A pecuária é uma das atividades mais importantes da economia brasileira, atingindo 10% do Produto Interno Bruto em 2020 de acordo com o IBGE. Assim, preocupações e novas técnicas acerca da produtividade nessa área são de grande relevância. Nesse contexto, existe o conceito de manejo reprodutivo, que visa aumentar a produtividade na criação de animais. 

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é manejo reprodutivo, qual a sua importância, as principais técnicas de manejo reprodutivo. Por isso, continue nos acompanhando e boa leitura! 

O que é manejo reprodutivo?

O manejo reprodutivo pode ser definido como a utilização de técnicas para dar maior produtividade à criação de animais, como bovinos, suínos e ovinos, visando, principalmente, aumentar a reprodução saudável do rebanho. Diversos fatores podem afetar o manejo reprodutivo tais como idade, alimentação, nutrição, método pecuarista, dentre outros. 

Para começar a entender melhor o manejo reprodutivo, é importante dizer que todas as etapas são importantes, desde o desmame. Para que o manejo alcance bons resultados, os seguintes critérios devem ser considerados: 

  • registrar tudo dentro e fora da propriedade; 
  • registrar todos os dados de produção; 
  • observar as mudanças climáticas e outros aspectos ambientais que sempre ocorrem a cada ano, pois podem ser importantes aliados no manejo dos animais; 
  • Em vacas-leiteiras, o tratamento dos animais é fundamental; tratando a fazenda como um negócio, a relação custo-benefício deve sempre ser considerada.

Somente com essa explicação, já podemos ter uma noção básica da importância do manejo reprodutivo na agropecuária, mas vamos nos aprofundar mais nisso agora. 

Importância manejo reprodutivo 

O manejo reprodutivo é importante para alcançar maior eficiência reprodutiva. Existe um conjunto de técnicas que utilizam mais as habilidades individuais de cada fêmea em termos de reprodutibilidade. Nesse caso, é importante o desmame de cada animal e um bom manejo nutricional, principalmente na puberdade, o que permitirá um desenvolvimento mais precoce no primeiro parto e, assim, prolongar a vida produtiva do rebanho. Assim, quanto mais produtivo for um rebanho para se reproduzir, maior será o retorno econômico e financeiro da agropecuária. 

Técnicas manejo reprodutivo 

Agora que entendemos bem o que é e qual a importância do manejo reprodutivo, vamos conhecer as principais técnicas de manejo reprodutivo usadas no mercado da agropecuária. 

Monta Natural (MN)

Essa é a técnica mais tradicional de manejo reprodutivo. Nesse caso, o touro fica perto das vacas durante todo o tempo, ou apenas durante a estação de monta. Por ser natural, é a técnica de manejo reprodutivo com menor custo. Aqui, não há a necessidade de identificar o cio e nem de profissionais altamente qualificados. Assim, os fatores que tornam menos custoso, acabam por também limitar o controle e acesso às informações devido ao nulo monitoramento. 

Monta natural controlada (MNC) 

A monta natural controlada surge no contexto das principais desvantagens da monta natural, que inclui a dificuldade de manejo dos bezerros ao longo do ano, datas de coberturas e partos desconhecidos, redução da vida útil do touro pelo excesso de montas, dentre outras questões. Aqui, a vaca somente é apresentada ao touro no momento do cio. Assim, se torna possível fazer o registro da paternidade, datas de cobertura, intervalo entre partos, além de diminuir as lesões no rebanho uma vez que as vacas estarão preparadas para a monta. 

Para melhores resultados, é necessário treinar equipes para detectar cio em uma vaca, mesmo que ela esteja sendo acasalada, o que pode levar à perda de cio caso o processo falhe. O uso de rufiões também é comum para ajudar a detectar o calor. Os machos devem receber as fêmeas em recintos separados, o que pode significar custos com instalações e mão de obra. Nesse tipo de manejo reprodutivo, a época reprodutiva do ano pode ser determinada, focando os nascimentos nas épocas mais favoráveis ​​do ano.

