A qualidade do solo aponta a capacidade que um solo possui para funcionar como um ecossistema sustentável para plantas, animais e seres humanos. Dito isso, existem indicadores físicos, químicos e biológicos que são utilizados para avaliar as condições de um solo, e é exatamente sobre eles que vamos falar hoje.  

Antes de tudo, é importante também entender a importância de acompanhar os indicadores de qualidade do solo. Além de ser essencial para o crescimento de plantas e influenciar diretamente no agronegócio, também afeta a produtividade da pecuária por influenciar a disponibilidade e qualidade de alimento disponível para o gado. Então, conheça agora todos os indicadores mais importantes da qualidade do solo!

Quais são os indicadores da qualidade do solo 

Os indicadores de qualidade do solo são dividios em 3 categorias: físicos, químicos e biológicos. Vamo entender um pouco mais sobre cada uma dessas classificações e os indicadores relacionados a eles!

Indicadores físicos 

Os indicadores físicos são aqueles que dizem sobre o estado físico do solo. Por exemplo, se está muito compactado, muito seco, etc. Dentre todos, esses talvez sejam os indicadores de qualidade do solo mais fáceis de serem identificados rapidamente e, em alguns casos, ao olho nu. 

Os indicadores físicos são extremamente importantes pois afetam diretamente no crescimento das raízes, disponibilidade de água e nutrientes no solo, nas trocas gasosas e até mesmo na atividade biológico. 

Esses são os principais indicadores físicos de qualidade do solo: 

  • Textura: é considerado um dos indicadores de qualidade do solo mais estáveis e muda dependendo das práticas de cultivo. Influencia diretamente na retenção e transporte de água, nutrientes e matéria orgânica, além de afetar os processos de erosão. 
  • Espessura: a espessura é um indicador extremamente importante para avaliar a atividade biológica no solo. Quanto mais espessura superficial horizontal um solo tiver, maior será a atividade da biota, resultando em maior produção de matéria orgânica e nutrientes. 
  • Densidade: esse indicador de qualidade do solo varia dependendo da textura. Assim, está sujeito às práticas de cultivos, pressão de máquinário agrícola, animais e até mesmo condições ambientais da região. 
  • Resistência à penetração: esse indicador diz muito sobre a compactação do solo. Normalmente, a avaliação desse indicador é feita com água e é extremamente importante para avaliar as condições de crescimento das raízes das plantas. 
  • Porosidade: os microporos são importantes indicadores da capacidade de retenção de água, enquanto os macroporos dizem respeito ao crescimento de raízes, bem como livre movimentação de ar e água. 
  • Capacidade de retenção de água: se relacionando com o último tópico, esse indicador de qualidade do solo vai depender do número e da quantidade de poros no solo. Além disso, os poros também podem influenciar na capacidade de condutividade hidraúlica. 

Indicadores químicos

Os indicadores químicos de qualidade do solo, como o próprio nome sugere, diz respeito à composição química daquele solo e como essas propriedades afetam a produtividade da lavoura. Então, confira agora os principais indicadores químicos de qualidade do solo: 

  • Teor de matéria orgânica: a matéria orgânica do solo, também conhecida como MOS, afeta direta ou indiretamente diversas propriedades do solo. De modo geral, ela inclui a liteira, as frações leves, biomassa microbiana, húmus e substâncias orgânicas solúveis em água. 
  • Acidez: a acidez do solo é um importante indicador de qualidade pois na faixa de pH de 5,5 até 6,5 é a qual onde os nutrientes ficam mais disponíveis para as plantas. Aqui, é importante lembrar que os solos brasileiros são naturalmente mais ácidos devido à intemperização e lixiviação de bases por meio da chuva. 
  • Conteúdo de nutrientes: os nutrientes são essenciais para o crescimento saudável das plantas e, por isso, são um importante indicador de qualidade do solo. 
  • Elementos fitotóxicos: em ecossistemas tropicais, a acidez causada pelo alumínio é uma grande preocupação na agricultura. Ele pode causar uma alta acidez no solo prejudicando o crescimento de plantas.

