Muito se fala sobre ISO 9001 e a importância de sua implementação nas empresas e nas indústrias de alimentos, mas poucos sabem o verdadeiro conceito e significado de suas normas, objetivos e requisitos para obtenção.
ISO – International Organization for Standardization – ou Organização Internacional de Padronização, em português. Nada mais é que a normalização de produtos e de serviços que visa garantir a qualidade do produto fornecido pela empresa.
Como foi criada a ISO?
Criada em 1946, suas normas e padrões são definidas por consenso dos países membros.
No Brasil, o ISO é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, entidade privada e sem fins lucrativos que promove à sociedade brasileira conhecimento sistematizado, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.
Por se tratar de uma organização composta por especialistas de todo o mundo em variados setores, apresenta elevada credibilidade no mercado e, portanto, suas certificações são altamente cobiçadas pelas empresas.
São vários os tipos de ISO, dentre eles, o ISO 9001.
Afinal, o que é ISO 9001?
Trata-se do Sistema de Gestão de Qualidade (SQG) que tem por finalidade garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e na produção, objetivando satisfazer os requisitos dos clientes e alcançar o sucesso sustentado.
Sua primeira versão foi a ISO 9000, de 1987, que preconizava padronizar métodos e procedimentos a fim de garantir a qualidade do produto durante todas as etapas de sua confecção.
O Sistema de Gestão da Qualidade ajuda o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Dessa forma, permite-se crescimento na eficiência e consistência na qualidade dos bens e serviços prestados, aumentando sempre a satisfação dos clientes.
A versão mais recente da ISO 9001 é a de 2015.
Quais os objetivos da implantação do ISO 9001?
Melhorar a gestão da empresa e, consequentemente, fornecer ao cliente a confiança de que os produtos e serviços adquiridos por ele são obtidos por meio de técnicas seguras, repetitivas e consistentes, que permitam garantir sua qualidade final, além de atestarem a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.
Algumas questões devem ser levantadas para alcançar a melhoria da gestão:
- identificar o contexto que a empresa se insere;
- identificar os prováveis riscos que podem prejudicar suas atividades;
- mensurar constantemente os resultados do desempenho e eficácia do processo;
- assegurar a melhoria contínua do processo;
- monitorar constantemente a satisfação de seus clientes.
Qual a importância do ISO 9001 na indústria de alimentos?
É sabido que o setor alimentício é responsável por gerar bilhões de dólares anuais no mundo todo e que a diversidade de indústrias desse ramo tem crescido consideravelmente ao longo dos tempos.
A maior oferta de alimentos, além de aumentar a competitividade, também eleva o nível de exigência dos produtos pelo consumidor.
Portanto, pode-se constatar que já se foi o tempo em que a preocupação com a qualidade dos serviços e produtos finais oferecidos era responsabilidade de apenas um setor da empresa. Atualmente, cobra-se de todos os integrantes a participação e contribuição para que esse compromisso seja firmado.
Dessa forma, a qualidade já não se constitui mais um fator diferencial para a empresa se destacar no mercado, mas uma necessidade fundamental para se manter dentro dele.
Especificamente em relação à indústria alimentícia, existem questões relevantes a serem abordadas que fazem toda a diferença para que a empresa alcance o sucesso.
O consumidor atual é mais atento, prestando atenção à vários pontos, como:
- qualidade do alimento que ingere;
- origem da matéria-prima;
- ingredientes utilizados na fabricação;
- características sensoriais do produto;
- questões relacionadas ao bem-estar animal (BEA), quando trata-se de um alimento de origem animal (POA);
- e aos fatores intrínsecos ao alimento (potenciais perigos químicos, biológicos ou físicos que apresentam e características nutricionais).
Para garantir o sucesso dessa cadeia e de toda a complexidade em torno dela, é fundamental que todas as partes envolvidas na fabricação e distribuição do produto sejam interligadas.
É exatamente por isso que a implantação do ISO 9001 é relevante na indústria alimentícia.
