Muitas pessoas se perguntam o que é ISO. Essa dúvida é recorrente principalmente em ambientes corporativos. Mas será que elas conhecem mesmo sobre a definição e importância dessa abreviação?

Neste artigo vamos explicar com detalhes o que é ISO, qual objetivo dessa ferramenta de qualidade, quais as diferenças entre ISO 22.000 e ISO 9.000 e, finalmente, por que você deveria entender mais sobre o assunto e, quem sabe, se certificar? Confira!

O que é ISO?

A sigla ISO vem do inglês que significa International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional para Padronização), e ela é uma fundação voltada para a normatização e padronização, que se originou em 1947, em Genebra, na Suíça.

Se observarmos o nome da sigla em inglês, vemos que seria IOS, mas para padronizar a sigla e fazer com que ela fosse mais bem compreendida entre os países, ela foi firmada como ISO. Além disso, também porque “isos” em grego significa “igual”, uma nomenclatura bastante adequada ao propósito da organização.

Desse modo, o foco principal da ISO é aplicar normas internacionais em todos os campos, como normas técnicas, de procedimentos e processos, classificações de países e afins. No Brasil, a entidade é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Dentre as normas ligadas à eficiência estão as ações que visam o mínimo de impacto em relação ao meio ambiente.

Para alcançar o seu propósito, a ISO fomenta internacionalmente a normatização de empresas e produtos, sempre visando a certificação de sua qualidade. Os conjuntos de normas são atribuídos com numerações específicas de acordo com a área de aplicação e, também, com o aprofundamento de exigências. As mais conhecidas são ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064. As ISO 9000 e 9001 são um sistema de gestão de qualidade aplicado em empresas. Já as ISO 14000 e ISO 14064 formam um sistema geral de gestão da qualidade.

Para que uma organização, serviço ou produto tenha um certificado ISO, é fundamental passar por um projeto com várias etapas, garantindo que a implementação dos processos é feita corretamente e de acordo com cada norma técnica estabelecida. O rigor na verificação de todas as etapas auxilia empresas nas mais diferentes áreas para buscarem excelência a partir de referências internacionalmente reconhecidas.

Qual é o objetivo das ISOs?

Com base na ISO 9001:2008, o objetivo é conceder um conjunto de condições que, bem implementados, assegurem uma maior confiabilidade na empresa e atestem que ela é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Caso uma empresa queira passar pela certificação da ISO, ela precisa passar por um projeto com várias etapas, para assegurar que a implementação seja executada de forma certa. A implantação pode ser feita em qualquer organização. Desde que ela se molde às regras, se torna então uma candidata ao certificado.

Diversas empresas empregam as normas da ISO e as utilizam como boas práticas, mesmo sem obter a certificação, uma vez que elas são fundamentais e trazem benefícios para a organização. Ter a preocupação em oferecer o melhor produto ou serviço é ser um gestor de alta qualidade para o próprio negócio e ter pensamento direcionado ao sucesso.

Nessa frente, a ISO é uma norma reconhecida e vista com bons olhos no mundo inteiro e tem sido buscada por micro, pequenas, médias e grandes empresas. Normatizar não é se tornar igual ou perder a liberdade, uma vez que, quando se ganha em qualidade, se ganha o poder de fazer bem aquilo que já sabemos fazer.

Saiba mais sobre as ISO 9000 e ISO 22000

ISO 9000

A ISO 9000 é a série de normas mais conhecida no mundo. Com atualizações recentes, esse grupo de regulamentos trata sobre a aplicabilidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas organizações.

Desse modo, além do foco em gestão, há também os termos do sistema que devem ser considerados para a obtenção de melhorias na administração do negócio, uma vez que as certificações de qualidade ISO 9000 oferecem meios para a implementação e o monitoramento contínuo de técnicas para a otimização de processos.

Visando a satisfação do cliente, a aplicação da ISO 9001 permite uma verdadeira mudança na cultura de uma empresa. Isso se deve pelo fato da fundamentação da gestão interna, que passa a ter um fluxo de trabalho mais claro, registrado e estratégico.

O conjunto ISO 9000 conta com as seguintes normas:

  • ISO 9001 — conduz a organização quanto à qualidade em todos os processos internos. Com certeza, esse é uma das normas mais específicas e desejadas pelas empresas, englobando também a 9002 e a 9003;
  • ISO 9004 — estabelece a conduta para o sucesso, sustentado por orientações fundamentais para a implantação do SGQ;
  • ISO 19011 — possui as instruções para auditorias de sistemas de gestão.

