no Estado.

O objetivo contínuo do IMA MG é aprimorar a missão de cuidar da defesa sanitária (vegetal e animal), inspecionar e fiscalizar produtos e, assim, colaborar para os cuidados com a saúde e o meio ambiente.

Como foram as últimas contratações do IMA MG?

Concurso 2008

O último concurso público realizado pelo IMA aconteceu em 2008 para preenchimento de 296 vagas das carreiras de Assistente e Fiscal.

O concurso foi realizado sobre responsabilidade do Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada – IGETEC.

Os candidatos passaram por prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Os Veterinários concorreram a 38 vagas, enquanto os Agrônomos disputaram 15 oportunidades para Fiscal Agropecuário.

Processo seletivo 2014

Posteriormente, em 2014, aconteceu um novo processo seletivo para preenchimento de 67 vagas do cargo de Fiscal Agropecuário.

As funções disponibilizadas foram de Médico-veterinário e Engenheiro-agrônomo nas áreas de Inspeção/ Frigorífico, Inspeção Geral, Defesa Sanitária Vegetal, Defesa Sanitária Animal e Agroindústria Familiar e Educação Sanitária, em diversos municípios do Estado.

No entanto, essa seleção foi para contratação por tempo determinado, não tendo havido prova, apenas análise curricular, eliminatória e classificatória, e os habilitados passam por entrevista na etapa seguinte.

Processo seletivo 2016

Por fim, as últimas admissões realizadas pelo órgão aconteceram no final de 2016, quando houve nova contratação por tempo determinado, para atender a necessidade de excepcional interesse público do Instituto.

Esta seleção visava o preenchimento de 43 vagas para cargos de nível superior para Fiscal Agropecuário.

Na ocasião foram disponibilizadas 8 vagas para Engenheiros Agrônomos e 35 para Médicos Veterinários e os salários eram de R$ 2.983,31.

Os aprovados foram distribuídos em postos de trabalho por todo o estado.

Para esse concurso as inscrições foram recebidas via Sedex e não houve prova, apenas cadastro/inscrição, análise de currículo e entrevista.

Os contratados realizariam atividades no IMA MG pelo prazo de 3 (três) anos, prorrogáveis por mais 3 (três) anos.

Qual a expectativa de novo concurso em 2019 para o IMA MG?

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado que aconteceu em 2016 foi de 2 (dois) anos, contado da data da publicação.  Devido a isso, muito se especulava sobre um novo processo seletivo acontecer em 2019.

Essa especulação tomou ares de verdade após publicação em 20 de agosto do atual Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, nas redes sociais afirmando que:

“o governo de MG vai contratar 60 médicos veterinários para atuar como fiscais agropecuários em todo o estado, para fortalecer a inspeção de produtos de origem animal, tornando-a cada vez mais robusta e comprometida com a saúde de todos os mineiros.

Nos próximos dias será publicado edital com as informações completas sobre as vagas.”

Confira aqui a postagem completa

No dia 04/09/2019 um novo edital foi de fato publicado mas não para concurso público, e sim para Processo Seletivo Simplificado!

Este processo visa a seleção de candidatos o preenchimento de 60 (sessenta) vagas para lotação em qualquer município pertencente à área de abrangência da coordenadoria escolhida.

Esta contratação se dará por tempo determinado, até 31/12/2020, para realização de atividades no Instituto Mineiro de Agropecuária.

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 2 (dois) anos,
contado da data da publicação.

O período de inscrição para as vagas será realizado de 04/09/2019 a 20/09/2019.

Concurso Veterinário - Combo Preparatório

Você pode se interessar também: Concursos Para Veterinários – Oportunidades