Inseminação Artificial (IA)

A inseminação artificial é um método já bastante conhecido quando falamos de reprodução e, claro, se encaixa no manejo reprodutivo. Como é de conhecimento comum, essa técnica se baseia em inserir o sêmen do touro no útero da vaca. 

Essa técnica traz maiores possibilidades e melhorias para o mercado de carnes, onde se destaca a aceleração do melhoramento genético dentro da propriedade, possibilitando a obtenção de sêmen de touros certificados pelo centro genético. A seleção de características também pode ser por finalidade de correção. Por exemplo, em vacas com dificuldades de parto devido a bezerros muito pesados ​​ao nascimento, a inseminação artificial traz a possibilidade de corrigir esses problemas em touros nascidos com crias mais leves. 

O advento da inseminação artificial reduziu muito a propagação da doença no rebanho porque os centros de sêmen têm controles de higiene rigorosos. Além disso, podemos destacar também a redução de incidentes relacionados a animais e pessoas envolvidas no manejo, pois os reprodutores são sempre animais mais agressivos.

Manejo reprodutivo em questões de concurso 

Como você pode perceber, o manejo reprodutivo é um tema extremamente relevante na atuação de profissionais da área veterinária e, por isso, é um tema bastante cobrado em concursos. Vamos começar a treinar os conhecimentos neste assunto fazendo algumas questões que já estiveram presentes em concursos? 

UFSM – 2017 – UFSM – Técnico em Agropecuária

Entende-se por manejo reprodutivo de ovinos o conjunto de técnicas empregadas para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho, com foco na fertilidade dos carneiros e nos períodos de acasalamento e parição das ovelhas. Não existe um critério de manejo reprodutivo ideal a todas as propriedades; o que existe são recomendações técnicas cuja aplicabilidade varia de um local para outro. No entanto, existem normas consideradas básicas.

Sobre estas normas básicas do manejo reprodutivo, pode-se afirmar que

I→ animais com baixa eficiência reprodutiva não devem ser mantidos no rebanho, pois causam enorme prejuízo, não realizando sua mais importante função: a de produzir e desmamar crias viáveis.

II→ deve-se utilizar somente carneiros testados ou com fertilidade comprovada, que possam melhorar geneticamente o rebanho.

III→ fêmeas sem desenvolvimento e/ou condição corporal deficiente não devem ser acasaladas.

Está(ão) correta(s)

  1. apenas I.
  2. apenas II.
  3. apenas I e III.
  4. apenas II e III.
  5. I, II e III.

Gabarito: letra E. 

IF SUL – MG – 2017 – IF Sul – MG – Técnico em Agropecuária

O conhecimento da fisiologia animal é fundamental para que práticas de manejo reprodutivo adequadas sejam adotadas. Em relação à fisiologia reprodutiva dos caprinos, assinale a alternativa CORRETA:

  1. Os sintomas de cio da cabra são pouco evidentes, podendo o cio ser detectado apenas com o auxílio de um rufião.
  2. Todas as raças de caprinos criadas no Brasil são poliéstricas sazonais, com manifestação de cio nos meses de primavera e verão.
  3. A puberdade, em todas as raças de caprinos, ocorre aos três meses de idade e é dependente do fotoperíodo, mas não da nutrição.
  4. O ciclo estral da cabra tem duração de 21 dias, em média, o cio tem duração de 24 a 36 horas e a ovulação de um ou mais folículos ovarianos ocorre ao final do cio.

Se você gostou desse conteúdo, talvez você também queira saber mais sobre Carne maturada: o que é, como maturar a carne, vantagens e desvantagens.

Quer se preparar para concursos com um material de qualidade, equipe especializada e apoio próximo de profissionais que já trabalham na área? Venha conhecer o cursos preparátórios do Ifope! São diversas opções que se encaixam no seu cenário, seja qual for o seu cargo almejado!

E se você quiser se tornar uma referência no seu setor de atuação, o Ifope também te ajuda! São diversas pós-graduações certificadas pelo MEC que te ajudarão a se destacar no mercado e traçar o caminho de sucesso da sua carreira.