Bertolino, 2010, define sistema como “um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que interagem entre si para funcionar como um todo”. Analogicamente, a ABNT define gestão como o “conjunto de elementos que estão inter-relacionados ou interativos”. O Sistema de Gestão preconizado por essa norma, portanto, nada mais é que o “conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos cuja função é dirigir e coordenar uma organização”.
A implantação do ISO 9001 na indústria de alimentos é a garantia de que todas as etapas de produção sejam realizadas adequadamente de modo que cada setor se responsabilize pela qualidade daquela etapa.
O benefício nesse caso é mútuo.
As indústrias reduzem seus custos (e, portanto, aumentam seus lucros), aumentam a produtividade, melhoram a imagem da empresa e aumentam a competitividade no mercado.
Os consumidores, por sua vez, têm a tranquilidade da garantia de adquirir produtos de qualidade que são inócuos à saúde humana.
Quais os princípios do ISO 9001?
São oito os princípios do ISO 9001:
- Foco no Cliente: os clientes devem ser atendidos sempre de forma satisfatória e agradável, pois são eles os responsáveis pela fidelização e sucesso da empresa;
- Liderança: deve-se ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;
- Abordagem de Processo: trata-se tanto da relação entre os funcionários e as tarefas executadas na empresa como da relação entre a entrada e a saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada;
- Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, em que poderão ser avaliados e organizados;
- Envolvimento das Pessoas: a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa e, portanto, deve ser valorizada e incentivada a alcançar melhorias;
- Melhoria Contínua: etapa em que a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade;
- Abordagem Factual para Tomada de Decisões: por meio dos indicadores, das auditorias e das análises feitas pelo Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e os desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;
- Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto funcionários quanto fornecedores estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Isso promove interação entre as partes envolvidas que, por consequência, contribuem para a qualidade dos produtos e dos serviços.
Quais os requisitos do ISO 9001?
– Em comum com outras normas ISO
- controle de documentos;
- controle de registros;
- necessidade do estabelecimento de uma política;
- responsabilidade e autoridade;
- análise crítica pela alta direção: a alta direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade ou da segurança de alimentos a intervalos planejados;
- gestão de recursos (Recursos Humanos, infraestrutura e ambiente de trabalho);
- sistema de rastreabilidade;
- auditorias internas;
- planejamento do sistema de gestão da qualidade ou segurança dos alimentos;
- controle de equipamento de monitoramento e medição;
- melhoria contínua;
- capacidade de atendimento a requisitos regulamentares, estatutários e de clientes;
- ações corretivas;
- atualização do Sistema de Gestão;
- aquisição;
- comunicação;
- validação;
- controle de não-conformidade;
- preservação do produto;
- análise de dados.
– Exclusivos do ISO 9001
- manual da qualidade;
- ações preventivas;
- projeto e desenvolvimento;
- análise crítica dos requisitos relacionados ao produto;
- propriedade do cliente;
- foco no cliente;
- mapeamento, monitoramento e medição dos processos.
Quais as dúvidas mais frequentes sobre o ISO 9001?
- Tenho uma empresa no setor alimentício. Posso certificá-la com o ISO 9001?
– Sim. Toda e qualquer empresa, de qualquer ramo de atividade ou porte, pode adquirir o ISO 9001.
- Quais os pré-requisitos para a obtenção desse ISO?
– Possuir empresa com CNPJ e atender às legislações do ramo de atividade.
- Como implantar a ISO 9001 na minha indústria de alimentos?
– Realiza-se um diagnóstico por um especialista da norma e elabora-se uma proposta comercial para a indústria.
Posteriormente, cria-se um cronograma de atividades para a empresa referente ao ISO 9001, que é implantado por meio de consultoria e treinamento.
Feito isso, a indústria passa por uma auditoria interna e, por último, um organismo certificador faz a auditoria de certificação.
Caso todas as etapas estejam adequadas conforme a NBR ISO 9001, a indústria recebe o certificado.
- Quem é responsável pela auditoria e certificação das indústrias no Brasil?
– As auditorias e certificações para obtenção do ISO 9001 cabem aos organismos de certificação reconhecidos pelo IAF (International Accreditation Forum).
No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
- Existe prazo de validade para o ISO 9001?
