A inspeção de qualidade é uma das atividades mais importantes na indústria alimentícia.

Por isso, entender os processos de inspeção da qualidade é garantir o papel de uma Gestão da Qualidade eficiente, uma vez que permite trazer informações que auxiliam na formação dos indicadores de sustentabilidade para uma tomada de decisão alinhada às estratégias do negócio.

A gestão da qualidade desempenha um papel vital na indústria alimentícia, por exemplo, e abarca diferentes estágios, seja no fornecimento, processamento, seja na fase de embalagem. 

Além das leis e regulamentações básicas de valor nutricional, os níveis de qualidade também incorporam fatores como prazo de validade, matérias-primas, sabor, textura, uso de conservantes e muitos outros indicadores. Entenda mais. Boa leitura!

O que é uma inspeção de qualidade?

Uma inspeção de qualidade é uma atividade como medir, examinar, testar ou medir uma ou mais características de um produto e comparar os resultados com os requisitos especificados para estabelecer se a conformidade é alcançada para cada característica. 

O termo inspeção refere-se à atividade de verificação de produtos, enquanto a auditoria se aplica à análise de processos e/ou sistemas de manufatura. 

O que os inspetores de qualidade fazem?

Os inspetores de qualidade definem e mantêm os padrões de qualidade do produto, garantindo que os procedimentos corretos estejam em vigor para garantir a conformidade com esses padrões.

Geralmente, o inspetor de qualidade segue uma lista de verificação pré-estabelecida que baseia-se nas especificações do produto. 

Os produtos inspecionados são, então, adequados para serem usados ​​na produção, como produtos semiacabados, bem como produtos acabados, prontos para envio aos clientes.

Os deveres de um inspetor de qualidade incluem:

  • Estabelecer padrões de qualidade para todos os produtos e serviços prestados por uma empresa;
  • Criar regras para padrões e comunicá-las à equipe relevante para garantir que os níveis de qualidade sejam mantidos;
  • Escrever documentos para delinear todos os padrões de forma clara para criar referências para os funcionários;
  • Trabalhar com todos os funcionários de nível gerencial para garantir que eles mantenham todos os novos padrões e cumpram todos os regulamentos relevantes;
  • Execução de verificações de inspeção de qualidade aleatórias em produtos ou serviços para avaliar os níveis de qualidade.

Os inspetores também leem e entendem projetos e especificações, monitoram e observam as operações para garantir que atendam aos padrões de produção da indústria alimentícia, recomendam ajustes ao processo, inspecionam, testam ou medem os materiais usados ​​nos produtos finais. 

Além disso, os inspetores de qualidade aceitam ou rejeitam itens acabados, removem todos os produtos e materiais que não atendam às especificações, discute os resultados da inspeção com os responsáveis ​​e relatam todos os dados de inspeção e teste.

Quais são os tipos de inspeção de qualidade?

Cada inspeção é realizada em um estágio diferente e cada estágio é crucial para o processo geral de controle de qualidade e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

O processo típico de inspeção de controle de qualidade inclui quatro etapas principais. 

Dependendo do produto, sua experiência com o fornecedor e outros fatores, uma ou todas essas etapas podem se aplicar às necessidades do seu negócio.

1. Inspeção de pré-produção 

A inspeção de pré-produção é realizada antes do início do processo de produção e permite avaliar a quantidade e a qualidade das matérias-primas e componentes, e se eles estão em conformidade com as especificações de produto relevantes. 

A inspeção de pré-produção é importante quando você trabalha com um novo fornecedor, especialmente se o seu projeto for um grande contrato com datas de entrega críticas. 

Essa inspeção pode ajudar a reduzir ou eliminar a comunicação entre você e seu fornecedor sobre questões relacionadas aos cronogramas de produção, datas de embarque e expectativas de qualidade.

2. Inspeção de produção 

A inspeção de produção é uma inspeção de controle de qualidade conduzida enquanto a produção está em andamento. 

Essa etapa é útil para produtos em produção contínua que possuem requisitos rígidos e quando problemas de qualidade forem encontrados antes da fabricação, durante a inspeção de pré-produção anterior.

As inspeções de produção ocorrem quando apenas 10-15% das unidades são concluídas para que quaisquer desvios possam ser identificados, tenham feedback fornecido, e quaisquer defeitos possam ser verificados novamente para confirmar que foram corrigidos.

A inspeção de produção permite que o inspetor confirme que a qualidade, bem como a conformidade com as especificações, estão sendo mantidas durante todo o processo de produção. Ele também fornece detecção precoce de quaisquer problemas que exijam correção, reduzindo assim atrasos e retrabalho.

