Se você é Engenheiro Agrônomo ou trabalha na área da agropecuária, com certeza você está familiarizado com os termos de criação extensiva e intensiva. No entanto, sempre ficam alguns pormenores que podem causar dúvidas e, principalmente, te prejudicar no momento de responder alguma questão mais complicada de um concurso, por exemplo. 

Por isso, hoje viemos aqui te explicar o que é a criação extensiva e as principais diferenças, vantagens e desvantagens quando comparada à criação intensiva. Além disso, ao final, você poderá testar seus conhecimentos com alguns exemplos de questões de provas sobre a criação extensiva. Continue por aqui e boa leitura!

O que é a criação extensiva? 

A criação extensiva, ou pecuária extensiva, é um tipo de criação de gado que ocorre em grandes áreas, sendo o sistema de produção mais tradicional. Essa modalidade também é conhecida como criação de gado a pasto e costuma ocupar latifúndios e propriedades familiares. 

Vantagens da criação extensiva

Vamos ver agora quais são as principais vantagens da pecuária extensiva! Confira: 

  • Custo: esse sistema requer um baixo investimento quando comparado à modalidade intensiva. A pecuária extensiva é uma forma de criar animais em conexão com a natureza, por meio dessa ação, os produtores conseguem economizar nos custos com alimentação, pois a maior parte dos alimentos é proveniente de pastagens. Por fim, também consegue reduzir os custos com pessoal, já que a pecuária intensiva requer monitoramento permanente, ao contrário da pecuária extensiva, onde bovinos, ovinos ou caprinos podem pastar livremente e com segurança.
  • Qualidade: a criação extensiva é capaz de potencializar a qualidade dos produtos provenientes do animais como a carne e o leite, justamente pelo método de criação mais natural, o que acaba interferindo no produto final da agropecuária. Assim, suas características visuais e gustativas se aproximam mais dos produtos de origem natural, caseira e até mesmo artesanal. 
  • Sustentabilidade: é um método de criação mais sustentável, pois foca na preservação da biodiversidade, além do fato de que a compensação de carbono neste modelo é também sustentável, o que significa que há maior consumo do que emissão.

Desvantagens da criação extensiva

Vamos ver agora quais são as principais desvantagens da pecuária extensiva! Confira: 

  • Área: se você já têm grandes propriedades de terra, esse fator pode não ser tanto uma desvantagem. No entanto, se o negócio é iniciante, a pecuária extensiva pode não ser a melhor a opção. Isso porque, além de terrenos próprios para a criação de gado terem um custo grande, a preparação deles também leva tempo e investimento. 
  • Controle menor: por existir uma área grande disponível, o gado consegue se espalhar bastante pela propriedade dificultando muito monitorando de desempenho de cada animal. 
  • Dificuldade na alimentação: essa é uma desvantagem que é relacionado com o tópico anterior, com o menor monitoramento do gado, fica mais complicado saber a necessidade de nutrientes que, inclusive, podem estar em deficiência pelo desenvolvimento ruim ou ineficiente das forrageiras. 

Qual a diferença para a pecuária intensiva? 

O oposto da criação extensiva é a pecuária intensiva, que ocorre em uma área muito menor e exige investimentos maiores para sua eficaz realização. Investimentos esses que são, em sua maior parte destinados ao uso de tecnologias, inseminação artificial, maquinários, insumos e fertilizantes. Esse sistema também é conhecido como modelo de confinamento ou semiconfinamento. 

Vantagens da criação intensiva

Vamos ver agora quais são as principais vantagens da pecuária intensiva! Confira: 

  • Produtividade: uma maior produtividade é alcançada na criação intensiva principalmente por causa das estratégias alimentares utilizadas no gado. Para um bom desempenho animal, deve-se investir em ração balanceada, silagem ou pastagem de alta qualidade para aumentar o ganho de peso do animal e a produção de carcaça durante o período de terminação. Como resultado, o modelo aumenta a utilização do pasto e permite ótimas taxas de lotação com ótimo ganho de peso e rentabilidade por hectare.
  • Área menor: requer espaço menor no sistema e maior controle sobre todas as etapas do ciclo de produção. A redução da mão de obra também é vista como uma vantagem do sistema.