– Sim. A ISO 9001 apresenta três anos de validade. Durante esse período, a indústria deve ser anualmente auditada a fim de garantir a integridade do sistema de gestão.
- Por que ocorrem mudanças na ISO de tempos em tempos?
– A ISO tem suas normas revisadas de cinco em cinco anos.
Isso é importante para acompanhar as mudanças do mercado e garantir à sociedade atualização dos processos. Atualmente, a ISO 9001 encontra-se na sua terceira edição.
* 1987: surgimento da ISO 9000;
* 1994: mudanças da ISO 9000 com foco na garantia de qualidade;
* 2000: criação da ISO 9001 → foco: gerenciamento e melhoria de processos. Ocorre absorção das ISO 9002 (garantia de qualidade em produção) e 9003 (garantia de qualidade na inspeção final);
* 2008: mudanças de esclarecimentos de requisitos da norma;
* 2015: mudanças estruturais dentro do sistema de gestão. Não se trata mais da elaboração de documentos, mas de uma mudança de postura.
- O que esperar da próxima atualização da ISO 9001?
– Espera-se que ocorra um feedback para a empresa de todas as partes interessadas no processo (parceiros, fornecedores, acionistas, clientes);
– Maior envolvimento nas decisões finais e mais impactantes por membros da alta direção das organizações;
– Maiores esclarecimentos sobre os princípios da norma.
- A ISO 22000, de 2005, foi criada para substituir a ISO 9001 nas empresas do setor alimentício?
– Não.
A ISO 22000, que trata dos SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS, é aplicável a todas as organizações inseridas na cadeia produtiva de um alimento, desde as produções primária e industrial, até o varejo e os serviços como transporte, armazenamento e equipamentos. Tem como foco a qualidade e a segurança dos alimentos.
Já a ISO 9001 é aplicável a todas as organizações do ramo de serviços e indústrias e tem por princípio a garantia da qualidade em TODOS os processos envolvidos na empresa.
Dessa forma, a ISO 9001 apresenta maior abrangência que a ISO 22000. Cabe ao empresário estudar detalhadamente os aspectos de cada ISO para, posteriormente, decidir qual a melhor estratégia a se adotar na sua empresa.
Qual a estrutura da ISO 9001?
- Prefácio
- Introdução
- 1. Escopo
- 2. Referências normativas
- 3. Termos e definições
- 4. Contexto de Organização
- 5. Liderança
- 6. Planejamento
- 7. Apoio
- 8. Operação
- 9. Avaliação de desempenho
- 10. Melhoria
- Anexo A
- Anexo B
- Bibliografia
Apenas os itens 4 a 10 são cobrados para a implantação da norma na empresa!
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Glossário- ABNT NBR ISO 9001
- Requisito – Necessidade ou expectativas que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória;
- Contexto da Organização – combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver a alcançar seus objetivos;
- Melhoria contínua – Atividade para aumentar a capacidade de atender requisitos;
- Processo – Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas);
- Produto – Resultado de um processo, pode também significar “serviço”;
- Conformidade – Atendimento a um determinado requisito;
- Não-conformidade – Não atendimento a um determinado requisito;
- Evidência – Dados que apóiam a existência ou a veracidade de alguma coisa;
- Competência – Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades;
- Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejada (prevenir sua repetição);
- Risco – efeito da incerteza de “eventos” potenciais e suas “consequências”.
- Infraestrutura – Sistemas de instalações, equipamentos, informações e serviços necessários para a realização de uma operação na organização;
- Ambiente de trabalho – Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado;
- Organização – Grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conjunto geralmente ordenado.
ISO 9001 é cobrado em Concursos?
Fique ligado! Esse tema é frequentemente abordado nas questões de concurso.
Vamos colocar seu conhecimento em prática?
1- Câmara de Salvador – BA 2018 | Cargo: Analista Legislativo Municipal – Área Administrativa | Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV) | Nível: Superior.
Analise os princípios abaixo relacionados à ISO 9001:
I. Foco no cliente;
II. Gestão de relacionamento;
III. Liderança;
IV. Melhoria residual.
Com o lançamento da ISO 9001:2015, alguns princípios da ISO 9001:2008 não foram recepcionados.