3. Inspeção pré-embarque 

A inspeção pré-embarque é uma etapa importante no processo de controle de qualidade e o método para verificar a qualidade das mercadorias antes de serem enviadas.

A inspeção pré-embarque garante que a produção esteja de acordo com as especificações do comprador. Este processo de inspeção é realizado em produtos acabados quando pelo menos 80% do pedido foi embalado para envio. 

Amostras aleatórias são selecionadas e inspecionadas no que se refere a defeitos de acordo com os padrões e procedimentos relevantes.

4. Inspeção de carregamento de contêiner

A  inspeção de carregamento de contêiner, assim como a inspeção de pré-produção, raramente é usada. Entretanto, pode ser uma opção interessante em alguns casos específicos.

Pode ser útil se o comprador tiver um plano de carregamento preciso e necessitar que ele seja respeitado com muita precisão (por exemplo, algumas caixas são muito frágeis para serem colocadas no fundo), ou se a embalagem não for convencional (por exemplo, algumas roupas penduradas em barras, sem proteção da caixa).

Também pode garantir que o tipo certo de produtos seja enviado na quantidade certa, quando o importador não deposita nenhuma confiança em seu fornecedor ou quando vários fornecedores trazem seus produtos para consolidação.

A importância do controle de qualidade na indústria alimentícia

O controle de qualidade na indústria alimentícia garante a produção de produtos de boa qualidade, o que é extremamente útil para atrair mais clientes para a marca ,por exemplo, aumentando assim as vendas. 

É importante, também, para manter a demanda existente e criar uma nova demanda para os produtos da empresa.

É importante destacar que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade, estando alertas para quaisquer alterações que possam ser encontradas nos produtos. 

Por isso, um adequado controle e gestão de qualidade trará à empresa a possibilidade de adquirir certificações que podem agregar valor de mercado a seus produtos, como os selos ISO (Organização Mundial para Padronização).

Além disso, quando se trata de alimentos, a maioria dos consumidores tende a comprar repetidamente a mesma marca que acredita ser de boa qualidade e corresponde às suas expectativas. 

No caso de empresas da indústria alimentícia, mesmo um pequeno incidente em que a qualidade dos produtos tenha sido comprometida pode manchar a imagem da marca. Consequentemente, os lucros da empresa podem ser negativos. Isso faz com que as medidas de controle de qualidade apropriadas sejam necessárias para as marcas que lidam com produtos alimentícios.

Afinal, qualquer comentário ou crítica negativa de um cliente pode afetar a imagem da marca. Isso quer dizer que a segurança do consumidor e o controle de qualidade na indústria de alimentos andam lado a lado. Continue a leitura e entenda mais.

Entenda a importância do controle de qualidade na indústria alimentícia

Sabe-se que a indústria de alimentos lida com produtos altamente sensíveis. Essa é uma das principais razões para manter os padrões de qualidade e cumprir os requisitos de conformidade.

O controle de qualidade na indústria alimentícia é regulamentado por leis que se baseiam em garantir que o alimento não possua contaminantes físicos, químicos ou biológicos.

O controle de qualidade é um processo reativo e visa a identificar e retificar os defeitos nos produtos acabados. Isso pode ser alcançado identificando e eliminando fontes de problemas de qualidade para garantir que os requisitos do cliente sejam atendidos continuamente. Envolve o aspecto de inspeção da gestão da qualidade e é, normalmente, responsabilidade de uma equipe específica encarregada de testar os produtos em busca de defeitos.

Principais funções de uma inspeção de qualidade

  • Conformidade com as especificações: requisitos legais, padrões da indústria alimentícia, padrões internos da empresa, testes de vida útil, especificações dos clientes;
  • Procedimentos de teste: Teste de matérias-primas, produtos acabados, testes em processos;
  • Procedimentos e cronogramas de amostragem: devem ser usados para maximizar a probabilidade de detecção, minimizando a carga de trabalho;
  • Procedimentos de manutenção de registros e relatórios: manutenção de todos os registros de controle de qualidade para que as reclamações dos clientes e problemas legais possam ser tratados;
  • Solução de problemas: causados por matérias-primas de baixa qualidade, suprimentos erráticos, equipamento de processo com defeito, investigação das razões para um produto de baixa qualidade para evitar a repetição;
  • Melhoria contínua dos processos: aumenta a probabilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas.

A inspeção de qualidade prevê e controla a qualidade dos alimentos e produtos. Por isso, ter um profissional responsável por acompanhar, conduzir e inspecionar todas as etapas de execução de um serviço e a qualidade de um produto, é de extrema importância para vários setores de produção na indústria alimentícia.

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