Indicadores biológicos

Os indicadores biológicos da qualidade do solo dizem respeito aos aspectos biológicos da terra e influenciam diretamente na disponibilidade de nutrientes e na capacidade do solo de receber novas culturas e de estar apto ao crescimento vegetal. Vamos conferir agora os principais indicadores de qualidade do solo desta categoria! 

  • Biomassa microbiana: tudo que é vivo na MOS é considerado biomassa microbiana. Analisar esse indicador é extremamente útil para entender a capacidade regenerativa do solo, além de detectar os efeitos de metais pesados e pesticidas. Por fim, ainda auxilia na análise de culturas antigas e devastações. 
  • Nitrogênio mineralizável: se você já trabalha com agriculta, deve saber que a maioria do nitrogênio presente nos solos está indisponível para uso das plantas, além de suscetível à lixiviação. Nesse sentido, estudar a quantidade de nitrogênio mineralizável é essencial para entender questões de disponibilidade de nutrientes. 
  • Respiração microbiana: a respiração microbiana é um indicador utilizado para acompanhar a atividade biológica do solo, que afeta diretamente a ciclagem de nutrientes. Assim, esse indicador de qualidade do solo é medido de acordo com a produção e consumo de gás carbônico. Essa análise é feita colocando câmaras sobre o solo e suas amostras são analisadas em laboratório. Aqui, esse indicador também pode ser medido e/ou chamado de quociente metabólico. 
  • Atividade enzimática: as enzimas possuem uma importante função na atividade dos microrganismos que decopõe a matéria orgânica e, assim, disponibilizam nutrientes no solo. As principais enzimas relacionadas à qualidade do solo são a celulase e a desidrogenase e elas estão em maior atividade na camada de até 5 cm da superfície. 

Qualidade do solo em concursos 

A qualidade do solo e os indicadores que a acompanham são elementos essenciais para aqueles que trabalham no ramo da agropecuária. Por isso, é um assunto que é bastante cobrado em concursos. Então, se você está no caminho dos estudos para conseguir uma vaga, comece agora mesmo a treinar seus conhecimentos com algumas questões que já estiveram presentes em provas! 

Prefeitura de Vitória – ES – Engenheiro Agronômico

O uso e a conservação de solos de maneira racional é de fundamental importância para a manutenção da longevidade do sistema de produção agropecuário e para a preservação do meio ambiente. Com relação ao uso e à conservação adequada dos solos do Brasil, julgue os item que se segue.

O sistema de plantio direto representa uma alternativa de manejo conservacionista, resultando no controle da erosão hídrica e na melhoria da qualidade do solo e da água e, por não revolver o solo, favorece a manutenção e até o acúmulo da matéria orgânica do solo.

  1. Certo
  2. Errado

CESGRANRIO – 2018 – Transpetro – Técnico Ambiental Júnior

A Resolução Conama n° 420/2009 estabelece classes de qualidade de solos conforme a concentração de substâncias químicas. A classe 1 se refere a solos que apresentam concentrações de substâncias químicas menores ou iguais ao Valor de Referência de Qualidade (VRQ).

O VRQ representa a(o)

  1. concentração de determinada substância, que define a qualidade natural do solo.
  2. concentração de poluentes originados do Nitrogênio, que define o nível de poluição do solo.
  3. concentração de poluentes originados do Fósforo, que define o nível de poluição do solo.
  4. tipo de solo, baseado na sua granularidade e textura, que define a qualidade natural do terreno.
  5. tipo de solo, baseado no bioma e influências climáticas que o caracterizam.

Se você gostou desse conteúdo, talvez você também queira saber mais sobre Análise de solo: o que é, importância, tipos e como fazer

Quer se preparar para concursos com um material de qualidade, equipe especializada e apoio próximo de profissionais que já trabalham na área? Venha conhecer o cursos preparátórios do Ifope! São diversas opções que se encaixam no seu cenário, seja qual for o seu cargo almejado!

E se você quiser se tornar uma referência no seu setor de atuação, o Ifope também te ajuda! São diversas pós-graduações certificadas pelo MEC que te ajudarão a se destacar no mercado e traçar o caminho de sucesso da sua carreira.