Enquanto o mundo enfrentava  a pandemia, o Brasil além de sofrer com os impactos do  coronavírus, iniciava a investigação de um outro problema, a doença de Haff, também conhecida como doença da urina preta. No dia 14 de setembro de 2021, devido ao aumento de casos da doença, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) emitiu  uma nota sobre o assunto. 

A nota informou que os casos estavam em acompanhamento pelo Ministério da Saúde em cooperação  com os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA/RS) e  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), mas que ainda era difícil determinar quais os principais animais e biomas de maior ocorrência, visto que eles foram variados. Embasados em análises preliminares, as toxinas suspeitas pertencentes aos  grupos das palytoxinas e ovatoxinas,  moléculas que são produzidas por microalgas e estão presente na maioria dos animais marinhos. Além dos casos com peixes de água salgada, há no Brasil relatos de  casos envolvendo o consumo de espécies de água doce.

Se você é concurseiro ou trabalha nas áreas da indústria de alimentos ou da saúde, é essencial que você sempre se mantenha atualizado sobre os assuntos mais quentes do momento. Você já sabe exatamente o que é a Doença de Haff, sintomas e qual o tratamento? Continue a leitura e descubra as respostas para estas  e muitas outras perguntas!

O que é a doença de Haff? 

Acredita-se que  a doença de Haff, caracterizada por um quadro de rabdomiólise, pode ser provocada pela ação de toxina presente em peixes e lagostins, sejam eles de água doce ou salgada. Geralmente o quadro inicia cerca de 24 horas após a ingestão de pescados e os principais sintomas são dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar, urina preta e aumento da enzima creatina fosfoquinase (CPK).

Leia a Nota completa do MAPA sobre a Doença de Haff!

Causa da doença de Haff

Ao analisar o surto no Brasil, não foram encontrados resultados de febre, sintomas gastrointestinais e infecção laboratorial, o que levou pesquisadores a acreditar que a causa  da síndrome de Haff pode ser uma toxina. Além disso, o efeito ocorre em tão pouco tempo após a ingestão, que a proliferação de microrganismos não se encaixaria bem nos casos relatados até então.

Existe a hipótese de que se trata de uma toxina estável à temperatura, pois há relatos de  casos  relacionados com o consumo de peixes cru e cozido. No entanto, de acordo com a nota emitida pelo MAPA em setembro de 2021, são apenas suposições, uma vez que a causa correta ainda não  foi comprovada. 

Como acontece o contágio da doença de Haff? 

O contágio acontece pela ingestão de pescados, sejam eles de água marinha ou doce. Não se sabe ao certo quais são os principais peixes sujeitos à presença desta toxina. No entanto, a orientação das autoridades sanitárias é comprar pescados de locais confiáveis e que possuam o selo de inspeção dos órgãos oficiais. 

O primeiro caso em território brasileiro foi registrado em 2008 e, na época, foi relacionado ao pacu. No entanto, não existem evidências que comprovem essa relação.

Leia também: Gestão de Análises Microbiológicas: como fazer rastreabilidade no processo

Doença de Haff: sintomas 

A síndrome de Haff ou doença da urina preta,  caracterizada por um quadro de rabdomiólise, é uma doença em que as manifestações clínicas incluem início súbito de dor muscular, dormência corporal e rigidez muscular. A principal característica é a destruição das células musculares, que é tecnicamente chamada de rabdomiólise. Essa quebra das células musculares resulta na liberação de miosina e outras enzimas musculares, resultando em mioglobinúria, uma urina de cor escura que pode causar insuficiência renal e parada cardíaca.

Portanto, é necessário ficar atento à Doença de Haff caso o indivíduo tenha: 

  • Ingerido pescados nas últimas 48 horas; 
  • Apresente dor e rigidez muscular; 
  • Tenha dormência nos membros; 
  • Relate falta de ar; 
  • E, claro, esteja com a urina escurecida. 

Tratamento e prevenção 

Segundo o Ministério da Saúde, a hidratação é essencial nos primeiros momentos após o aparecimento dos sintomas para reduzir a concentração de toxinas no sangue e facilitar sua eliminação do organismo pela urina. 

No entanto, se a doença progredir, é necessário fazer hemodiálise, apesar disso ser um fato incomum, já que a maioria das pessoas respondem bem ao tratamento doméstico. Porém, o risco de morte existe e deve se atentar à isso, principalmente para indivíduos que possuem um quadro de algum tipo de comorbidade. É fundamental procurar ajuda e obter um diagnóstico o mais rápido possível após os primeiros sintomas, pois, como vimos, as toxinas agem rapidamente. 

Como é uma doença ainda pouco estudada e compreendida, não existem medidas específicas para prevenir a doença. Além disso, o fato de que não existe como identificar a toxina porque ela não tem cheiro, sabor ou cor, e não desaparece quando o peixe é cozido, é um elemento complicador da prevenção. Não é uma doença infecciosa de pessoa para pessoa, sendo apenas através da ingestão de peixes contaminados. 

As principais instruções de prevenção são: 

  • comprar o pescado onde se conhece a sua origem e o processo de expedição e armazenamento; 
  • conferir se o produto contém o selo de fiscalização das autoridades.

Aqui, o melhor cenário seria que todos os peixes fossem rastreáveis, pois seria possível saber onde e como cada peixe foi produzido e os locais percorridos para chegar à mesa do consumidor.

Identificar geograficamente a origem do pescado, tomar as medidas necessárias para controlá-lo, e indicar restrições sem prejudicar outros comerciantes seria a prevenção ideal, que ainda não foi alcançada, para esta doença. 

Leia também: Rastreabilidade alimentos, o que é e como fazer

Doença de Haff em concursos 

A Doença de Haff é um tema que já esteve presente em algumas provas de concursos. No entanto, como ainda é uma doença pouco conhecida, não são cobrados muitos aspectos técnicos a respeito, apenas noções básicas que atestem que o candidato conhece essa patologia e sabe suas características principais. Vamos ver agora um exemplo? 

IPEFAE – 2018 – Prefeitura de Andradas – MG – Médico Clinico Geral

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

A doença de Haff é caracterizada por mialgia intensa de início abrupto, menos de 24 horas após a ingestão de _____, associada a níveis elevados da enzima creatinofosfoquinase (CPK).

  1. Alimentos cítricos.
  2. Cafeína.
  3. Peixe.
  4. Leite de vaca.

Gabarito: Letra C

Se você é concurseiro e quer se aprofundar mais nos assuntos e se preparar para as provas que vai prestar, conheça os cursos preparatórios do Ifope! Foco total na sua aprovação, por meio de uma metodologia objetiva, que facilita o aprendizado do conteúdo que realmente cai nos concursos federais, estaduais e municipais.