A alternativa que compreende somente os princípios que se mantiveram iguais em ambas é:
A. I e II;
B. I e III;
C. I e IV;
D. II e III;
E. II e IV.
2- Câmara de Salvador – BA 2018 | Cargo: Analista Legislativo Municipal – Área Administrativa | Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV) | Nível: Superior.
No que tange à ISO 9001, é correto afirmar que:
A. a certificação é válida enquanto a empresa estiver operando;
B. micro e pequenas empresas não possuem direito à certificação;
C. é vedado que o responsável pela implementação seja o mesmo que realiza a auditoria para a certificação;
D. pessoas físicas com receita acima de 2 milhões de reais se enquadram na mesma categoria do MEI;
E. um dos pré-requisitos da ISO 9001 é que o sistema de gestão seja fechado.
3- Câmara de Salvador – BA 2018 | Cargo: Analista Legislativo Municipal – Área Administrativa | Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV) | Nível: Superior.
A ISO 9001:2015, em um dos seus itens, busca orientar qual deve ser o papel exercido pela alta direção na entidade, que é o de:
A. assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização;
B. isentar-se das responsabilidades relacionadas às questões tácitas e garantir a efetividade dos macroprocessos operacionais;
C. assumir um papel autocrático, formalizando a criação de um conselho consultivo para orientá-la nas tarefas que envolvam riscos inerentes;
D. desenvolver um planejamento estratégico buscando envolver todos os colaboradores da organização, isolando-se de influências externas;
E. aderir a um programa de diretrizes essenciais, permitindo a sobreposição da cultura organizacional sobre as operações sistêmicas.
4- Secretaria de Estado da Gestão e Previdência – MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição) | Cargo: Analista Ambiental – Área Bioquímico | Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC) |Nível: Superior.
A ISO9001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade de uma organização. Muitas empresas possuem certificação nessa Norma que tem como um dos objetivos:
A. realizar treinamentos mensais.
B. fornecer bens e serviços de acordo com o especificado pelo cliente.
C. dar conformidade ao produto, de acordo com as especificações do fornecedor.
D. melhorar as condições ambientais de trabalho relacionadas à saúde ocupacional.
E. implantar um sistema de gestão da qualidade sem a participação da alta administração.
5- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2016 | Cargo: Analista – Área Análise de Projetos | Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV) | Nível: Superior
A ISO (International Organization for Standartization) é uma organização não-governamental, fundada em 1947 na Suíça, que tem como função principal a elaboração de normas técnicas que promovam a padronização das práticas de boa gestão e o avanço tecnológico, além de ajudar na identificação de organizações que seguem essas regras. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pela elaboração e coordenação dessas normas, de acordo com as da ISO.
Entre as normas da família ISO, a NBR ISO 9001:2008 é responsável por:
A. descrever os fundamentos e o vocabulário de um sistema de gestão de qualidade, podendo ser usada como base para outras normas;
B. especificar os requisitos de um sistema de gestão de qualidade para a obtenção da certificação;
C. definir as diretrizes para a aplicação do sistema de gestão de qualidade, criando a vinculação com a lista do INMETRO;
D. esclarecer os modelos comportamentais dos funcionários de organizações que usam o sistema de gestão de qualidade, dentro dos padrões das organizações internacionais;
E. planificar os objetivos intangíveis do sistema de gestão de qualidade, influenciando positivamente no marketing.
RESPOSTAS:
- B
- C
- A
- B
- B
Autoria da redatora do Ifope:
Thais Figueiredo Pereira
O assunto é bom, mas para entrar no ramo alimentício, qual seria as principais normas técnicas nacionais para liberação do negócio?
No aguardo
Carlos Fonseca
Excelente artigo sobre ISO 9001!
Gostei muito do texto e da forma como você abordou o assunto.
Excelência, competência, seriedade e agilidade são grandes pilares para manter a gestão de qualidade.
Continuem com esse ótimo trabalho e não esqueçam de conferir mais informações sobre tubos e conexões no https://www.gfctubos.com.br/