Desvantagens da criação intensiva

Aqui, poderíamos até fazer uma lista em tópicos como fizemos nos anteriores citando algumas desvantagens da criação intensiva. No entanto, a verdade é que todas elas estão relacionadas a um fator comum: o custo. 

Além do alto custo de implantação e manutenção da criação intensiva, a aplicação de estratégias erradas pode fazer com que a produtividade caia drasticamente. Aqui, estamos falando principalmente de estratégias relacionadas ao bem-estar animal, que muitas vezes ficam comprometidas pela falta de atenção devida, acarretando alguns problemas como a carne PSE

Percebe que não existe certo e errado? O correto sempre vai ser o que melhor se adapta à sua estratégia, necessidades, capital disponível para investimento, dentre diversos outros fatores. Por isso, escolha bem e, principalmente, saiba como orientar as estratégia agrônomas no direcionamento da produção. 

Criação extensiva em concursos

Por ser um conceito considerado básico para quem trabalha na área e por afetar bastante as estratégias aplicadas para melhorar a produtividade da criação, é um tema que aparece bastante em concursos. Vamos começar a treinar os conhecimentos adquiridos neste artigo e fazer algumas questões que já caíram em prova? 

FUNDATEC – 2015 – Prefeitura de Tapejara – RS – Professor – Geografia

“Coexistem no Brasil a pecuária que utiliza modernas técnicas de criação, como a zootecnia, com alta produtividade, e a pecuária que apresenta baixa rentabilidade, baixa qualidade de grande parte de seus rebanhos e baixa fertilidade por causa da desnutrição e da alta incidência de moléstias.” (ALMEIDA, 2013). 

Sobre a pecuária brasileira, Almeida faz as seguintes afirmações:

I. O rebanho bovino é o maior do país e está concentrado na região Nordeste. 

II. No Pantanal Mato-grossense, na maioria das propriedades, o gado é criado solto no pasto, no sistema de pecuária extensiva. 

III. As regiões Sudeste e Sul empregam as técnicas mais avançadas na criação de gado e, por isso, obtêm a mais alta produtividade.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas I e II.
  3. Apenas I e III.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

Gabarito: letra D. 

IBFC – 2019 – IDAM – Técnico – Agropecuária Pesqueiros

Existem quatro tipos de sistemas aplicados à criação de peixes, são eles: criação extensiva, criação semi intensiva, criação intensiva e criação superintensiva. Sobre os sistemas de criação de peixes, assinale a alternativa incorreta.

  1. O sistema semi-intensivo é praticado em lagos e represas, onde há fornecimento de alimento aos peixes
  2. A piscicultura intensiva utiliza viveiros para a criação dos peixes, podem ser cultivados mais de uma espécie de peixe nos viveiros
  3. O sistema extensivo de produção de peixes caracteriza-se pelo não fornecimento de ração aos peixes
  4. No sistema superintensivo o cultivo é feito em altas densidades, devido a isso é necessário a retirada de metabólicos e a disposição de oxigênio

Gabarito: letra B.

Se você gostou desse conteúdo, talvez você também queira saber mais sobre Carne maturada: o que é, como maturar a carne, vantagens e desvantagens.

Quer se preparar para concursos com um material de qualidade, equipe especializada e apoio próximo de profissionais que já trabalham na área? Venha conhecer o cursos preparátórios do Ifope! São diversas opções que se encaixam no seu cenário, seja qual for o seu cargo almejado!

E se você quiser se tornar uma referência no seu setor de atuação, o Ifope também te ajuda! São diversas pós-graduações certificadas pelo MEC que te ajudarão a se destacar no mercado e traçar o caminho de sucesso da sua carreira.