Dentre as principais vantagens da implementação da ISO 9000, podemos citar:

  • garantia da qualidade dos processos;
  • visão sistêmica do fluxo de trabalho;
  • crescimento da produtividade;
  • redução de custos;
  • reconhecimento global;
  • credibilidade e diferencial competitivo nas transações comerciais; 
  • segurança nos procedimentos e na tomada de decisões;
  • engajamento e integração entre os funcionários;

ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma internacional que estabelece as condições de um sistema de gestão com o foco em assegurar a segurança de alimentos, no qual engloba todas as organizações envolvidas na cadeia alimentar, ou seja, todos os atores desde a “colheita à mesa”. Dessa forma, esse é o sistema de gestão que tem o intuito de definir padrões de trabalho para garantir que os alimentos não causem nenhum dano à saúde do consumidor final.

Os sistemas de Gestão em Segurança de Alimentos (SGSA), como a ISO 22000, são importantes para que as empresas aperfeiçoem o conhecimento sobre si mesmas, definindo assim a sua cultura e por meio disso elaborem estratégias para garantir a segurança do seu produto, de forma a assumir um compromisso não só com o elo seguinte da cadeia, mas também com o consumidor final.

Qual a diferença da ISO 22000 e a FSSC 22000

A primeira versão da ISO 22000 nasceu no ano de 2005 como uma norma com a estrutura da ISO 9001, mas foi desenvolvida especificamente para empresas do segmento de produção de alimentos. Desse modo, ela inclui parâmetros relacionados à definição do SGSA e à obrigação de realizar a análise de perigos do sistema com base na ferramenta HACCP (traduzido ao português como APPCC- Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Já a FSSC 22000 (Food Safety Sistem Certification) é um esquema de certificação do sistema de segurança de alimentos, que é constituído por requisitos da ISO 22000, condições de boas práticas de fabricação incluídos na especificação técnica do segmento (ISO/TS 22002-x) e requisitos adicionais do esquema FSSC. As certificações FSSC são reconhecidas no mercado mundial mais do que a ISO 22000. Por esse motivo é que a FSSC é, cada vez mais, o sistema escolhido de preferência para as organizações que procuram acessar ao mercado exterior.

Para garantir o certificado a empresa necessita cumprir os itens estabelecidos na norma FSSC 2200 e entrar em contato com o órgão certificador mais próximo. A norma fornece em seu site os parâmetros e as exigências para que uma empresa possa conseguir o certificado de segurança alimentar.

Por que certificar uma empresa?

Como falamos, a percepção das pessoas quanto a norma vem mudando, assim como a norma por si só. O preconceito antigo em cima de que a norma só veio para burocratizar e fazer um montante de documento, já não existe mais, e deu o foco agora para a melhoria contínua. 

Foi entendido que por meio do SGQ, que realmente é gerada uma transformação para a empresa e os seus participantes. Sem contar no diferencial competitivo.

Os benefícios desta certificação são diversos, mas para facilitar a visualização vamos dividir em dois grupos.

A visão do Mercado:

Com a certificação ISO, uma empresa não é somente boa no que faz, ela tem a comprovação disso. Ou seja, ela já passou por uma auditoria que comprova que seus processos seguem uma padronização de qualidade e por consequência há mais confiança do mercado.

Toda certificação oferece um diferencial competitivo e deixa visível para os investidores, clientes e prospectos sua preocupação com a satisfação do usuário.

Dessa forma, uma empresa que se certifica tem a tendência em ser vista como uma organização que se preocupa em implantar um processo contínuo de melhorias, que tem o intuito de aplicar as melhores práticas para atingir altos níveis de qualidade e excelência.

A visão da Empresa:

Com esse sistema, a empresa passará a ser estruturada, desde a alta direção até o operacional. Chamamos esse processo de top down, pois a estratégia vem da direção e permeia toda a organização, a fim de nortear os colaboradores para que eles olhem para o futuro com o mesmo objetivo que a empresa.

Alguns benefícios são:

  1. melhor integração de processos;
  2. melhorar a evidência para a tomada de decisões;
  3. criar uma cultura de melhoria contínua;
  4. envolvimento dos funcionários.

Mas a ISO não é só para empresas grandes?

Esse é um grande mito que algumas empresas ainda persistem em acreditar. A ISO não diz como os requisitos devem ser cumpridos, ela diz o que deve ser feito. Nessa frente, a norma se adequa à rotina, necessidades e demandas da sua organização, e não o contrário, podendo ser implementada desde em uma loja de brinquedos até em uma empresa gigantesca.

Com isso, todas as empresa podem implementar este sistema, prezando pela melhoria contínua e colhendo os benefícios dessas certificações. 

E você, já conhecia o termo ISO? Conte pra gente nos comentários! Leia também nosso artigo complementar sobre a ISO 9001 na Indústria de Alimentos.

E aproveite para conferir nossos cursos de pós-graduação em alimentos, com foco na Gestão da Qualidade. Tenha uma formação reconhecida pelo mercado e torne-se um especialista da área!